Atividade para impressão - Sondagem
Plano de Aula
Plano de aula: A construção de um rádio jornal
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Computador on-line; projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).
Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que ouvem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A partir da leitura de notícias veiculadas pelos diversos meios de comunicação, é possível promover reflexão e discussão sobre temas da atualidade que afetam direta ou indiretamente a realidade do aluno, além de explorar o estudo da fala (oralidade), paralelamente ao estudo da escrita. De acordo com Marcuschi (2001), Fávero (2000), Fávero et al. (2014), Baltar (2012), entre outros, percebe-se que a escola ainda centra suas atividades na modalidade escrita da língua, tornando necessária propostas didáticas voltadas para a modalidade oral. Sobre a exploração da notícia radiofônica em sala de aula e sua importância, Golim (2005) destaca que o rádio jornal apresenta particularidades interessantes, pois apresenta-se por meio de um tipo de linguagem que oferece pistas para o exercício de uma escuta atenta aos elementos sensoriais, potenciais, que fazem aflorar a fantasia, a imaginação, tornando o ouvinte um sujeito daquela transmissão.
Dificuldades antecipadas: Embora o gênero Notícia, seja um gênero massivo de comunicação que atinge a todas as camadas da população, deve-se considerar que as notícias radiofônicas podem não fazer parte da vida diária de alguns alunos. Por isso, é possível que apresentem dificuldades na atividade de reprodução de roteiros para rádio jornal. Essa atividade, exigirá a compreensão da notícia radiofônica como um gênero misto: baseado no discurso oral, mas construído a partir de textos escritos.
Referências sobre o assunto: BARBOSA. Jaqueline Peixoto. Outras mídias e linguagens na escola. In: Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 174 - 180. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf
BALTAR, M. Rádio escolar: uma experiência de letramento midiático. São Paulo: Cortez, 2012.
FÁVERO, L. L. A entrevista na fala e na escrita. In: PRETTI, D. (Org.). Fala e escrita em questão. São Paulo: Humanitas, 2000.
FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O; AQUINO, Z. In: reflexões sobre oralidade e escrita no ensino de Língua Portuguesa. ELIAS, V. (Org.). São Paulo: Contexto, 2014.
GOLIM, Cida. Teorias do rádio: Paul Zumthor e a poética da voz. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXVIII - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UERJ – 5 a 9 de setembro de 2005.
MARCUSCHI, Luis Antônio. A oralidade e o ensino de língua: uma questão pouco falada. In: DIONÍSIO, Ângela, Paiva e BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Org). O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1
Orientações:
- Inicie a aula lendo o tema para os alunos.
- Questione os alunos
a) O que é um rádio jornal? É possível que os alunos respondam que se trata de um jornal falado ou então que este tipo de jornal é veiculado pelo meio de comunicação Rádio.
b) O que é transmitido em um rádio jornal? É possível que os alunos respondam que um rádio jornal transmite os acontecimentos e notícias do dia.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1. Providencie antecipadamente cópias das atividades de sondagem: caça-palavras.
2. Entregue uma cópia para cada aluno.
3. Explique a atividade
- No caça-palavras há 9 palavras relacionadas ao gênero Notícia.
- Há palavras escondidas na vertical e horizontal, sem palavras ao contrário.
- Após encontrar as 9 palavras, é necessário preencher a tabela com todas as palavras encontradas, classificando-as entre palavras relacionadas as notícias radiofônicas e outras palavras.
4. Este momento é de investigação das hipóteses e conhecimentos dos alunos sobre o gênero. Caso esteja seguindo a sequência, pode ser também um momento de resgate dos conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores.
Materiais complementares:
Para imprimir a atividade de sondagem, acesse: aqui
Introdução
Orientações:
- É possível que os alunos encontrem as palavras que estão neste slide. Mesmo que não descubram todas, passados 5 minutos, encerre a atividade e inicie a discussão.
- Projete este slide no quadro e questione o que os alunos sabem sobre o significado de cada uma das palavras. Complemente as respostas, explicando que o rádio é um meio de comunicação que veicula músicas e programas como jornais radiofônico. A vinheta, composta por músicas ou efeitos sonoros, faz parte da abertura de programas e também pode marcar a mudança entre quadros. A vinheta pode ser também uma marca de identidade de determinado programa. Nos programas de rádio há um apresentador que anuncia as manchetes e um repórter que vai ao encontro da notícia (em geral está no local dos acontecimentos). O jornal transmite notícias, informações, entrevistas e reportagens. As palavras foto, vídeo e televisão, nos lembram o gênero notícias, mas são recursos utilizados em outros casos: a televisão é o meio de comunicação para o jornal televisivo. As fotos são recursos que aparecem em jornais impressos e digitais, e, os vídeos, geralmente aparecem em jornais televisivos e digitais.
- Questione os alunos sobre o quadro no qual se deve incluir a palavra texto:
- Tem texto nos jornais radiofônicos?
- Como os apresentadores sabem o que vão falar? Eles decoram as falas, improvisam, ou seguem um texto?
- Que tipo de texto pode haver no programa de rádio?
- Permita que os alunos exponham suas opiniões e hipóteses. Complemente as respostas, explicando que o texto escrito é importante para os apresentadores dos jornais não só em programas de rádio. Os textos usados são chamados de roteiros e neles contém anotações, tópicos com os principais momentos do programa, perguntas a serem feitas para os entrevistados, entre outros. Destaque a função do roteiro para o rádio jornal, que apesar de se basear no discurso oral, ele se constitui a partir do texto escrito. O locutor lê as notícias, sendo imprescindível elaborar um roteiro para nortear o trabalho de todos os envolvidos em um rádio jornal. Vale lembrar que notícias radiofônicas, são consideradas um gênero misto, pois baseiam-se em textos escritos e orais. Além disso, os roteiros também fazem parte dos jornais televisivos.
Materiais complementares:
- Para acessar a resolução da atividade, acesse: aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Explique para os alunos que eles ouvirão um trecho de um jornal radiofônico.
- Passe o trecho com o áudio do rádio jornal, pausando em 6m:30s. Este momento é importante para resgatar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a estrutura dos jornais radiofônicos, inclusive o que já foi estudado nas aulas desta sequência.
- Chame a atenção dos alunos para que percebam momentos importantes do programa e suas características: O programa inicia com uma vinheta que informa o nome da rádio e do jornal, com uma chamada para o início do “ Jornal da manhã” (“tudo o que é notícia no Pará, no Brasil e no mundo, você ouve agora no Jornal da Manhã”); O programa segue com a apresentadora lendo as principais manchetes do dia, narradas em meio a efeitos sonoros que causam “suspense”, há informações sobre dia e hora, novamente aparece o nome do jornal e frequência da rádio; Há também um movimento que visa gerar proximidade entre a apresentadora e o público (a apresentadora diz seu nome e dá bom dia, enfatizando “muito bom dia para VOCÊ que nos acompanha na Cultura FM ...na SUA 93,7”); Logo depois, a apresentada introduz a primeira notícia “governo do estado e prefeitura inauguram obras de transporte”. Há mais detalhes da notícia com a repórter. Então outra voz aparece, é a repórter que apresenta mais fatos e entrevista algumas pessoas; Notem que é uma gravação, não é mais “ao vivo”, há uma edição que alterna as falas da repórter e dos entrevistados. Podemos afirmar isso pela sonoridade dos ambientes em que os entrevistados se encontram (algumas pessoas na própria rodovia inaugurada e nesse momento ouve-se sons dos carros e motos, já o governador, secretário dos transportes e superintendente parecem estar em outro local com muitas outras pessoas falando, debatendo, pode ser a assembleia legislativa ou outro lugar de trabalho). A reportagem se encerra com a despedida da repórter, que diz seu nome como quem assina seu “texto”.
Materiais complementares:
Acesse o Rádio Jornal: https://www.youtube.com/watch?v=lx_1nq81Dl8&list=PLDOk21T0IrvDdGW-46weQ4ZjGFvNlh_Ff&index=5
Desenvolvimento
Orientações:
- Explique para os alunos que agora, eles tem um desafio para resolver em grupo.
- Forme os grupos (3 ou 4 participantes), de acordo com a quantidade de alunos.
- Entregue a cópia da atividade para os grupos.
- Leia o enunciado, que está no slide.
Materiais complementares:
Para imprimir a atividade, acesse: aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Escolha alguns grupos para apresentarem seus roteiros.
- Espera-se que eles percebam que o único trecho que está no lugar errado é a “1ª notícia”, que não pode vir antes da saudação de bom dia do apresentador do programa, nem antes do anúncio das manchetes do dia. Outro indício de que esse trecho não está bem posicionado é a falta de continuidade, pois o trecho finaliza com a anúncio da reportagem e portanto deve vir antes da reportagem em si.
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Peça para que os alunos, ainda em grupos, descrevam 2 características que eles perceberam nas notícias radiofônicas. É possível que eles relacionem as características com as palavras do caça-palavras. O importante é que eles relacionem suas percepções sobre o gênero notícia radiofônica e sua função social de proporcionar, aos cidadão e à sociedade, o acesso às informações de interesse coletivo sobre política, esporte, educação, cultura.
- É importante que os alunos reconheçam que o rádio, com seu perfil dinâmico, de grande alcance e de fácil acesso, se constitui como um meio de comunicação que leva notícias e informações com facilidade a todos os locais e tipos de público.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre as atividades;
Caça-palavras, disponível aqui, e resolução da atividade, disponível aqui;
Áudio do Jornal da Manhã, disponível aqui;
Roteiro para rádio jornal lacunado, disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui);
Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Informe aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, que, nas próximas atividades, eles vão elaborar o roteiro para um rádio jornal. Pergunte se eles sabem dizer o que é um rádio jornal, quais suas características e se costumam a ouvir algum. Solicite que enviem as respostas para o grupo, de modo que possam ver os comentários uns dos outros.
No plano original, temos a proposta de realizar um caça-palavras sobre o gênero, mas pode ser difícil para os estudantes imprimir essa atividade em casa. Uma alternativa é colar a imagem do caça-palavras no Jamboard e enviar uma cópia a cada um. Com essa ferramenta, será possível circular as palavras encontradas, e você também poderá criar 2 notas, como se fossem 2 quadros, para que os estudantes preencham quais palavras estão relacionadas com o rádio jornal e quais não estão. Siga as orientações do plano original e estipule um prazo para o término dessa atividade. Combine uma videochamada para socializar as respostas e aprofundar alguns questionamentos, como “a palavra Texto, se encontra em qual quadro?”.
Desenvolvimento
Durante essa mesma videochamada, convide os estudantes a ouvir o áudio do Jornal da Manhã (do início até 6min30). Veja o tutorial para transmitir um áudio na reunião do Meet, disponível aqui. Siga as orientações do plano original para aprofundar a análise do áudio. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.
Finalize dizendo que você vai enviar o início de um roteiro de rádio jornal, e que eles devem completá-lo. Informe que há também um trecho no lugar errado, o que eles devem ajustar. Oriente-os segundo o plano original e os incentive a realizar a atividade em grupos (por meio de mensagens ou videochamada). Para realizar essa tarefa de forma colaborativa, você pode criar um arquivo editável e compartilhável no Google Docs, e enviar o link para cada um dos grupo.
Estipule um prazo para a finalização dessa atividade e organize uma devolutiva para a turma.
Fechamento
Peça que os estudantes, de preferência ainda em grupos, descrevam 2 características que eles perceberam nas notícias radiofônicas. Oriente-os de acordo com o plano original. Estipule um prazo para o envio das respostas, analise o material e organize uma nova devolutiva para toda a turma. Você pode criar também um mural virtual com as respostas da turma no Padlet (veja como fazer isso no tutorial disponível aqui), favorecendo a troca entre eles.
Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode ser convidada a auxiliar os estudantes com o caça-palavras, na elaboração do roteiro do rádio jornal e, principalmente, apoiando o trabalho colaborativo nos grupos. A manutenção desses vínculos afetivos é importante para as crianças.