Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia.
- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos uma orientação em áudio ou vídeo explicando a atividade. Comece convidando-os para brincarem com o jogo Roleta de palavras e explique como funciona. Fale para os alunos que eles deverão girar a roleta para sortear a palavra e refletir sobre a sua acentuação. Explicite as regras de acentuação de palavras terminadas em til e proponha aos alunos que retomem as anotações das aulas anteriores para que tenham mais autonomia durante o jogo. Sugira que, caso seja possível, convidem um familiar para jogar.
Desenvolvimento
Utilizando uma ferramenta de gravação de tela (veja como usá-la no tutorial disponível aqui), mostre como jogar e como realizar a atividade. Envie aos alunos o jogo Roleta das palavras, disponível aqui, e explicite que as palavras não estão acentuadas e que algumas delas devem levar o til. Explique que o aluno deve girar a roleta, analisar a palavra sorteada e escrevê-la na tabela abaixo:
Disponibilize um tempo para a realização da atividade e realize uma chamada de vídeo com os alunos utilizando ferramentas como Google Meet ou Zoom, possibilitando a correção coletiva. Caso não seja possível realizar a chamada de vídeo, envie a tabela preenchida e oriente os alunos a realizarem a correção.
Fechamento
Proponha aos alunos que registrem certezas e dúvidas sobre a acentuação de paroxítonas terminadas em til e crie um mural virtual colaborativo para compartilhar as descobertas deles.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem os familiares para brincarem com o jogo Roleta das palavras.