Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagem com os estudantes sobre a atividade;
Imagem da atividade “singular e plural”, disponível aqui, para introdução;
Imagem da cruzadinha e dicas, disponível aqui.
- Opcionais:
Canais para videochamada e aula online, como o Google Meet ou o Zoom (o tutorial para criar uma reunião no Meet está disponível aqui);
Jogo online n. 4, “L ou U eis a questão”, disponível aqui, na Plataforma do Letramento.
Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a informação de que nessa e nas próximas atividades eles vão descobrir como escrever o plural de algumas palavras. Pergunte se eles sabem o que é “singular” e “plural”. Envie a eles a imagem “singular e plural”, disponível aqui, e veja se conseguem completar a pergunta e as lacunas das frases. Combine um prazo de 1 a 2 dias para que eles enviem a resposta dessa atividade.
Desenvolvimento
Como proposta original, este plano prevê que os estudantes completem uma cruzadinha com palavras terminadas em U e L. Caso você ache viável, envie a cruzadinha e as dicas, disponíveis aqui, para que eles possam resolver individualmente ou em duplas, por meio de videochamada. Após preencherem a cruzadinha, há outra proposta: passar todas as palavras encontradas do singular para o plural (as palavras da cruzadinha são: troféu - hotel - sarau - cantil - baú - anel - peru - túnel - degrau - carnaval). Estipule um novo prazo para finalização e envio da atividade.
Se achar que será difícil a execução dessas tarefas em casa, combine uma aula online para que você possa compartilhar sua tela e ir preenchendo junto com os estudantes as respostas da cruzadinha, passando, posteriormente, as palavras do singular para o plural.
Fechamento
Após realizar as atividades deste plano de aula, é esperado que os estudantes percebam que, para as palavras terminadas em U, no plural, acrescenta-se o S. Já para as terminadas em L, tira-se o L e acrescenta-se o -is ou -eis (dependendo da sílaba tônica). Se você optar por fazer o desenvolvimento desta aula online, aproveite para fechar convocando os alunos para essa reflexão. Grave a aula online e envie a quem não pôde acompanhá-la.
Caso você tenha feito o envio da proposta para realização individual ou em duplas, solicite nesse momento que os estudantes registrem e enviem a você as conclusões que puderam obter. Faça um resumo dessas conclusões e envie para toda a turma, de modo que todos tenham acesso a essa sistematização.
Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode ser convidada a auxiliar os estudantes a descobrir as respostas da cruzadinha com as dicas, além de propiciar o acesso aos áudios, vídeos ou textos enviados pela professora via WhatsApp, e à plataforma escolhida para a aula online (se for o caso).