Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Atividade disponível aqui;
Ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).
- Opcional: videoaula disponível aqui.
Introdução
Utilizando um gravador de tela (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), explique a atividade para os alunos. Diga que eles irão brincar com um jogo de perguntas e respostas, e mostre como funciona. Explicite que, a cada rodada de pergunta, eles deverão marcar a alternativa que apresenta a escrita correta de palavras paroxítonas, orientando-os a analisar a terminação da palavra para pensar se tem acento ou não. Diga que, ao descobrirem qual é a palavra correta, escrevam-na na atividade, preenchendo a tabela com a palavra, a terminação, a sílaba tônica e o acento. Mostre a tabela explicando como fazer.
Desenvolvimento
Envie aos alunos o jogo das paroxítonas, disponível aqui, e proponha que joguem de acordo com as orientações realizadas na introdução. Explicite que, a cada pergunta, eles devem encontrar a resposta certa e anotá-la na atividade. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e realize uma chamada de vídeo, utilizando ferramentas como Google Meet ou Zoom, para possibilitar um diálogo sobre a atividade, retomando as regularidades na acentuação de palavras paroxítonas. Outra opção é disponibilizar uma vídeoaula para que os alunos tenham a possibilidade de relembrar e sistematizar as regras.
Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro dos aprendizados acerca da acentuação de paroxítonas e suas terminações a partir da seguinte consigna:
- Acentuamos as paroxítonas terminadas em...
Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem seus familiares para brincarem com o jogo das paroxítonas.