Problematização - textos
Plano de Aula
Plano de aula: Maias - agricultores da antiguidade americana
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ocupação do campo a intervenções na natureza
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Projetor;
Atividades impressas;
Dicionário.
Material complementar:
- Trechos dos textos para a proposta da atividade de leitura (problematização), acesso em:
- Cartelas para o jogo: Colaborando (sistematização), acesso em:
- Regras do jogo (sistematização), acesso em:
Fontes das imagens:
- Mapa da localização da civilização Maia: Autor Sémhur, disponível em:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Maya_civilization_location_map-blank.svg. Acesso em: 16 jan. 2019.
- Mapa histórico dos territórios habitados por povos de língua maia, Por Yavidaxiu - Trabajo propio. Disponível no link:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Civiliza%C3%A7%C3%A3o_maia#/media/File:Mayas.png. Acesso em 20 jan. 2019.
- Representação do calendário Maia, Sandro Castelli, banco de imagens da NOVA ESCOLA. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/423/outros-calendarios-chines-islamico-e-maia. Acesso em: 06 jan. 2019.
Para você saber mais:
Este plano irá abordar um dos aspectos da população Maia, uma das mais importante civilizações do passado distante. A civilização Maia pertence a Mesoamérica, do período pré-colombiano. Sua população se estendeu por um vasto território e tinha na agricultura a base de sua economia. Esse será o aspecto que será abordado com maior ênfase. Entre os principais produtos que cultivavam estão o milho e o cacau. Conseguiram realizar o plantio em diferentes terrenos, superando e solucionando adversidades, entre elas a falta d’água e os declives.
Texto: Civilização Maia tinha um método sustentável para gerenciar. Núcleo de Pesquisa Arqueológica da UFRGS. Disponível no link:
http://www.ufrgs.br/nuparq/news/civilizacao-maia-tinha-metodo-sustentavel-para-gerenciar. Acesso em 16 jan. 2019.
O texto aborda um pouco da engenharia dos Maias para solucionar o problema da água para agricultura e abastecimento.
Texto: Descoberta de 6 mil construções revoluciona estudos sobre o povo Maia. Revista Galileu. Disponível no link:
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/09/descoberta-de-60-mil-construcoes-revoluciona-estudos-sobre-povo-maia.html. Acesso em 16 jan. 2019.
O texto aborda a formação e organização da população Maia.
Texto: Maias. Escola Kids Uol. Disponível no link:
https://escolakids.uol.com.br/historia/maias.htm. Acesso em 26 jan. 2019.
De forma simples e clara o texto aborda diversos aspectos da população Maia.
Texto: Maias. Só História. Aborda a formação e organização da população Maia. Disponível no link:
https://www.sohistoria.com.br/ef2/maias/. Acesso em 16 jan. 2019.
O texto aborda a formação e organização da população Maia.
Texto: Maias: descubra a civilização mais avançada da América Latina. Hipercultura. Disponível no link:
https://www.hipercultura.com/civilizacao-maia/. Acesso em 16 jan. 2019.
O texto apresenta a formação, as fases, a cultura, as invenções e outros aspectos da população Maia.
Texto: Mistérios e tecnologia avançada dos Maias encantam o mundo. Revista Globo Rural. Disponível no link:
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/09/misterios-e-tecnologia-avancada-dos-maias-encantam-o-mundo-ate-hoje.html. Acesso em 26 jan. 2019.
O texto mostra como era avançada a tecnologia Maia utilizada na agricultura para aquele tempo.
FAPESP. Barragem dos Maias. Disponível no link:
http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/08/10/barragem-dos-maias/. Acesso em 26 jan. 2019.
O texto aborda e ilustra a engenharia dos povos Maias na cidade e Tikal para solucionar o problema da água.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e faça a leitura coletiva. Indague o que a turma entende do termo: população. Utilize o dicionário se a turma tiver dificuldade para entender o termo. Convide um aluno para ler para a turma o significado da palavra no dicionário. Chame a atenção dos alunos para duas definições mais adequados para esse momento: segundo o dicionário Aurélio “população” significa “pessoas que vivem num determinado lugar; conjunto de seres humanos que possuem uma característica particular”.
Pergunte para a turma qual seriam as características comuns da população Maia. Valide ou informe que entre as características comuns dessa população estavam a língua e os costumes. Leia novamente para a turma o objetivo da aula. Questione a turma sobre a importância da agricultura para a população Maia. Registre as hipóteses da turma no quadro.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Apresente para a turma a imagem da representação do calendário por meio do slide, de um cartaz ou cópia. Oriente que a observem atentamente e relate brevemente o que chama a atenção. Pergunte o que pensam que a imagem representa. Provoque o grupo a fazer a relação da imagem com o objetivo da aula.
Informe que a imagem representa um dos calendário da antiga população Maia. Indague a turma sobre o uso do calendário em suas casas. Peça que citem alguns exemplos, há vários: aniversários, consulta, troca de gás, etc. Informe que um dos usos deste calendário pela antiga população Maia era auxilia a agricultura. Pergunte para a turma qual seria a utilidade dele na agricultura para eles. Esclareça que o calendário era utilizado para ajudar nas datas de plantio, de cuidados e de colheita.
Informe que a cada povo tem suas formas de marcar o tempo que atende às suas necessidade. O calendário deles são todos bem parecidos atualmente. No tempo em que seus avós eram crianças, com certeza eram bem diferentes. Calendários de outros povos hoje são diferentes dos nossos. A antiga população Maia possuía diversos calendários. Esse calendário é o HAAB, um calendário solar que embora a aparência e a forma seja diferente do nosso, tem alguns pontos semelhantes.
Estimule a turma a levantar hipóteses das semelhanças do calendário Maia HAAB, com o nosso. Informe que entre as semelhanças estão: a organização em meses e dias e a quantidade de dias 365. Informe que um ponto diferente é a quantidade de dias de cada mês, o calendário maia tem 18 meses e apenas 20 dias em cada mês. Ele tem 5 dias que ficam fora do meses, considerados dias que não dão sorte.
Peça que a turma retome oralmente, com suas palavras, o objetivo da aula. Retome que o calendário HAAB ajudava na agricultura, e que os estudantes irão saber um pouco mais sobre a agricultura dessa população.
Fonte da imagem:
Representação do calendário Maia, Sandro Castelli, banco de imagens da NOVA ESCOLA. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/423/outros-calendarios-chines-islamico-e-maia. Acesso em: 06 jan. 2019.
Contexto
Orientações:
Apresente para a turma o mapa, projete ou faça um cartaz. Chame a atenção para a localização. Pergunte onde a civilização localizava-se.
Faça a comparação com o mapa das Américas em segundo plano. Peça que identifiquem a América do Sul, onde se localiza o Brasil.
Provoque a turma para identificarem as outras duas Américas, para que percebam que a civilização Maia localizava-se na região que foi nomeada muito tempo depois como América Central, ao norte de onde hoje estão os seguintes países: sul do México, Belize, Guatemala, partes de Honduras e de El Salvador.
Esclareça que a população Maia se estendia pelo vasto território e se reunia em algumas localidades formando cidades-Estados. Esclareça que cidades-Estados são cidades independentes com governos próprios e autônomos.
Fonte da Imagem:
Mapa da localização da civilização Maia: Autor Sémhur, disponível em:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Maya_civilization_location_map-blank.svg. Acesso em: 16 jan. 2019.
Para você saber mais:
Este plano irá abordar um dos aspectos da população Maia, uma das mais importante civilizações do passado distante. A civilização Maia pertence a mesoamérica, do período pré-colombiano. Sua população se estendeu por um vasto território e tinha na agricultura a base de sua economia, esse será o aspecto que será abordado com maior ênfase. Entre os principais produtos que cultivavam estão o milho e o cacau. Conseguiram realizar o plantio em diferentes terrenos, superando e solucionando adversidades, entre elas a falta d’água e os declives.
FAPESP. Barragem dos Maias. Disponível no link:
http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/08/10/barragem-dos-maias/. Acesso em 26 jan. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Mantenha a turma nos grupos. Informe que irão ver alguns pontos sobre a população Maia. Apresente as imagens do slide, faça um cartaz ou escreva no quadro. Faça a leitura coletiva dos textos explicativos. A cada informação convide um aluno para comentar. Esclareça as dúvidas e faça reflexões se for necessário para melhor compreensão.
Fonte da imagem:
Mapa histórico dos territórios habitados por povos de língua maia, Por Yavidaxiu - Trabajo propio. Disponível no link:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Civiliza%C3%A7%C3%A3o_maia#/media/File:Mayas.png. Acesso em 20 jan. 2019.
Para você saber mais:
Este plano irá abordar um dos aspectos da população Maia, uma das mais importante civilizações do passado distante. A civilização Maia pertence a Mesoamérica, do período pré-colombiano. Sua população se estendeu por um vasto território e tinha na agricultura a base de sua economia, esse será o aspecto que será abordado com maior ênfase. Entre os principais produtos que cultivavam estão o milho e o cacau. Conseguiram realizar o plantio em diferentes terrenos, superando e solucionando adversidades, entre elas a falta d’água e os declives.
FAPESP. Barragem dos Maias. Disponível no link:
http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/08/10/barragem-dos-maias/. Acesso em 26 jan. 2019.
Problematização
Orientações: Organize a turma em 04 grupos. Informe que os grupos irão realizar uma proposta de leitura sobre o tema e posteriormente terão que elaborar duas perguntas sobre o que aprenderam, a partir da leitura e também do que já foi discutido até o momento. Entregue a atividade com os trechos de textos para os grupos e informe o tempo que terão para realizar a proposta.
Disponibilize um dicionário para cada grupo e oriente para que o utilize quando não conseguirem entender uma palavra utilizando o contexto.
Durante o processo circule nos grupos, esclareça as dúvidas, leia as perguntas que forem elaboradas e faça apontamentos e reflexões se forem necessário.
Entregue as cartelas para que os grupos transcrevem as questões para serem utilizados no jogo. Abra espaço para os grupos socializarem oralmente os textos lidos com a turma. Para encerrar, realize um fechamento destacando alguns pontos relevantes. Complemente as informações importantes utilizando o slide seguinte.
Trechos dos textos para a proposta da atividade, acesso em:
Acesso aos textos na íntegra:
Texto: Civilização Maia tinha um método sustentável para gerenciar. Núcleo de Pesquisa Arqueológica da UFRGS. Disponível no link:
http://www.ufrgs.br/nuparq/news/civilizacao-maia-tinha-metodo-sustentavel-para-gerenciar. Acesso em 16 jan. 2019.
O texto aborda um pouco da engenharia dos Maias para solucionar o problema da água para agricultura e abastecimento.
Texto: Descoberta de 6 mil construções revoluciona estudos sobre o povo Maia. Revista Galileu. Disponível no link:
O texto aborda a formação e organização da população Maia.
Texto: Maias. Escola Kids Uol. Disponível no link:
https://escolakids.uol.com.br/historia/maias.htm. Acesso em 26 jan. 2019.
De forma simples e clara o texto aborda diversos aspectos da população Maia.
Texto: Maias. Só História. Aborda a formação e organização da população Maia. Disponível no link:
https://www.sohistoria.com.br/ef2/maias/. Acesso em 16 jan. 2019.
O texto aborda a formação e organização da população Maia.
Texto: Maias: descubra a civilização mais avançada da América Latina. Hipercultura. Disponível no link:
https://www.hipercultura.com/civilizacao-maia/. Acesso em 16 jan. 2019.
O texto apresenta a formação, as fases, a cultura, as invenções e outros aspectos da população Maia.
Texto: Mistérios e tecnologia avançada dos Maias encantam o mundo. Revista Globo Rural. Disponível no link:
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/09/misterios-e-tecnologia-avancada-dos-maias-encantam-o-mundo-ate-hoje.html. Acesso em 26 jan. 2019.
O texto mostra como era avançada a tecnologia Maia utilizada na agricultura para aquele tempo.
Problematização
Orientações:
Apresente o slide, projete ou faça um cartaz. Realize a leitura dos pontos. É importante deixar claro para a turma que a agricultura era muito importante porque era a base da economia. Por meio do plantio de alguns produtos, eles se alimentavam e comercializavam entre as cidades.
Entre os produtos que cultivavam, o milho era um dos mais importantes pois era utilizado na alimentação como o brasileiro utiliza o arroz e o feijão.
Para poderem plantar nas diversas condições dos terrenos (elevados, irregulares, etc) e de ambientes (secos, encharcados) eles desenvolveram diversas técnicas que precisam ser destacadas: drenagem de pântanos, irrigação, rotatividade de culturas, plantações em terraços. Comercializavam entre as cidades diversos produtos entre eles alimentos e tecidos, por isso o algodão era um dos principais produtos cultivados. Realizavam o comércio por meio de troca de produtos. Eram povos que se fixaram no local devido a necessidade (sedentários), e quando todas as técnicas não eram suficientes para que tivessem condições de plantar, com o esgotamento do solo ou as condições do meio forem muito adversas, eles procuravam outro local para morar.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
A turma deverá continuar nos grupos. Informe-os que irão saber um pouco mais sobre a população Maia de uma forma mais lúdica por meio do Jogo “Colaborando”, utilizando as questões que os grupos elaboraram.
Veja se eles conhecem o jogo.
Esclareça que o jogo será realizado em grupos, que deverão ser nomeados ou numerados. Apresente as regras do jogo projetando o slide, ou faça um cartaz. Faça a leitura coletiva das regras e tire as possíveis dúvidas. Combine com a turma a ordem dos grupos. Inicie o jogo. Gerencie as jogadas e anote os pontos na lousa.
Ao término, faça um fechamento retomando os pontos mais relevantes ou que forem mais necessários conforme observação das discussões dos grupos.
Cartelas para o jogo: Colaborando, acesso em:
Regras do jogo, acesso em:
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; e-mail; Whatsapp; dicionário físico/virtual.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é reconhecer que a agricultura era um fator importante para a população Maia. Converse com os alunos através de uma videoconferência pelo WhatsApp do grupo da turma. Siga a sequência de orientações proposta. Para que os alunos compreendam os significados de algumas palavras dos textos trabalhados, instrua-os a emo dicionário físico ou virtual (internet). Você pode optar por fazer essa etapa de forma assíncrona, enviando todo o material para os alunos através da entrega na escola, do e-mail ou pelo Classroom, junto com as orientações de observação e os questionamentos para análise da imagem. Envie o link do mapa com a localização da civilização Maia para os alunos através do Whatsapp da turma.
Envie os links que poderão dar mais informações sobre a civilização e o calendário maia. Link 1 (disponível aqui) e link 2 (disponível aqui).
Problematização
Siga as orientações definidas para esta etapa. Envie todo o material para os alunos.
A atividade com os textos pode ser feita através do Whastapp, visto que os alunos já estarão com o material, e ser executada em grupo ou individualmente.
Sistematização
Siga as orientações propostas. Altere esta proposta de forma que você escolha quem irá fazer a pergunta (que elaboraram na etapa de Problematização). No momento da resposta, para que a atividade fique mais dinâmica e colaborativa, pense na ideia de réplica (ou complemento da resposta).
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que os familiares joguem o jogo Colaborando, partindo das cartelas feitas pelo filho e, se necessário, confeccionando mais cartelas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Cristiane de Oliveira Moura
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Circulação de pessoas, produtos e culturas
Objeto (s) de conhecimento: A circulação de pessoas e as transformações no meio natural
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.
Palavras-Chave: Maias; agricultura primitiva; povos pré-colombianos.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA