Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é enfatizar as palavras que se constituem dos sufixos -izar e -isar.
Materiais necessários: Atividade impressa, quadro e caderno.
Dificuldades antecipadas: É esperado que os aprendizes ainda façam trocas do grafema izar-isar por sentirem dificuldades no domínio do conhecimento sobre as regularidades trabalhadas.
Referências sobre o assunto: SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Converse com a classe que a aula do dia traz como proposta um jogo em equipe. No entanto, eles deverão aquecer os neurônios antes de iniciar a partida.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Explique para os aprendizes que eles deverão encontrar as respostas escondidas na diagonal, vertical e horizontal.
Professor, o caça-palavras é um passatempo que treina a habilidade de percepção. O objetivo é fazer com que o foco do aprendiz seja otimizado ao começar a refletir sobre a ortografia das palavras grafadas com as terminações -izar/isar.
Materiais complementares:
Acesse a impressão da atividade: clique aqui.
Acesse a resolução: clique aqui.
Introdução
Orientações: Caça-palavras, também disponível para impressão: clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Divida a classe em dois grupos e elucide como o jogo ocorrerá.
- Os alunos deverão ficar posicionados a uma determinada distância do quadro.
O professor dita a palavra “socializar” e diz “Esquenta!”. Um aluno pré-determinado de cada equipe deverá se dirigir ao quadro e escrever a palavra. Caso o mesmo tenha dúvidas quanto a grafia, se é com S ou com Z, o aluno deverá recorrer ao grupo em busca de solução. Marca ponto quem escrever corretamente. O professor deve marcar a pontuação das equipes no quadro.
- Converse com os alunos sobre a atividade realizada, como foi a participação de cada um e do grupo, se tiveram dificuldades e quais foram.
Materiais complementares:
Acesse a lista de palavras sugeridas: clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Entregue a atividade para que os aprendizes a colem no caderno.
- Leia o enunciado e oriente-os para que escrevam as palavras da brincadeira na tabela de acordo com as terminações -izar e isar.
- Retome o conteúdo com a classe e certifique que todos assimilaram o conteúdo.
Professor, você pode fazer a divisão silábica oralmente ou ainda escrevê-las no quadro com a participação dos aprendizes.
Materiais complementares:
Para impressão da atividade, acesse: clique aqui.
Para visualizar a resolução, acesse: clique aqui.