Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Atividade disponível aqui;
Videoaula disponível aqui.
- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos uma orientação em áudio ou vídeo explicando a atividade. Faça uma retomada das descobertas sobre o uso dos sufixos EZ ou EZA, e ÊS ou ESA. Para isso, explicite as regularidades da formação de palavras derivadas de adjetivos e derivadas de nomes de lugares. Disponibilize aos alunos uma videoaula sobre o tema para possibilitar a eles mais autonomia durante a aprendizagem.
Desenvolvimento
Utilizando uma ferramenta de gravador de tela (veja como usá-la no tutorial disponível aqui), exponha a atividade proposta no desenvolvimento do plano original e explique para os alunos que eles deverão formar palavras utilizando adjetivos e lugar de origem + sufixo EZ/EZA ou ÊS/ESA. Envie a atividade por WhatsApp ou e-mail, e proponha que respondam às questões. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e envie as respostas para que corrijam a atividade, ou, caso seja possível, realize uma chamada de vídeo, utilizando ferramentas como Google Meet ou Zoom, e proporcione um diálogo sobre a atividade, aproveitando para realizar intervenções que ajudem na sistematização das regularidades na formação de palavras com os sufixos ÊS/ESA e EZ/EZA.
Fechamento
Proponha aos alunos que registrem uma anotação sobre as regularidades no uso de sufixos a partir das seguintes consignas:
- Palavras derivadas de adjetivos utilizamos...
- Palavras derivadas de nomes de lugares utilizamos...
Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para construírem juntos um banco de palavras escritas com EZ/EZA e ÊS/ESA.