Atividade para impressão - Carta de Reclamação sem pontuação
Plano de Aula
Plano de aula: O sumiço dos sinais de pontuação!
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: slide, retroprojetor.
Carta de reclamação para ser pontuada aqui
Álbum de figurinhas aqui
Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas, fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.
Dificuldades antecipadas: Em uma carta de reclamação, o emprego de sinais de pontuação, como a vírgula e ponto final, contribui para uma boa comunicação entre remetente e destinatário. Desse modo, pontuações mal empregadas podem fazer com que as informações sejam deturpadas e, desse modo, o objetivo da carta, que é solucionar alguma demanda, pode não ser atingido. De tal modo, alguns alunos podem não discriminar os efeitos de sentidos possibilitados pelo emprego dos sinais de pontuação. Assim, é possível que alguns alunos compreendam o uso da vírgula ou do ponto final, por exemplo, como mera atribuição de pausa para descanso, o que de fato poderia ser feito em qualquer lugar da frase ou desprezado, uma vez que alguns alunos podem argumentar que não precisam de pausa na frase porque não se sentiram cansados ao lê-las.
Referências sobre o assunto:
MIRANDA, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2006. (Coleção Alfabetização e Letramento). Aborda a pontuação entre as páginas P.75-79. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf Acesso em 25 de setembro de 2018
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Nessa aula os alunos irão empregar sinais de pontuação comumente presentes em cartas de reclamação. Espera-se que consigam pensar sobre o uso de pontos finais para separar as partes de uma carta, vírgulas para separar local de data, para isolar o vocativo do restante da carta, para isolar aposto destacando explicações essenciais para a compreensão dos sentidos construídos, para separar itens de uma lista de reclamações ou de sugestões.
- Leia título da aula para os alunos e pergunte: O que aconteceria com um texto se seus sinais de pontuação fossem apagados?
- Espera-se que digam que o texto ficaria confuso e que as pessoas não entenderiam as informações que se pretendia transmitir.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- O objetivo dessa introdução é permitir aos alunos que compreendam que o emprego dos sinais de pontuação é importante para que o destinatário da mensagem possa compreender os sentidos atribuídos ao texto pelo remetente. Assim, espera-se que entendam que Paola ficou em dúvida para onde ir devido à falta de pontuação que a permitisse entender o que a mãe de seu namorado estava tentando dizer.
- Os alunos podem deduzir que Paola iria tanto para a casa de seu namorado quanto para o hospital, dependendo do modo como atribuirão os sinais de pontuação ao texto. Assim, para que Paola conclua que deve ir para o hospital, o texto deve ter a seguinte pontuação:
- Oi. O que aconteceu?
- O Pedro quebrou a perna.
- Mas vocês estão no hospital? Vocês estão em casa?
- Não, estamos no hospital.
- Então vou aí na sua casa.
- Não estamos em casa não, no hospital.
- E estão onde?
- No hospital, não em casa.
- Entendi nada.
Para que conclua que deve ir para a casa da mãe de seu namorado, a pontuação deve assumir a seguinte forma:
- Oi. O que aconteceu?
- O Pedro quebrou a perna.
- Mas vocês estão no hospital? Vocês estão em casa?
- Não estamos no hospital.
- Então vou aí na sua casa.
- Não, estamos em casa, não no hospital.
- E estão onde?
- No hospital não, em casa.
- Entendi nada.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
- Deixe que os alunos leiam a carta silenciosamente. Depois peça para que leiam um para o outro. Observe se aparecem versões diferentes de leitura para o mesmo texto. Isso pode ocorrer porque a ausência de sinais de pontuação pode permitir que cada um leia da forma que achar adequada.
- Pergunte aos alunos:
A falta de pontuação atrapalha a leitura da carta?
Que sinais de pontuação seriam utilizados para pontuar corretamente esse texto?
- Espera-se que percebam que serão utilizados pontos finais e vírgulas.
- Entregue cópias do texto sem pontuação e peça para os alunos, em duplas, pontuarem o texto conforme julguem ser a forma correta. Peça para pensarem sobre a função de cada sinal utilizado, de modo que as escolhas sejam feitas reflexivamente.
- Em seguida, peça para alguns colegas ler suas respostas justificando porque utilizaram tal sinal de pontuação.
Materiais complementares:
Texto sem pontuação. Clique aqui.
GUERRA, Severina Érika M.S. Produção Coletiva de Carta de Reclamação: Interação professoras/alunos. 2009. 180 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/4198/1/arquivo3401_1.pdf> . Acesso em: 12 dez. 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após alguns alunos apresentarem suas soluções, mostre a carta original devidamente pontuada para os alunos. Peça para comparar com suas soluções.
- Em seguida, peça para lembrarem daquilo que discutiram a respeito dos motivos para se utilizar os sinais em cada situação.
- Espera-se que entendam que na primeira ocorrência de vírgula houve a separação do local e data. Na segunda ocorrência, houve separação do vocativo, ou seja, momento em que se chama atenção do destinatário da reclamação. A terceira e quarta vírgula empregadas separam um aposto, ou seja, a explicação sobre quem seria o “nós” ao qual se refere na carta. Não é necessário que aprendam, nesse momento, as nomenclaturas (aposto e vocativo). Restrinja-se a levá-los a compreender a função da vírgula nesse caso. As próximas ocorrências de vírgulas separam itens de uma enumeração dos problemas dos quais se reclama.
- A primeira ocorrência de ponto final vem encerrar a apresentação dos problemas separando-a da apresentação das sugestões. Em seguida, surge uma sequência de vírgulas separando uma lista de sugestões. Ao final da lista, é empregado um ponto final separando a apresentação das sugestões da despedida. A última ocorrência de ponto final marca o encerramento da carta.
Materiais complementares:
GUERRA, Severina Érika M.S. Produção Coletiva de Carta de Reclamação: Interação professoras/alunos. 2009. 180 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/4198/1/arquivo3401_1.pdf> . Acesso em: 12 dez. 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue cópias do texto pontuado para os alunos (acesse-o aqui).
- Em seguida, mostre a legenda para os alunos e peça para, em dupla, pintarem os sinais de pontuação conforme os sentidos que atribuem ao texto.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após terminarem de pintar, peça para se reunirem com outra dupla para comparar as respostas.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Faça cópias do álbum e das figurinhas e entregue aos alunos.
- Espera-se que os alunos sistematizem os conhecimentos sobre os sinais de pontuação construídos ao decorrer dessa e das aulas anteriores se o professor estiver seguindo essa sequência de aulas.
- Explique aos alunos que, para cada espaço no álbum (em cinzas), existem duas opções de figurinhas (figuras azuis), e que eles precisam decidir a melhor combinação. Os espaços em cinzas tem o mesmo formato das figurinhas, mas existem duas figurinhas que cabem em cada espaço. O desafio é descobrir a melhor correspondência. Assim, o aluno deve se basear pela legenda dos espaços que correspondem a função da pontuação, buscando nas figurinhas uma frase que exemplifique essa função.
- Exemplo: no espaço quadrado a legenda é “ vírgula usada para separar listas de reivindicações ou sugestões” e as opções de figurinha são:
1- Nossa sala de aula está pichada, cheia de buracos nas paredes e no teto, sem cestos de lixo, as tomadas sem funcionar direito, os ventiladores estão tremendo.
2- Nós, alunos do 4º ano, pedimos para reformar nossa sala de aula.
A opção correta seria a número 1, uma vez que as vírgulas presentes nesse trecho se encaixam na função descrita nesse espaço do álbum.
Material necessário:
Álbum de figurinhas. Nesse arquivo, o professor encontrará o álbum e, logo abaixo, as figurinhas para serem recortadas e coladas aqui
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Carta do plano 8 (pontuação trocada), disponível aqui;
Carta do plano 9 (sem pontuação), disponível aqui, e resolução da atividade, disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Esta é a adaptação dos planos 8 e 9 desta sequência, por isso, em alguns momentos, haverá mais de uma opção de percurso. Envie aos estudantes um trecho do livro “A rebelião da pontuação”, no slide de introdução do plano 8, e peça que imaginem e escrevam como seriam as reclamações dos outros sinais de pontuação. Oriente que a reclamação deve ter relação com a função que o sinal exerce no texto. Outra opção é enviar a imagem da conversa de WhatsApp na introdução do plano 9. Nessa troca de mensagens não há pontuação, gerando dúvidas quanto ao sentido da mensagem. Envie os questionamentos desse slide. Em ambos os casos, diga para enviarem as respostas ao grupo, de modo que todos possam compartilhar suas ideias.
Desenvolvimento
Envie, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, uma das duas cartas do desenvolvimento dos planos originais. A carta do plano 8 traz a pontuação invertida e a carta do plano 9 não tem pontuação. Em ambos os casos os estudantes devem atribuir sentido ao texto, buscando a pontuação que mais lhes parecer adequada. Caso vocês estejam seguindo esta sequência de aulas, é possível que os estudantes já estejam familiarizados com a função de cada uma das pontuações no texto; contudo, se achar necessário, retome o conteúdo para que possam realizar a tarefa com mais autonomia. Como os textos de ambas as cartas são breves, sugerimos que solicite que reescrevam-nas empregando a pontuação adequada em arquivo digital ou no caderno.
Estipule um prazo para término e envio desta atividade.
Fechamento
Combine uma videochamada para analisarem juntos a pontuação empregada pelos estudantes nas cartas. Compartilhe sua tela com o texto da carta e discuta a função de cada uma das pontuações. Tanto o plano 8 quanto o 9 apresentam boas orientações para conduzir essa reflexão. Para finalizar, registrem conclusões sobre o que aprenderam a respeito do uso das pontuações. Vocês podem escrever as conclusões coletivamente, mas lembre-se de solicitar que os estudantes também façam seus registros pessoais. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.
Caso não seja possível realizar a videochamada, adapte alguns dos questionamentos do plano original para que os estudantes possam refletir sobre a função das pontuações no texto. Envie o arquivo com a resolução da atividade e solicite que comparem com o que fizeram, autocorrigindo-se. Depois, peça que registrem conclusões feitas após a tarefa e enviem a você. Analise as respostas recebidas e dê uma devolutiva geral para a turma.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a auxiliar os estudantes a realizarem as atividades, incentivando-os em seus estudos e conversando sobre a importância de uma escrita bem organizada e pontuada para que seja possível compreender a mensagem que se quer transmitir.