Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividade e as orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia.
- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie uma orientação aos alunos, em áudio ou vídeo, explicando a atividade. Comece convidando-os a relembrar as descobertas da aula anterior e explicite os diferentes usos do fonema /z/. Diga que você irá ditar algumas palavras e eles deverão escrevê-las no caderno para depois brincarem com uma cruzadinha. Realize o ditado das palavras EXAME, ZEBRA, PRINCESA, AZUL, BELEZA, EXEMPLO, CASAMENTO e VIZINHO, disponibilizando um tempo para que escrevam cada uma.
Desenvolvimento
Ainda nas orientações, proponha aos alunos que completem a cruzadinha com as palavras do ditado. Para isso, envie a cruzadinha e solicite que a copiem no caderno, ou envie o jogo virtual, disponível aqui, e oriente os alunos para a realização a atividade. Oriente-os a consultar o dicionário para verificar a escrita das palavras e corrigir a cruzadinha. Utilizando ferramentas de gravador de tela (veja como usá-las no tutorial disponível aqui), exponha o quadro de relações irregulares, proposto na atividade do desenvolvimento do plano, e explique as irregularidades. Envie o quadro para que os alunos possam copiá-lo no caderno e consultá-lo quando sentirem necessidade. Caso seja possível, realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como Google Meet ou Zoom, e proporcione uma discussão sobre a escrita das palavras.
Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro sobre as aprendizagens acerca do uso do fonema /z/, a partir da seguinte consigna:
- Escreva uma dica para alguém que está com dúvidas na escrita das palavras com som de Z. O que fazer para resolver a dúvida?
Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem os familiares para brincarem com a cruzadinha.