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Plano de Aula
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: Computador online com o programa Movie Maker instalado; projetor multimídia, caixas de som; câmera ou tablet para gravação.
Informações sobre o gênero: O gênero Notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Estes textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que assistem aos jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público-alvo, determinando assim vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. Os telejornais que são foco desta sequência, segundo Rezende (2000), chegaram ao Brasil com a invenção da televisão e por muito tempo foram elaborados e apresentados por profissionais oriundos do rádio, o que evidencia características semelhantes às do jornal radiofônico. Sobre tais características destacam-se as notícias narradas e o texto escrito como suporte para a oralização de textos em situações socialmente significativas. De acordo com a BNCC (2017), a oralização do texto escrito em sala de aula estabelece relação entre fala e escrita, levando os alunos à reflexão sobre como as duas modalidades se articulam em diferentes gêneros e práticas de linguagem, as semelhanças e as diferenças entre modos de falar e de registrar o escrito e os aspectos sociodiscursivos, composicionais e linguísticos.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem demonstrar dificuldade em participar desta atividade, pois ela prevê uma série de comportamentos e atitudes como: arriscar-se, expressar-se em público e se fazer compreender, entender e acolher a perspectiva do outro, superar a timidez e a insegurança. A proposta de experimentar e vivenciar a modalidade oral do gênero Notícia, que já foi objeto de estudo nesta sequência de aula, proporcionará o desenvolvimento gradual destas habilidades.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em: 10 de nov. de 2018.
MACIEL, Débora Amorim. Coisas de entrevista: falo eu, fala você. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/ coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 179-196.
Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em: 14 de nov. de 2018.
REZENDE, Guilherme Jorge de. Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial. São Paulo: Summus, 2000.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Explique para os alunos que esta aula é para a gravação do telejornal planejado e elaborado na aula anterior. Como esta aula faz parte de uma sequência didática, recomenda-se seguir os planos sobre oralidade para dar continuidade ao trabalho.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
5. Se houver disponibilidade, pode ser interessante coletar estas imagens com cenas da escola na semana que antecede a aula. As entrevistas também podem ser coletadas e filmadas com antecedência, já que a disponibilidade de cada profissional ou aluno entrevistado pode variar. Assim, nesta aula os alunos ficariam incumbidos de gravar apenas os repórteres e suas falas (em ambiente externos, com ou sem convidados) e os apresentadores em sala.
Orientações:
Materiais complementares: Para conhecer o programa, acesse o tutorial.
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
2. Permita que os grupos exponham suas experiências e reflexões, pois pode surgir por parte deles o interesse em modificar algo nas gravações, de acordo com as análises coletivas. Caso isso aconteça, é necessário planejar outro momento para que os grupos refaçam suas gravações.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre as atividades;
Canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tuturial disponível aqui);
Editor de vídeo MovieMaker (tutorial disponível aqui);
Google Drive (tutorial para compartilhar vídeos disponível aqui).
Introdução
Combine com os estudantes uma videochamada para fazerem as últimas revisões no roteiro criado na aula anterior, para a gravação do telejornal da turma (esta aula faz parte de uma sequência didática e depende da aula anterior para poder ser realizada). Compartilhe a tela para que todos possam ler o roteiro do jornal completo, afim de perceber se será necessário algum ajuste, e retome quem serão os jornalistas que vão gravar as falas do telejornal. Se possível, combine com aqueles que vão gravar o vídeo como será o cenário onde vão aparecer e o figurino, deixando que o resto da turma participe com ideias.
Desenvolvimento
Nem todos os estudantes vão gravar o telejornal, mas todos podem participar colaborando com ideias e dando dicas para aqueles que vão aparecer diante da tela. Siga as orientações do plano original para não esquecer de nenhum detalhe.
Combine um prazo para o envio dos vídeos. Se os vídeos forem muito longos, não será possível enviá-los por WhatsApp; então, oriente os alunos a subir o vídeo no Google Drive e compartilhar o link com você. O próximo passo será editar e unir as partes gravadas, de modo que o telejornal seja contínuo.
Existem muitos programas para editar vídeos, e alguns deles já vêm instalados no próprio computador ou celular. Uma dica é usar o MovieMaker (tutorial disponível aqui).
Fechamento
Finalizando a edição do vídeo, suba-o no Google Drive e compartilhe o link com a turma. Siga as orientações do plano original para enviar para os estudantes alguns questionamentos sobre o processo de elaboração e gravação do telejornal, além de solicitar que avaliem a atividade. Estipule um prazo para envio das respostas e organize uma devolutiva para toda a turma.
Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode ser convidada a auxiliar os estudantes nas gravações e envio de material, bem como se divertir assistindo com eles ao telejornal feito pela turma.
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