Contextualização (imagens)
Plano de Aula
Plano de aula: Organização familiar: mudanças e permanências ao longo do tempo
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudanças e permanências
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade HIS4_01UND02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias das fotografias que estão no Contexto e serão recriadas na Sistematização. Papéis A4 cortados ao meio. Lápis de colorir, lápis aquarelável (caso seja do interesse do professor). Você pode solicitar fotografias dos alunos com suas famílias, caso queira aproximá-los mais da atividade propostas (parte 2 - Contexto).
Material complementar: Links relativos aos Materiais complementares citados no plano:
1- Imagens Contexto - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7WSeCK7FZyqWCScpJ2wQ9cnVCpuTysYGxqxkDBzV2Dqr5fAyHynu5dTHPGJt/his4-01und02-contextualizacao-imagens.pdf
2 - Texto Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/btrkmHTReW6E7Ud3nkbjeuhzA9DwWjtX9XKganH9h3TfQJ4sVfpSYrkf5qmR/his4-01und02-problematizacao-texto.pdf
3 - Imagens Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vtJ8jG7rwfuwVbxnHc7GpU4tEmFyMPHKXh6h2fbHvfuCwFjXkQ2jkf54UxKw/his4-01und02-problematizacao-imagens.pdf
Para você saber mais: Caso queira aprofundar sobre a forma de vida e organização das famílias, sobretudo a vida das crianças no século passado, acesse: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1997000300005
Texto completo da Problematização: http://historiamultimidiadexapuri.blogspot.com/2009/03/vida-nas-familias-xapurienses-periodo.html
Da velha à nova família
[...]
No início do século XX, houve uma nova transição de valores, no pós-II Guerra com a emancipação sexual e econômica da mulher e na década de 70 com o movimento estudantil e a reedição da liberação da mulher (pílula). Estes novos valores colidem com forças histórico-culturais. Forças paradoxais de emancipação e reclusão se fazem presentes no fim do século XX: a família resguardada, mas não mais nuclear, pois o marido e a mulher estão fora de casa trabalhando e terceiros fazem as vezes domésticas; e a moradia, embora mais fechada, se abre para as mudanças da empregabilidade (terceirização, serviços e terceiro setor), que reeditam, em alusão ao século XVII, a casa como local de trabalho, e, contraditoriamente a casa/família se rende à violência urbana, fechando-se. Esse novo “isolamento” da casa/família pode ser notado pelos aparatos cotidianos: a) O cuidado com quem adentra a residência ou o condomínio (burgo), cercas, sistemas de vigilância, porteiros, interfones, câmeras etc. b) A transformação da casa em unidade autônoma como local de lazer e trabalho, com a implementação das diversas utilidades comunicacionais e domésticas (internet, televisão, home theater, piscina, churrasqueira, salão de festas) e dos estoques de comida (freezer).
A família pós-moderna, que está se emancipando de tantos traços dos últimos séculos, ao tentar se defender das pressões e mazelas sociais, investe seus esforços para que a casa assuma funções seculares, como resguardo (privado) e trabalho (público). A diferença em relação aos séculos passados reside em alguns elementos como abertura das relações e menores idealização e resignação diante do destino, que podem ser notadas na ampliação da capacidade de se permitir fazer escolhas.
Trecho retirado do site: http://awmueller.com/psicologia/velha-nova-familia.htm
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor, poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre como algumas famílias se organizavam antigamente. Caso tenha aplicado a aula anterior, peça aos alunos que relembrem o tempo da avó (décadas de 50/60).
Para você saber mais: Perceba que o plano de aula abarca algumas mudanças ocorridas na sociedade em meados do século XX. É importante que o aluno se perceba como sujeito histórico, considerando as mudanças e as permanências ocorridas ao longo do tempo, capaze de fazer história e transformar seus espaços e sua forma de vida. Propicie, ao longo desta aula, a reflexão dos alunos sobre sua vida e de seus familiares, o que construíram, as suas tradições e costumes. Valorize este conhecimento, mostre que esta construção faz parte da história de sua família e contribui para a história de todos.
Constitui foco desta aula a análise de algumas mudanças ocorridas, ou não, na vida das famílias das décadas de 40/50/60 e da atualidade.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize os alunos em grupos com quatro a cinco integrantes. Projete as imagens dos slides 1 e 2 do Contexto de modo que todos os alunos possam visualizá-las e debater sobre elas. Caso não consiga projetá-las elas poderão ser impressas e entregues aos grupos, conforme Material complementar.
Faça perguntas como:
Qual era a média de filhos por família antigamente? Muitos ou poucos filhos?
Todas as famílias mostradas pertencem à mesma etnia? Quais semelhanças elas possuem? Quais diferenças?
Como as pessoas se vestiam?
Você consegue identificar o que está representado na primeira imagem? (slide 2 do Contexto)
Como eram os trajes nos casamentos? Como são hoje?
Como eram as expressões e as poses das pessoas na fotos? As pessoas se expressam da mesma forma ainda hoje para tirar suas fotos?
Como era constituída a família nesta época? Você percebe mudanças em relação aos dias de hoje?
Peça para que detalhem a última foto, slide 2 do Contexto (radionovela). Nela é possível verificar maior participação feminina.
É importante, neste momento, que os alunos percebam elementos da vida familiar em meados do século XX. Explore o formato numeroso das famílias, a seriedade nas fotos, a formalidade para os closes. Peça para que percebam a figura masculina, como se porta, como é mostrada a figura paterna. Explore os trajes usados na época. Faça provocações para que os alunos percebam a forte presença da figura paterna nas fotografias antigas. Peça para que contem rapidamente sobre a sua organização familiar e discutam sobre as formas de união de hoje.
Sugestão para enriquecer o contexto: As imagens acima podem ser acrescidas por outras que julgar convenientes, caso possua outras imagens que retratam tão bem a época.
Como adequar à sua realidade: Use outras fontes que julgar necessárias e importantes. Use fontes de outras realidades que se parecem com a sua e de seus alunos.
Para você saber mais: Caso queira se aprofundar sobre a forma de vida e organização das famílias, sobretudo a vida das crianças no século passado, acesse: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1997000300005
Família - Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Special:Search&limit=50&offset=20&profile=default&search=A+Fam%C3%ADlia+%28foto%29&uselang=pt-br#/media/File:Foto_de_familia_(3026031400).jpg
Acesso em: 23/11/2018.
Família indígena - Disponível em:
Acesso em: 23/11/2018.
Casamento - Disponível em:
Acesso em: 23/11/2018.
Casamento 2- Disponível em:
Acesso em: 23/11/2018.
Família na igreja - Disponível em:
Rádio - Disponível em:
Acesso em: 23/11/2018.
Ícone- Disponível:
https://www.flaticon.com/free-icon/document_1178402#term=analyze&page=1&position=24
Acesso em: 23/11/2018.
Contexto
Orientações: Organize os alunos em grupos com quatro a cinco integrantes. Projete as imagens dos slides 1 e 2 do Contexto de modo que todos os alunos possam visualizá-las e debater sobre elas. Caso não consiga projetá-las elas poderão ser impressas e entregues aos grupos, conforme Material complementar.
Faça perguntas como:
Qual era a média de filhos por família antigamente? Eram muitos ou poucos filhos?
Todas as famílias mostradas pertencem à mesma etnia? Quais semelhanças elas possuem? Quais diferenças?
Como as pessoas se vestiam?
Você consegue identificar o que está representado na primeira imagem? (slide 2 do Contexto)
Como eram os trajes nos casamentos? Como são hoje?
Como eram as expressões e poses das pessoas na fotos? As pessoas se expressam da mesma forma ainda hoje para tirar suas fotos?
Como era constituída a família nesta época? Você percebe mudanças em relação aos dias de hoje?
Peça para que detalhem a última foto, slide 2 do Contexto (radionovela). Nela é possível verificar maior participação feminina.
É importante, neste momento, que os alunos percebam elementos da vida familiar em meados do século XX. Explore o formato numeroso das famílias, a seriedade nas fotos, a formalidade para os closes. Peça para que percebam a figura masculina, como se porta, como é mostrada a figura paterna. Explore os trajes usados na época. Faça provocações para que os alunos percebam a forte presença da figura paterna nas fotografias antigas. Peça para que contem rapidamente sobre a sua organização familiar e discutam sobre as formas de união de hoje.
Como adequar à sua realidade: Use outras fontes que julgar necessárias e importantes. Use fontes de outras realidades que se parecem com a sua e de seus alunos. Imprima ou projete estas fontes e problematize com outras questões.
Para você saber mais: Caso queira se aprofundar sobre a forma de vida e organização das famílias, sobretudo a vida das crianças no século passado, acesse: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1997000300005 Acesso em: 08/02/2019
Fontes das imagens:
Família 1 - Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Special:Search&limit=50&offset=20&profile=default&search=A+Fam%C3%ADlia+%28foto%29&uselang=pt-br#/media/File:Foto_de_familia_(3026031400).jpg
Acesso em: 23/11/2018.
Família Indígena - Disponível em:
Acesso em: 23/11/2018.
Casamento 1 - Disponível em:
Acesso em: 23/11/2018.
Casamento 2- Disponível em:
Acesso em: 23/11/2018.
Família na igreja - Disponível em:
Acesso em: 23/11/2018.
Ícone
https://www.flaticon.com/free-icon/document_1178402#term=analyze&page=1&position=24 Acesso em: 08/02/2019
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Projete, leia ou imprima o texto que contextualiza algumas relações familiares das décadas de 40 a 60. Explique para seu grupo que as famílias xapurienses eram aquelas que moravam na cidade de Xapuri, no Acre.
Em relação ao texto do slide, faça perguntas como:
Quais a principais atribuições da mulher na época retratada no texto?
Quem gerava o maior sustento da casa?
Como eram os casamentos para os povos xapurieneses?
O que você percebe de diferente em relação à organização das famílias na atualidade?
É importante, no fim das perguntas, que os alunos percebam como o papel do pai, como a figura central, era marcante neste período e como uma grande parte das mulheres (é importante esclarecer que muitas mulheres eram ativas dentro e fora do lar) ainda estava distante do mercado de trabalho, por exemplo. Discuta com os alunos como foi importante a emancipação da mulher para que as famílias atuais tivessem outra configuração. Questione-os sobre o tempo necessário para que houvesse tais mudanças na sociedade.
Explore, no fim do debate, a concepção de família. O que o grupo entende por família?
Na sequência leia o trecho para o grupo:
“Designa-se por família o agrupamento de pessoas com o mesmo grau de parentesco entre si e vivendo em um mesmo lugar, formando desta forma um lar. Tradicionalmente uma família é constituída pelo pai, mãe e filhos, unidos por meio do casamento ou união estável, constituindo assim um modelo familiar elementar ou nuclear. Lembrando que é por meio da família que se constrói a base da estrutura social, onde se originam as relações primárias de parentesco”.
Trecho retirado do site: https://www.webartigos.com/artigos/concepcao-de-familia-antigamente-e-na-atualidade-o-antes-e-o-depois/154540 Acesso em: 08/02/2019
Questione o grupo se este conceito estaria totalmente correto, de acordo com os tempos atuais.
Como adequar à sua realidade: Pesquise sobre comunidades da sua cidade ou arredores e, caso seja possível, use fotos das pessoas desta comunidade. Você pode solicitar previamente fotos dos alunos com suas famílias. Neste caso haveria uma grande diversidade e riqueza no debate.
Para você saber mais: Caso queira aprofundar sobre a forma de vida e organização das famílias, sobretudo a vida das crianças de meados do século XX passado, acesse: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1997000300005 Acesso em: 08/02/2019
Texto completo da aula: http://historiamultimidiadexapuri.blogspot.com/2009/03/vida-nas-familias-xapurienses-periodo.html Acesso em: 08/02/2019
Da velha à nova família
[...]
No início do século XX, houve uma nova transição de valores, no pós-II Guerra com a emancipação sexual e econômica da mulher e na década de 70 com o movimento estudantil e a reedição da liberação da mulher (pílula). Estes novos valores colidem com forças histórico-culturais. Forças paradoxais de emancipação e reclusão se fazem presentes no fim do século XX: a família resguardada, mas não mais nuclear, pois o marido e a mulher estão fora de casa trabalhando e terceiros fazem as vezes domésticas; e a moradia, embora mais fechada, se abre para as mudanças da empregabilidade (terceirização, serviços e terceiro setor), que reeditam, em alusão ao século XVII, a casa como local de trabalho, e, contraditoriamente a casa/família se rende à violência urbana, fechando-se. Este novo “isolamento” da casa/família pode ser notado pelos aparatos cotidianos: a) O cuidado com quem adentra a residência ou o condomínio (burgo), cercas, sistemas de vigilância, porteiros, interfones, câmeras etc. b) A transformação da casa em unidade autônoma como local de lazer e trabalho, com a implementação das diversas utilidades comunicacionais e domésticas (internet, televisão, home theater, piscina, churrasqueira, salão de festas) e dos estoques de comida (freezer).
A família pós-moderna que está se emancipando de tantos traços dos últimos séculos, ao tentar se defender das pressões e das mazelas sociais, investe seus esforços para que a casa assuma funções seculares, como resguardo (privado) e trabalho (público). A diferença em relação aos séculos passados reside em alguns elementos, como abertura das relações e menores idealização e resignação diante do destino, que podem ser notadas na ampliação da capacidade de se permitir fazer escolhas.
Trecho retirado do site: http://awmueller.com/psicologia/velha-nova-familia.htm Acesso em: 08/02/2019
Problematização
Orientações: Projete ou imprima as imagens que contextualizam o século XXI. Peça aos alunos que verifiquem cada uma das imagens detalhadamente.
Faça alguns questionamentos como:
Podemos dizer que a figura 1 mostra uma família? E a 4?
As famílias, hoje, podem ser chefiadas por homens e mulheres ao mesmo tempo? E só por mulheres ou só por homens? Alguém pode dar um exemplo?
Quais mudanças podemos perceber na organização e na composição familiar?
O número de pessoas por família continua o mesmo?
É importante deixar claro que hoje as famílias se organizam de formas distintas, sejam chefiadas somente pelos pais, ou somente pelas mães, podem contar com a presença de avós, padrastos e madrastas, entre outros. Há ainda famílias formadas por dois pais ou duas mães. Perceba se em seu grupo há lugar para o debate e o trabalho com a diversidade. Trate da diversidade mostrada em cada família, valorizando a miscigenação do povo brasileiro. Desmistifique padrões preestabelecidos sobre a formação familiar. Exemplo: Existem mães que chefiam famílias, de diferentes etnias e padrões sociais. Ao trabalhar com a temática das mudanças nas configurações familiares no último século, é possível que os alunos citem exemplos sobre famílias homoafetivas. Neste sentido, é importante tratar este assunto de forma clara, objetiva e abordando tanto a questão dos direitos que estas famílias possuem como cidadãos, quanto das opiniões sobre o assunto. É importante conduzir esta discussão de modo a valorizar a diversidade, a liberdade de expressão e o respeito ao próximo.
Retome o conceito de família, exposto no final do slide anterior e leia agora a sequência deste texto:
[...] “é correto citar que a concepção de família se expandiu de acordo com os novos paradigmas em se formar família, transpassando de determinada definição primária, onde somente a formação familiar construída pelos laços sanguíneos e matrimoniais eram reconhecidas, passando a reconhecer enquanto família todos os grupos formados via afetividade, fator este que ultimamente vem sendo visto como um dos principais princípios que tem favorecido o surgimento de inúmeros agrupamentos familiares”.
Trecho retirado do site: https://www.webartigos.com/artigos/concepcao-de-familia-antigamente-e-na-atualidade-o-antes-e-o-depois/154540 Acesso em: 08/02/2019
Indague os alunos: Qual é o conceito de família hoje?
Registre as ideias no quadro.
Como adequar à sua realidade: Pesquise sobre comunidades da sua cidade ou arredores e, caso seja possível, use fotos das pessoas desta comunidade. Você pode solicitar previamente fotos dos alunos com suas famílias. Neste caso haveria uma grande diversidade e riqueza no debate.
Para você saber mais: Caso queira se aprofundar sobre a forma de vida e organização das famílias, sobretudo a vida das crianças de meados do século XX passado, acesse: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1997000300005 Acesso em: 08/02/2019
Texto completo da aula: http://historiamultimidiadexapuri.blogspot.com/2009/03/vida-nas-familias-xapurienses-periodo.html Acesso em: 08/02/2019
Da velha à nova família
[...] No início do século XX, houve uma nova transição de valores, no pós-II Guerra com a emancipação sexual e econômica da mulher e na década de 70 com o movimento estudantil e a reedição da liberação da mulher (pílula). Estes novos valores colidem com forças histórico-culturais. Forças paradoxais de emancipação e reclusão se fazem presentes no fim do século XX: a família resguardada, mas não mais nuclear, pois o marido e a mulher estão fora de casa trabalhando e terceiros fazem as vezes domésticas; e a moradia, embora mais fechada, se abre para as mudanças da empregabilidade (terceirização, serviços e terceiro setor), que reeditam, em alusão ao século XVII, a casa como local de trabalho, e, contraditoriamente a casa/família se rende à violência urbana, fechando-se. Este novo “isolamento” da casa/família pode ser notado pelos aparatos cotidianos: a) O cuidado com quem adentra a residência ou o condomínio (burgo), cercas, sistemas de vigilância, porteiros, interfones, câmeras etc. b) A transformação da casa em unidade autônoma como local de lazer e trabalho, com a implementação das diversas utilidades comunicacionais e domésticas (internet, televisão, home theater, piscina, churrasqueira, salão de festas) e dos estoques de comida (freezer).
A família pós-moderna que está se emancipando de tantos traços dos últimos séculos, ao tentar se defender das pressões e mazelas sociais, investe seus esforços para que a casa assuma funções seculares, como resguardo (privado) e trabalho (público). A diferença em relação aos séculos passados reside em alguns elementos como abertura das relações e menores idealização e resignação frente ao destino, que podem ser notadas na ampliação da capacidade de se permitir fazer escolhas.
Trecho retirado do site: http://awmueller.com/psicologia/velha-nova-familia.htm Acesso em: 08/02/2019
Fontes das imagens:
1 - Disponível em: https://unsplash.com/photos/oD5mRFO8nrM
Acesso em: 20/11/2018.
2 - Disponível em: https://unsplash.com/photos/8SwpPqFeoR4
Acesso em: 20/11/2018.
3 - Disponível em: https://unsplash.com/photos/aULhq90ydEk
Acesso em: 20/11/2018.
4 - Disponível em: https://unsplash.com/photos/jchfMCRsu6A
Acesso em: 20/11/2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Selecione pelo menos duas imagens do Contexto e entregue-as a cada um dos grupos de alunos. Caso não consiga imprimir, projete-as ou selecione imagens que se mostrem diferentes agrupamentos familiares de meados do século XX. Defina com os alunos aqueles que ficarão responsáveis por redigir as mudanças e as permanências em formato de legenda. A legenda pode ser única, mostrando aspectos importantes destes tempos. Instigue o grupo a registrar em detalhes que mostram como a sociedade atual se organiza, mas que sejam fiéis àqueles que permaneceram com o tempo.
Aspectos a ser observados e pontuados, caso necessário, durante as produções:
Há uma diminuição do número de filhos por casal nas últimas décadas.
Ver gráficos IBGE:
Há famílias chefiadas por mulheres na atualidade.
As fotos mostram que as famílias se reúnem em diferentes ocasiões.
O ideal de família, aquele que exerce o cuidado e zelo com o outro, ainda permanece.
É importante ressaltar que, na atualidade, o conceito de família foi ampliado para além dos laços sanguíneos e para além das relações de mãe, pai e filhos, que vivem num mesmo espaço. As famílias mostram multiplicidade e organização próprias, mantendo alguns valores, costumes e rituais tão significativos de outros tempos.
Para enriquecer este momento, você pode acessar o site sugerido para melhor orientar seus alunos: http://susansmof.blogspot.com/2017/10/artista-cria-releitura-de-quadros.html Acesso em: 08/02/2019
Ícone
https://www.flaticon.com/free-icon/group_745205 Acesso em: 08/02/2019
Sistematização
Orientações: Selecione pelo menos duas imagens do Contexto e entregue-as a cada um dos grupos de alunos. Caso não consiga imprimir, projete-as ou selecione imagens que se mostrem diferentes agrupamentos familiares de meados do século XX. Defina com os alunos aqueles que ficarão responsáveis por redigir as mudanças e as permanências em formato de legenda. A legenda pode ser única, mostrando aspectos importantes destes tempos. Instigue o grupo a registrar em detalhes que mostram como a sociedade atual se organiza, mas que sejam fiéis àqueles que permaneceram com o tempo.
Aspectos a ser observados e pontuados, caso necessário, durante as produções:
Há uma diminuição do número de filhos por casal nas últimas décadas.
Ver gráficos IBGE:
Há famílias chefiadas por mulheres na atualidade.
As fotos mostram que as famílias se reúnem em diferentes ocasiões.
O ideal de família, aquele que exerce o cuidado e zelo com o outro, ainda permanece.
É importante ressaltar que, na atualidade, o conceito de família foi ampliado para além dos laços sanguíneos e para além das relações de mãe, pai e filhos, que vivem num mesmo espaço. As famílias mostram uma multiplicidade e organização próprias, mantendo alguns valores, costumes e rituais tão significativos de outros tempos.
Para enriquecer este momento, você pode acessar o site sugerido para melhor orientar seus alunos: http://susansmof.blogspot.com/2017/10/artista-cria-releitura-de-quadros.html Acesso em: 08/02/2019
Ícone
https://www.flaticon.com/free-icon/group_745205 Acesso em: 08/02/2019
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word ; vídeo/áudio com orientações do professor; Whatsapp.
- Optativas: filmes, séries, documentários: Youtube, Zoom, Skype, Meet ou demais aplicativos de vídeo chamada.
Contexto
Um dos objetos do estudo de História nos Anos Iniciais é propiciar aos alunos momentos em que eles possam analisar, comparar e reconhecer que os indivíduos pertencentes a um grupo e a uma sociedade agem de acordo com a época e o lugar em que estão inseridos. Desta forma, inicie essa proposta enviando os slides por e-mail, Whatsapp ou Hangouts, junto com os questionamentos. Estipule uma data para o envio da conclusão da tarefa). Caso opte pela videoconferência, abre-se a possibilidade de discussão e conclusão sem a necessidade de registros. Siga as orientações definidas nesta etapa .
Caso seja necessário, instrua seus alunos sobre como criar e utilizar o e-mail. Envie a eles, pelo WhatsApp, um tutorial (disponível aqui).
Você pode pedir que, para esta aula, busquem fotos antigas da família onde possam perceber a organização familiar.
Problematização
Através de um vídeo ou áudio, informe aos alunos que o trabalho a ser desenvolvido nessa sequência didática visa favorecer a compreensão das mudanças e permanências nas relações familiares ao longo do tempo. Explique que a análise de imagens, vídeos e textos serão as fontes usadas para este estudo. Informe que será possível verificar que muitos hábitos e costumes que temos hoje foram contribuições de nossos ancestrais.
Envie aos alunos todos os documentos (impressos, fotografados) que estão disponibilizados nos planos e os que forem necessários para dinamizar a execução das atividades. Outra opção é apresentá-los à sua turma projetando-os na tela enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts ou Whastapp.
Como uma forma de adaptação, antes de apresentar o texto, proponha a discussão sobre o que os alunos entendem por FAMÍLIA e como é organizada a família de cada um (quantos membros, qual o papel de cada um membro nessa composição, se há divisão de tarefas domésticas e como ela é feita, dentre outros questionamentos que você achar pertinentes). Logo em seguida, dê sequência ao que é proposto nesta etapa do Plano.
Sistematização
Para a sistematização, é interessante que esta atividade seja dada com prazo para a execução completa, ou seja, enviando as imagens pelos recursos usados pela turma para que alunos façam as legendas e apresentem o trabalho concluído posteriormente. Combine com os alunos uma data para realizarem a apresentação da atividade pronta.
Se você achar compatível com sua realidade, utilize o recurso do Padlet para que os alunos façam o registro das legendas para as imagens, permitindo que essa atividade possa ser feita em grupos e não somente individualmente.
Caso deseje saber como criar uma reunião online pelo Hangouts/Meet (disponível aqui).
Caso deseje conhecer como funciona o Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Para envolver as famílias, proponha que os pais conversem com os filhos previamente sobre como eram as relações familiares, os casamentos e os papéis de cada membro da família antigamente, e como eles se apresentam nos dias de hoje. Essa conversa ajudará o aluno a elaborar opiniões sobre essas situações e, com isso, se sentirá mais tranquilo para expor ideias e contribuir para o aprendizado da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Soares
Mentor: Sara Villas
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos.
Objeto(s) de conhecimento: A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras.
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço com base na identificação de mudanças e permanências ao longo
do tempo.
Palavras-chave: Mudanças e permanências, sujeito histórico, família.
Curso sobre Educação Antirracista
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