Plano de Aula

Plano de aula: Algoritmo da Multiplicação - 2 algarismos no multiplicador

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias não convencionais de cálculo envolvendo as quatro operações

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Isabel Cossalter

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidades da BNCC
EF04MA03 - Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.

EF04MA05 - Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

Objetivo específico

Utilizar o algoritmo da multiplicação para resolver situações problema do campo multiplicativo.

Conceito-chave

O algoritmo da multiplicação.

Recursos necessários

Lápis, borracha, dados, papel quadriculado e caderno.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Tornar claro ao grupo o objetivo da aula.

Orientação: Leia com a turma ou peça a um dos alunos que o faça em voz alta.

Discuta com a turma:

  • Quem lembra o que são estratégias não convencionais de cálculo? Quem pode dar exemplos?
  • O que é um algoritmo? E algoritmo usual da multiplicação?
  • O que há de novidade no objetivo dessa aula? ( O algoritmo usual da multiplicação por dois algarismos).

Veja outros planos que exploram a habilidade EF04MA03 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS