Atividade para impressão - Tabela de revisão da escrita - LPO4_05SQA15
Plano de Aula
Plano de aula: Jornal mural: revisão e edição
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: Computador on-line; projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).
Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que ouvem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. A partir da produção escrita do gênero notícia na escola, é possível levar o aluno a reflexão de que reconstruir, refletir e identificar as condições de produção de um texto são habilidades importantíssimas para uma concepção de aprendizagem de língua que se filia à perspectiva enunciativo-discursivo, segundo o texto da BNCC (2017) sobre a produção de textos pertencentes à diferentes gêneros, que circulam nas diferentes mídias e esferas.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem demonstrar dificuldades na reescrita do texto, de forma mais organizada e consistente, considerando que a revisão do texto escrito exige que o aluno faça uma leitura atenta, apreciação do texto e observações pontuais de intervenção para melhorá-lo.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em 04 de dez. de 2018.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o tema da aula para os alunos.
- Explique aos alunos que chegou o momento de rever as produções escritas das notícias elaboradas nas aulas anteriores, com o objetivo de aperfeiçoar as ideias e assim construir o jornal mural ou jornal varal (dependendo da opção selecionada pela turma na aula 13).
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Peça para que os alunos se organizem em grupos (os mesmos grupos formados nas aulas anteriores).
- Retome as produções escritas da aula anterior e relembre que inicialmente, cada grupo criou sua notícia e registrou em uma tabela (roteiro), em seguida foram elaboradas as notícias, a partir das informações contidas nos roteiros. É importante relembrar o que já foi feito para que os alunos saibam qual o ponto de partida desta aula.
- Explique que a seguir será possível revisar e reescrever o que o grupo achar necessário, antes de expor as notícias, mas primeiramente será feita a votação do nome para o jornal.
- Anote as sugestões no quadro.
- Faça a votação para decidir com os alunos o nome do jornal mural/ jornal varal.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Distribua as notícias aleatoriamente entre os grupos.
- Explique aos alunos que neste momento eles assumirão o papel de revisores do jornal. Cada grupo deve ler a notícia elaborada pelo outro grupo e fazer uma breve análise do que consideram que precisa ser acrescentado ou retirado.
- imprima cópias da tabela de revisão e distribua uma para cada grupo. Essa tabela vai orientar o foco de análise dos grupos.
- Comente com os alunos que nem sempre será possível responder a todas as informações do lide ou obter comentários e opiniões de pessoas envolvidas com o acontecimento. Entretanto esses são elementos desejáveis para quem a notícia seja atrativa e consistente.
- Diante da pergunta do slide “É preciso inverter a ordem de alguma informação?”, esclareça que os alunos devem se basear na ideia da pirâmide invertida (vista na aula anterior). Essa é uma técnica de estruturação de texto jornalístico, em que as principais informações estão no 1o parágrafo, enquanto informações de menor relevância aparecem na sequência. Se for preciso inverter a ordem de alguma informação no texto, os colegas devem fazer essa sugestão nos comentários da tabela.
Materiais complementares: Para imprimir a tabela de revisão, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Neste momento os grupos retomam suas próprias notícias para que possam fazer as alterações necessárias e que considerem válidas.
- Oriente os grupos para que discutam entre si sobre o texto produzido e verifiquem o que é necessário para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações. Peça para que atentem para as indicações feitas pelos colegas na tabela de revisão.
- Explique aos alunos que para este momento de revisão da escrita, é possível também retomar a tabela de planejamento, conferindo se algo foi esquecido.
Comentários: Mesmo que o foco da sequência não tenha sido ortografia e pontuação, você pode pedir para que os alunos fiquem atentos às correções da escrita das palavras e das pontuações necessárias no decorrer do texto. Espera-se que o uso de parágrafos, a coerência e coesão das ideias ao longo do texto, esteja ancorado pelos conhecimentos do aluno sobre o gênero notícias.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após revisar e editar a escrita, é o momento de pensar na formatação e na diagramação das notícias. Então, explique que a diagramação diz respeito a forma escolhida para distribuir os elementos gráficos no espaço limitado pelos grupos para o texto e para as imagens que compõem a notícia.
Comentários: Sugere-se que o professor delimite antecipadamente, no mural ou varal, as seções do jornal (temas) para que os alunos vejam o espaço físico que cada grupo tem para utilizar na exposição de suas notícias.
Desenvolvimento
Orientações:
- Organize a leitura das dicas para diagramação, escolhendo alunos para ler uma dica de cada vez.
- Deixe as dicas projetadas no quadro enquanto os grupos realizam a atividade.
- Entregue aos alunos folhas sulfite para que possam escrever a versão final da notícia (elaborada previamente no caderno). Nessa folha que será exposta, eles devem considerar todas as alterações necessárias, que foram identificadas anteriormente, no momento da revisão.
- Se preferir fazer a digitação das notícias do jornal mural, será preciso reservar uma outra aula para que seja possível os alunos utilizarem os recursos de um editor de texto, como o programa “Word”, por exemplo.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Como essa aula é a última de uma sequência de 15 aulas, sugerimos como fechamento uma conversa sobre a experiência com o gênero notícia, lembrando de aulas anteriores e reconhecendo as muitas aprendizagens realizadas. Caso você não esteja seguindo essa sequência de aula, adapte o fechamento de acordo com a experiência vivenciada pelo seu grupo em relação às temáticas desenvolvidas.
- Sugestões de perguntas para encaminhar uma roda de conversa:
- O que você aprendeu de mais interessante, sobre o gênero Notícia? O que não sabia que agora sabe? (resposta pessoal, espera-se que os alunos lembrem das aulas realizadas nos módulos de leitura, análise, oralidade e produção textual)
- Qual aula foi mais legal? Por quê? (resposta pessoal, incentive que os alunos exponham suas percepções e experiências, assim como relatem suas aprendizagens sobre o gênero notícia).
- Que tipos de jornais conhecemos? (Ao longo da sequência os alunos conheceram alguns meios de veiculação de notícias jornais impressos, jornais radiofônicos, televisivos e jornais digitais -disponíveis online).
- O que é importante para a divulgação de uma notícia? (Por ser um gênero massivo de comunicação e atingir a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião, os jornalistas têm a responsabilidade de checar fatos e acontecimentos, escrevendo notícias atuais e periódicas, gerando assim maior interesse e identificação nos leitores. Espera-se também que a notícia seja marcada pelo ineditismo e que haja imparcialidade na escrita, sendo os fatos embasados em números, fotografias e relatos de pessoas envolvidas com os acontecimentos.
- Vocês conseguem dizer qual a finalidade de um jornal? O que falta para nosso jornal mural atingir seu objetivo inicial? (espera-se que os alunos tenham compreendido que a finalidade de um jornal é comunicar e informar sobre fatos e acontecimentos recentes. Ao longo das aulas conhecemos também as reportagens, que apesar de também serem de âmbito jornalístico, se diferenciam das notícias por serem mais longas e abordarem fatos não necessariamente tão recentes. Portanto, para o jornal mural da escola atingir seu objetivo falta ele ser publicado, divulgado e acessado pela comunidade escolar).
- Ainda no fechamento da aula, será necessário combinar um momento para para afixar as notícias no jornal mural, confeccionar letreiros com o nome do jornal e nome das seções escolhidas. Depois de pronto, será necessário divulgar o jornal pela escola, lembrando que o ciclo da produção escrita se encerra quando a notícia chega até o leitor.
- Sugere-se que o jornal fique exposto por no mínimo uma semana, para que toda comunidade escolar possa conhecer as notícias elaboradas pela turma e fiquem por dentro dos acontecimentos da escola. O jornal mural pode ser também uma atividade permanente da turma, que pode criar novas notícias a cada 15 ou 30 dias.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre as atividades;
Roteiro de revisão da notícia, disponível aqui.
- Opcionais:
Canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui);
Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Informe os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, que esta será a última aula dedicada à composição do jornal mural da turma (esta aula faz parte de uma sequência didática e depende da aula anterior para poder ser realizada). Retome todos os passos dados até a composição do jornal (planejamento, roteiro, sugestão dos colegas, escrita e escolha de recursos gráficos) e diga que agora eles terão um tempo para se dedicar à revisão e à edição de suas notícias.
Desenvolvimento
Sugira que os grupos estabeleçam contato por mensagens ou videochamadas para realizar os ajustes necessários na notícia, relembrando as sugestões feitas pela turma e pela professora na aula anterior. Se vocês estiverem usando o mural virtual Padlet, oriente que os estudantes acessem a plataforma para ver os comentários deixados pelos colegas e revisem o texto lá mesmo. Se estiverem utilizando o Google Docs, podem fazer as revisões e edições lá e depois copiar o texto no Padlet. Se achar necessário, envie para os estudantes um roteiro de revisão, disponível aqui.
Siga as orientações do plano original e estipule um prazo para a conclusão dessa tarefa.
Fechamento
Convide os estudantes para uma videochamada e compartilhe sua tela do Padlet. Lá, vocês poderão fazer juntos a diagramação do jornal mural como um todo. Nas orientações do plano original, você encontra dicas para fazer essa diagramação, bem como questionamentos para fazer aos estudantes sobre a experiência com o gênero notícia. Faça adaptações de acordo com o que foi vivenciado pela sua turma e finalize esta sequência de aulas enviando o link do Jornal Mural para outras turmas da escola e para quem mais vocês quiserem.
Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode ser convidada a apreciar o jornal mural produzido pela turma, lendo as notícias e comentando sobre elas com as crianças. Esse movimento vai valorizar os aprendizados dos estudantes, além de entreter a família.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria caroline Silveira
Mentor: Greta Fragata
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Jornal mural: revisão e edição
Finalidade da aula: Revisar a escrita das notícias elaboradas e editá-las de forma colaborativa.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Notícia
Objeto(s) do conhecimento: Revisão de textos / Edição de textos
Prática de linguagem: Produção textual
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP06, EF15LP07, EF15LP08
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: Computador on-line; projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).
Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que ouvem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. A partir da produção escrita do gênero notícia na escola, é possível levar o aluno a reflexão de que reconstruir, refletir e identificar as condições de produção de um texto são habilidades importantíssimas para uma concepção de aprendizagem de língua que se filia à perspectiva enunciativo-discursivo, segundo o texto da BNCC (2017) sobre a produção de textos pertencentes à diferentes gêneros, que circulam nas diferentes mídias e esferas.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem demonstrar dificuldades na reescrita do texto, de forma mais organizada e consistente, considerando que a revisão do texto escrito exige que o aluno faça uma leitura atenta, apreciação do texto e observações pontuais de intervenção para melhorá-lo.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em 04 de dez. de 2018.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em: