Atividade para impressão - Introdução
Plano de Aula
Plano de aula: Uso da vírgula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Empregando a vírgula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir e perceber a importância da pontuação na compreensão leitora. Identificar os sinais de pontuação, com ênfase na vírgula, em frases e pequenos textos. Ler textos e reconhecer as situações que propiciem do uso correto da vírgula.
Materiais necessários: cartolina, canetas coloridas, fichas, computador, datashow.
Dificuldades antecipadas: Falta de ritmo e sequência lógica na leitura em virtude de pouco uso ou desconhecimento dos sinais de pontuação.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf - Acesso em 06 set. de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Questione os alunos se eles sabem qual a importância/necessidade da pontuação.
- Escreva as hipóteses no quadro.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Coloque seus alunos em grupo de três ou quatro componentes.
- Dê uns 2 minutos para os grupos discutirem como irão pontuar.
- Questione sobre as hipóteses de solução.
- Em seguida, reflita com os grupos como eles pontuaram.
- Veja nas sugestões abaixo, se estas alternativas foram apresentadas. Use giz colorido para destacar a pontuação.
Não corra, o cachorro vem vindo! Qual o sentido desta frase? Espera-se que os alunos percebam que é para a pessoa não correr. Explique que em alguns casos, correr só deixará o cachorro mais descontrolado.
Não. Corra, o cachorro vem vindo! Qual o sentido desta frase? Espera-se que os alunos percebam que é para a pessoa correr, pois o cachorro vem vindo e poderá atacá-lo.
Materiais complementares:
Este slide é bem curto, poderá ser copiado no quadro. Contudo, caso queira uma cópia deste slide para impressão, acesse aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
Explore os elementos da capa do livro. Aponte o nome do autor e ilustrador da obra. A seguir, questione seus alunos:
- Observando a capa, qual o tema da história que vamos ler?
- Qual será o gênero textual?
Materiais complementares:
Computador e data show.
Acesse a cópia do texto aqui
Acesse a cópia da biografia do autor aqui
As ilustrações deste livro são feitas em patchwork. Para um trabalho interdisciplinar, o professor pode fazer uma releitura de algumas passagens do livro em aulas posteriores, caso tenha a obra em mãos ou sua versão virtual.
Fonte: BOSCHI, Helter. Contos de sapos. São Paulo. Ed. Noovha America, 2011
Este livro foi autorizado pelo autor, especialmente para os planos Nova Escola. Por isso, é interessante instigá-los quanto à curiosidade e pesquisa pela obra.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue uma cópia da atividade para cada aluno.
- Peça aos grupos que leiam silenciosamente, depois questione-os:
- Como foi ler este texto? Vocês tiveram dificuldade em algum momento da leitura?
- Há alguma explicação para esse fato?
- Afinal, o que há de diferente no texto?
Tenha o texto projetado ou ampliado (ainda que seja num papel pardo), pois é essencial que o aluno visualize o texto, para melhor compreensão.
- Se os alunos perceberem que faltam vírgulas no texto, peça que releiam e que coloquem, até o 12° parágrafo, as vírgulas, coletivamente. O professor como mediador deve a cada pontuação, refletir com os alunos o porquê de cada vírgula, bem como os “elementos” que ela separa, enriquecer o entendimento com outros exemplos do dia a dia do aluno.
- A partir do 13° parágrafo, deixe que os alunos continuem em grupo. Solicite que pontuem de acordo com a decisão do grupo.
- Quando terminarem, confronte as respostas dos grupos, questionando o porquê da vírgula naquela(s) frase(s).
- Pontue o texto de acordo com a maioria das respostas dos grupo (versão coletiva).
- Apresente a versão original do autor (projetada ou ampliada), comparando as duas versões e refletindo sobre as vírgulas utilizadas pelo autor.
- Apresente o texto pontuado, mas agora com grifos sinalizando as razões pelas quais a vírgula foi usada.
Materiais complementares:
Resolução da pontuação: aqui
Resolução das reflexões: aqui
Desenvolvimento
Orientações:
Continuação do texto.
Desenvolvimento
Orientações:
Continuação do texto.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Converse com os alunos e peça como eles poderiam explicar a alguém quando a vírgula deve ser utilizada de forma correta e escreva essa orientação num cartaz.
- Espera-se que os alunos respondam:
- Vocativo (chamamento).
- Aposto (explicação ou especificação).
- Separar local e data.
- Enumerar ou listar objetos e frase independentes.
- Separar conectivos ou advérbios.
Material complementar:
Para uma cópia deste slide, acesse aqui
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagem com os estudantes sobre a atividade;
História “Contos de sapos”, disponível aqui;
Canais para aula online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial para criar uma reunião no Meet disponível aqui).
Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a seguinte pergunta disparadora: “Você sabe para quê serve a pontuação na escrita?”. Diga que você vai enviar uma frase e que eles devem pontuá-la como acharem mais oportuno. A frase é: “Não corra o cachorro vem vindo”. Combine um prazo de 1 a 2 dias para que eles enviem a resposta da pergunta e a frase pontuada.
Se possível, socialize, por meio do mesmo canal de comunicação, algumas respostas e diferentes formas de pontuar a frase. É importante que os alunos percebam que a pontuação foi capaz de mudar completamente o sentido da frase.
Desenvolvimento
Avise aos estudantes que você vai enviar um arquivo com a história “Contos de sapos”, de Helter Boschi, disponível aqui. Depois de enviá-la, pergunte se houve algum estranhamento na leitura (o texto está sem vírgulas). Aguarde algumas respostas e depois comente que você escolheu essa história para estudar alguns casos em que as vírgulas são necessárias, e que, por isso, no momento, o texto não possui vírgulas. A tarefa dos estudantes será justamente empregar as vírgulas.
É possível que os alunos ainda não tenham repertório suficiente para realizar essa atividade individualmente, por isso, seria interessante iniciá-la por meio de uma aula online, em que fosse possível compartilhar a tela e mediar as hipóteses dos alunos sobre o emprego da vírgula em diferentes casos. Se achar que eles estão compreendendo bem as situações em que as vírgulas são necessárias, deixe o final do texto para que façam posteriormente, sozinhos ou em duplas (por meio de videochamada). Combine um prazo para o envio dessa tarefa.
No arquivo “Resolução de atividade”, disponível aqui, você pode ver a justificativa para o emprego de cada uma das vírgulas no texto.
Fechamento
Para o fechamento desta aula, liste com os estudantes os diferentes casos em que a vírgula foi empregada. Caso tenham pontuado todo texto coletivamente, podem utilizar o final da mesma aula online para isso. Caso tenha ficado como tarefa para os estudantes finalizarem a pontuação do texto posteriormente, combine um novo encontro virtual para que construam essa lista. É importante que cada estudante tenha essa sistematização copiada em seus cadernos, para poder retomar posteriormente. Por isso, não deixe de gravar a aula online ou faça um resumo dela para compartilhar com os estudantes que não conseguirem acompanhá-la.
Você pode utilizar as orientações que estão no plano original e no final do arquivo “Resolução de atividade”, disponível aqui, para apoiar a condução do fechamento desta aula.
Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode ser convidada a auxiliar os estudantes a acessar os áudios, vídeos ou textos enviados pela professora, a se conectar via WhatsApp e através da plataforma escolhida para a aula online.