Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como poderíamos fazer para encontrar a medida de superfície de figuras planas, considerando que ela é diferente do perímetro. Como exemplo, desenhe na lousa figuras geométricas contendo as medidas e questione-os de forma que reflitam sobre as possíveis estratégias para encontrar o resultado. Anote as sugestões no quadro.
No final dos exemplos, explique o conceito de área e contextualize-o às situações reais do dia-a-dia. Logo após, oriente-os por meio dos exemplos, como realizar o cálculo para se encontrar a área de uma figura plana.
Propósito: Fazer com que o aluno desenvolva o conceito de área e como resolvê-lo.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o que é área?
- Observando o desenho da quadra, para que é utilizado o cálculo da área?
- Como podemos encontrar a medida de superfície (área) de uma figura plana?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como poderíamos fazer para encontrar a medida de superfície de figuras planas, considerando que ela é diferente do perímetro. Como exemplo, desenhe na lousa figuras geométricas contendo as medidas e questione-os de forma que reflitam sobre as possíveis estratégias para encontrar o resultado. Anote as sugestões no quadro.
No final dos exemplos, explique o conceito de área e contextualize-o às situações reais do dia-a-dia. Logo após, oriente-os por meio dos exemplos, como realizar o cálculo para se encontrar a área de uma figura plana.
Propósito: Fazer com que o aluno desenvolva o conceito de área e como resolvê-lo.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o que é área?
- Observando o desenho da quadra, para que é utilizado o cálculo da área?
- Como podemos encontrar a medida de superfície (área) de uma figura plana?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos conforme o modelo para impressão. Inicialmente, permita que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo em dupla. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias.
Utilize o guia de intervenção para orientar os alunos sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre área para solucionar o problema proposto.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e explicar para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.
Discuta com a turma:
- Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
- Como fizeram para encontrar a área da quadra?
- Seria possível chegar ao resultado sem encontrar a medida de superfície?
- Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?
- Para quais outras situações as pessoas podem usar o cálculo de área?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e expliquem para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.
Discuta com a turma:
- Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
- Como fizeram para encontrar a área da quadra?
- Seria possível chegar ao resultado sem encontrar a medida de superfície?
- Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?
- Para quais outras situações as pessoas podem usar o cálculo de área?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e expliquem para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.
Discuta com a turma:
- Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
- Como fizeram para encontrar a área da quadra?
- Seria possível chegar ao resultado sem encontrar a medida de superfície?
- Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?
- Para quais outras situações as pessoas podem usar o cálculo de área?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que os alunos expliquem como fizeram para resolver o problema proposto e qual seria o resultado final. Selecione algumas duplas para irem até o quadro e expliquem para os colegas suas estratégias. Depois de compartilharem algumas ideias, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo as estratégias possíveis para resolver o problema.
Propósito: Incentivar os alunos a explicarem o raciocínio utilizado para solucionar a questão. Espera-se que os alunos troquem experiências e estratégias para encontrar o resultado.
Discuta com a turma:
- Qual foi a primeira estratégia que utilizaram para resolver este problema?
- Como fizeram para encontrar a área da quadra?
- Seria possível chegar ao resultado sem encontrar a medida de superfície?
- Qual foi a maior dificuldade encontrada para realizar o problema?
- Para quais outras situações as pessoas podem usar o cálculo de área?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome com os estudantes o conceito de área e os procedimentos para calculá-la. Relembre-os a diferença entre o cálculo de área e perímetro para que não haja confusões em atividades futuras.
Propósito: Apresentar o conceito relacionado à atividade principal.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.
Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia conforme o modelo de impressão para os alunos. Nesta atividade, o aluno deverá refletir e colocar em prática a estratégia necessária para encontrar a área do campo que será coberto por grama. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um em relação a área.
Discuta com a turma:
- Depois do que aprendemos nesta aula, como foi solucionar este problema?
- Tiveram dificuldades? Quais?
- Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?