Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula questionando os alunos sobre como encontrar o perímetro em objetos reais do dia-a-dia. Por meio de perguntas como citadas na figura acima, permita a discussão em sala de aula, anotando na lousa as estratégias citadas pelos alunos, porém não entregue a resposta correta antes de iniciar a atividade principal.
Propósito: Fazer com que o aluno analise estratégias para encontrar o perímetro de objetos reais utilizando como recurso barbante e régua.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você poderá escrever o problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos conforme o modelo para impressão.
Inicialmente, permita que os estudantes explorem a atividade e dê tempo para que tentem resolvê-lo por meio da estimativa. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias de solução.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas, de forma a mediar suas descobertas.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre medidas e perímetro para solucionar o problema proposto de forma prática. Espera-se que os alunos resolvam o problema por meio da exploração e manipulação de materiais concretos.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.
Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.
Discuta com a turma:
- Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a régua, juntamente com o barbante para encontrar o perímetro?
- Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno de sua mesa?
- O barbante e a régua facilitaram sua estratégia? Como?
- Qual foi o tamanho da régua utilizada?
- Quantas vezes vocês usaram esta régua para medir o barbante?
- É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com a mesa?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.
Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.
Discuta com a turma:
- Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a régua, juntamente com o barbante para encontrar o perímetro?
- Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno de sua mesa?
- O barbante e a régua facilitaram sua estratégia? Como?
- Qual foi o tamanho da régua utilizada?
- Quantas vezes vocês usaram esta régua para medir o barbante?
- É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com a mesa?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.
Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.
Discuta com a turma:
- Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a régua, juntamente com o barbante para encontrar o perímetro?
- Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno de sua mesa?
- O barbante e a régua facilitaram sua estratégia? Como?
- Qual foi o tamanho da régua utilizada?
- Quantas vezes vocês usaram esta régua para medir o barbante?
- É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com a mesa?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.
Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.
Discuta com a turma:
- Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a régua, juntamente com o barbante para encontrar o perímetro?
- Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno de sua mesa?
- O barbante e a régua facilitaram sua estratégia? Como?
- Qual foi o tamanho da régua utilizada?
- Quantas vezes vocês usaram esta régua para medir o barbante?
- É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com a mesa?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que alguns alunos expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e qual seria o resultado final. Logo após, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias, para novas possibilidades de resolução.
Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se com a discussão que o aluno seja capaz de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.
Discuta com a turma:
- Como vocês usaram um instrumento de medida, no caso a régua, juntamente com o barbante para encontrar o perímetro?
- Qual foi a estratégia para encontrar a medida do contorno de sua mesa?
- O barbante e a régua facilitaram sua estratégia? Como?
- Qual foi o tamanho da régua utilizada?
- Quantas vezes vocês usaram esta régua para medir o barbante?
- É possível fazer outras medições da mesma forma que fizeram com a mesa?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome de forma breve o conceito de estimativa, perímetro e as estratégias para encontrá-lo usando barbante e régua. Recorde-os também sobre a conversão de medidas aprendidas nesta aula.
Propósito: Apresentar o conceito aprendido em relação à atividade principal.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.
Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Projete este slide, transcreva no quadro ou entregue uma cópia desta atividade aos alunos conforme o modelo para impressão (Clique aqui).
Nesta atividade, o aluno deverá refletir sobre a estratégia necessária para medir individualmente o contorno da porta usando o barbante. Para alcançar o objetivo o aluno poderá, por exemplo, colar a ponta do barbante ou prender com um apoio em um dos pontos da porta para iniciar suas medidas. Devido a altura da porta e por questões de segurança, o aluno poderá obter a ajuda do professor, de um adulto ou de um colega de maior estatura para auxiliá-lo.
O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure acompanhar o desenvolvimento da atividade e mediar caso necessário.
Propósito: Analisar e avaliar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante envolvendo medidas e perímetro de forma prática.
Discuta com a turma:
- Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
- Tiveram alguma dificuldade? Quais?
- Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
- Como chegaram ao resultado?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar