Atividade para impressão - Checklist
Checklist
Plano de Aula
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de reclamação
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: slide, retroprojetor, vídeos, cópias da atividade de sistematização (acesse aqui).
Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas, fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.
Dificuldades antecipadas: O exercício de atribuição de sentido no processo comunicativo depende de uma análise que extrapola o simples contato com as palavras escritas ou faladas. Desse modo, o leitor ou ouvinte precisa estabelecer relações entre o texto produzido, as expressões corporais, as entonações e o contexto social no qual o texto é produzido e veiculado de modo que possa construir sentidos. Sendo assim, alguns alunos podem apresentar dificuldades na interpretação dos textos orais produzidos por não conseguir relacionar esses vários elementos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos que os compõem, produzindo falsas compreensões ao interagir de forma passiva com as produções textuais orais.
Referências sobre o assunto: CAVALCANTE, Marianne C. B.; MELO, Cristina T.V. Gêneros Orais na Escola. In SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne C. B. (Orgs.). Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 89-102.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Vídeo 1: Brasileiro de sete anos é o mais jovem do mundo a ganhar prêmio da Nasa, Fala Brasil- TVRecord. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=B3vx7RiDsEg. Acesso em 8 de novembro de 2018.
Vídeo 2: Crianças com necessidades especiais ficam sem aula no ABC Paulista, TVT. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=oQaJgEpHP8Y. Acesso em 8 de novembro de 2018.
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
rientações:
Materiais complementares:
Vídeo 1: Cantinho do WhatsApp, G1. Disponível em http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/tem-noticias-1edicao/videos/t/edicoes/v/cantinho-do-whatsapp-veja-as-reclamacoes-dos-telespectadores-enviadas-ao-tem-noticias/7058759/ . Acesso em 8 de novembro de 2018.
Vídeo 2: Cantinho do WhatsApp, G1. Disponível em
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/videos/t/todos-os-videos/v/cantinho-do-whatsapp-veja-as-reclamacoes-dos-telespectadores-enviadas-ao-tem-noticias/6957644/ . Acesso em 8 de novembro de 2018.
Orientações:
Peça para os alunos assistirem novamente aos vídeos e irem analisando e anotando aquilo que forem descobrindo.
O apresentador utiliza a voz para enfatizar pontos importantes da reclamação apresentada. Assim, inicia com uma entonação mais contida ao abrir o quadro do programa e, em seguida, começa a dar ênfase ao primeiro problema apresentado elevando a voz para falar o termo “fios soltos” . Faz o mesmo para apresentar o segundo problema: “um buraco na avenida”. Utiliza também o recurso de estender a pronúncia no termo utilizado quando apresenta o primeiro problema “muuuito problemas” e quando apresenta o segundo problema “ooolha o improviiiiso”. Quando apresenta a resposta dos órgãos responsáveis por solucionar os problemas, o apresentador mantém constante a entonação sem dar ênfase a nenhum termo.
Em relação às expressões corporais, o apresentador se mantém sério, o que permite transmitir sentido de credibilidade às reclamações apresentadas. O apresentador faz sinais positivos com a cabeça e com as mãos afirmando que o reclamante tem razão. Durante toda a apresentação das reclamações, o apresentador faz muitos gestos com a mão ajudando a compor a narrativa das reclamações veiculadas.
O apresentador dá destaque a algum termo quando fala sobre as reclamações? O que ele deseja que acontece quando faz isso? (dado destaque a termos prende a atenção da audiência e dá ênfase a algumas informações)
Ao transmitir as reclamações, como fica a expressão do rosto dele? (ele fica sério)
Ele faz algum gesto com as mãos? (faz gestos que acompanham o discurso)
Se ele estivesse falando sobre outra coisa, como por exemplo, contando uma piada, você acha que ele usaria os mesmos recursos de voz e do corpo? (provavelmente estaria mais solto, poderia estar mais sorridente)
Orientações: Durante os próximos slides, os alunos serão conduzidos a pensar sobre como é produzido o quadro do programa para que entendam todos os aspectos envolvidos nesse tipo de produção oral. Assim, peça para que observem e reflitam, anotando suas ideias para serem discutidas em grupos logo em seguida.
Orientações:
Apresente o slide para os alunos e faça as perguntas nele contidas. Em seguida, ouça as respostas dos alunos.
Orientações: Nesse momento, os alunos irão compartilhar as anotações e conclusões produzidas durante os momentos individuais da aula.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Arquivo “Checklist”. Clique aqui.
Respostas para o arquivo “Checklist”. Clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre as atividades;
Vídeo 1, disponível aqui, e vídeo 2, disponível aqui, da introdução;
Vídeo 1, disponível aqui, e vídeo 2, disponível aqui, do desenvolvimento;
Checklist disponível aqui e resolução disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie uma mensagem aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, com a seguinte pergunta disparadora: “Vocês sabiam que cartas de reclamação também podem chegar à televisão?”. Diga que você vai enviar dois vídeos para que possam comparar e identificar características específicas nas expressões, corpo e entonação de voz dos apresentadores quando os fatos noticiados são bons e quando se baseiam em reclamações. Envie os questionamentos da introdução e siga as orientações do plano original para aprofundar a reflexão. Diga para enviarem as respostas ao grupo, de modo que possam compartilhar ideias.
Desenvolvimento
Envie mais dois vídeos e os questionamentos que os acompanham, no desenvolvimento do plano original. Esses vídeos são de um quadro de um programa de televisão em que os apresentadores trazem a público algumas das reclamações feitas pelos telespectadores e buscam respostas dos responsáveis. Estipule um prazo para término e envio desta tarefa.
Fechamento
Combine uma videochamada para socializar as respostas aos questionamentos sobre os vídeos. Compartilhe sua tela com a checklist sobre a postura dos apresentadores diante das notícias. Junto com os estudantes, vá marcando "sim" ou "não" para cada uma das opções (a checklist está em PDF, mas é possível selecionar o texto e copiá-lo em um arquivo do Word para preenchimento). Utilize as orientações do plano original para aprofundar a reflexão. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar àqueles que não puderam participar.
Caso não seja possível realizar a videochamada, envie a checklist aos estudantes e peça para marcarem "sim" ou "não" em cada uma das opções. Estipule um prazo para envio das respostas. Analise o material para dar uma devolutiva para toda a turma e, se achar necessário, envie o gabarito da checklist para que comparem com o que fizeram, autocorrigindo-se.
Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode ser convidada a conversar sobre reclamações que enviariam a um programa de televisão. Quem sabe, impulsionados pelos estudos das crianças sobre o gênero, a família não envia realmente uma reclamação e obtém uma resposta?
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Alexandre Carvalho
Mentor: Greta Fragata
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Falando sobre reclamações: cartas de reclamação televisionadas
Finalidade da aula: Escutar comunicações orais de cartas de reclamação e analisar recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos utilizados durante a comunicação atribuindo significados aos textos orais.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Carta pessoal e de reclamação
Objeto(s) do conhecimento: Produção de texto oral
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP10 / EF15LP12
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta pessoal e de reclamação, no campo de atuação da vida cotidiana e vida pública. A aula faz parte do módulo Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: slide, retroprojetor, vídeos, cópias da atividade de sistematização (acesse aqui).
Informações sobre o gênero: É inegável o prazer que podemos sentir com o recebimento de uma carta física ou com a espera por uma resposta de alguém com quem nos correspondemos. A troca de cartas entre remetente e destinatário é uma forma antiga, mas eficaz de comunicação. Atualmente ela vem perdendo seu espaço para a troca de emails e mensagens por celular, o que permite uma interação comunicativa quase em tempo real. A carta é um gênero que pode cumprir com diferentes funções sociais, entretanto, neste conjunto de aulas, priorizamos as cartas e e-mails de reclamação, reivindicação e de solicitação. Cartas como essas, fazem parte da vida cotidiana, e oportunizam ao autor o uso de tal forma de comunicação como meio de exercício de sua cidadania. É possível, no entanto, que essas cartas ganhem muito mais força ao serem enviadas para publicação em diferentes mídias (jornais, revistas, televisão e internet), expondo dessa forma o problema para a sociedade e cobrando, sob a vista de muitos, os responsáveis pelo problema. Nesse caso, o gênero passa a pertencer ao campo da vida pública. É possível que em uma mesma edição, de um jornal, por exemplo, venha publicada a carta de reclamação (editada) e a resposta do responsável por solucionar o problema, demonstrando, desse modo, que o envio da carta original e a cobrança da resposta foi realizada anteriormente à publicação do jornal.
Dificuldades antecipadas: O exercício de atribuição de sentido no processo comunicativo depende de uma análise que extrapola o simples contato com as palavras escritas ou faladas. Desse modo, o leitor ou ouvinte precisa estabelecer relações entre o texto produzido, as expressões corporais, as entonações e o contexto social no qual o texto é produzido e veiculado de modo que possa construir sentidos. Sendo assim, alguns alunos podem apresentar dificuldades na interpretação dos textos orais produzidos por não conseguir relacionar esses vários elementos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos que os compõem, produzindo falsas compreensões ao interagir de forma passiva com as produções textuais orais.
Referências sobre o assunto: CAVALCANTE, Marianne C. B.; MELO, Cristina T.V. Gêneros Orais na Escola. In SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne C. B. (Orgs.). Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 89-102.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: