Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Atividade disponível aqui.
- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma orientação em áudio ou vídeo sobre a atividade e envie aos alunos por WhatsApp ou e-mail. Explicite que você fará um ditado de palavras que, algumas vezes, geram dúvida se começam ou não com H. Diga que eles irão escrevê-las do jeito como acham que deve ser. Realize o ditado das palavras propostas na atividade do plano original (grave em áudio ou vídeo e envie pelo WhatsApp), solicitando que os alunos escrevam cada uma delas, formando uma lista.
Desenvolvimento
Depois de ditar as palavras, solicite aos alunos que, após escrevê-las, consultem a escrita em um dicionário (não se esqueça de enviar o link de um dicionário virtual, para o caso de os alunos não terem dicionário físico em casa). Proponha que observem a escrita das palavras no dicionário, comparando com as escritas da lista e corrigindo o que considerarem necessário, e organizem as palavras na tabela abaixo:
Proponha que analisem a pronúncia das palavras nas duas listas e reflitam sobre as seguintes questões:
- Há diferença no som das palavras com H ou sem H inicial?
- O que acontece com o som do H no início das palavras?
- O que fazer quando tenho dúvida se uma palavra começa ou não com H?
Fechamento
Proponha aos alunos a escrita de um banco de palavras com H inicial, para consultarem quando for necessário. Uma sugestão é criar um mural colaborativo no Padlet, propondo que cada aluno compartilhe 3 palavras com H inicial.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem os familiares para pensarem juntos em palavras que comecem com H. A ideia é que, a cada palavra dita por um familiar, o aluno consulte a escrita no dicionário.