Contexto (imagens)
Plano de Aula
Plano de aula: Imigração alemã para o Brasil nos séculos XIX e XX
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fluxos populacionais
Por: Aline Soares Silva
Sobre este plano
Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Imagens sugeridas no material complementar impressas, papel kraft 1mx1m, canetinha hidrocor, papéis coloridos e cartas do jogo impressas.
Material complementar:
Imagens contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gzAJDrQSaYvP7dGhYNV7GXFj4hnbQjFusbACEx9T3Bc4haSZQufyktBEUt85/his4-10uns03-contexto-imagens.pdf
Cartas problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/68fTjHyMFXPCCpSSfHuM6yk8ZWnmhAvhwuxnZunZDVTqD3GqFZ7dkUYBjFjP/his4-10und03-problematizacao-cartas.pdf
Gráfico problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dPYCZk8tUvMWJeqnbrBducdsrm7Sb5FmDpWfYxjHmajWNqGU9fu6FxpZnpbY/his4-10und03-problematizacao-grafico.pdf
Para você saber mais: Acesse o site do IBGE: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/alemaes.html
Acesso em: 07/04/2019
http://sites.rootsweb.com/~brawgw/alemanha/Projeto_imigracao_alema.htm
Acesso em: 07/04/2019
Para mais informações sobre a imigração alemã, acesse: http://www.rodrigotrespach.com/imigracao-alema-no-brasil/
Acesso em: 07/04/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre os processos migratórios ocorridos no Brasil ao longo do tempo.
Peça para que reflitam se conhecem pessoas que descendem dos imigrantes alemães e se já ouviram histórias sobre eles.
Peça para que pensem se a chegada desse povo impactou na formação do povo brasileiro. Possibilite aos alunos que levantem hipóteses sobre os povos que migraram para o Brasil nesse período.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Organize a turma em grupos de 6 integrantes e entregue uma imagem impressa para cada grupo. Peça para que analisem e façam uma breve apresentação oral do que veem. Nesse momento os alunos devem descrever as imagens.
As imagens podem ser impressas aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gzAJDrQSaYvP7dGhYNV7GXFj4hnbQjFusbACEx9T3Bc4haSZQufyktBEUt85/his4-10uns03-contexto-imagens.pdf
Na sequência, indague o grupo sobre a origem da festa mostrada no slide. É provável que não reconheçam, por não se tratar de uma festa difundida em todo o Brasil.
2 - Questione o grupo:
- Você já parou para pensar sobre a origem de algumas festas brasileiras?
- De onde vieram? Por que são comemoradas?
- Será que vieram de algum lugar de fora do Brasil?
- Você conhece a festa mostrada no slide?
- Já ouviu falar dessa festa? É um festejo típico brasileiro?
- Quais povos que você conhece que migraram para o Brasil?
- O que motivou essa vinda?
3- Explore ao máximo as hipóteses levantadas pelo grupo a fim de que identifiquem os povos alemães e percebam como a chegada de imigrantes enriqueceu culturalmente o Brasil. (Caso você tenha trabalhado a aula sobre imigração italiana, os alunos terão bons argumentos durante a discussão).
4- É esperado que os alunos identifiquem os povos alemães pelos traços físicos e roupas típicas usadas em festas. Caso não reconheçam, faça perguntas sobre os povos europeus que migraram para o Brasil a fim de que levantem mais possibilidades. Explique ao grupo que muitos grupos migraram para o Brasil, principalmente após o século XIX, por diferentes motivos e que portanto é importante compreender os motivos que trouxeram esses povos até aqui e como sua vinda impactou a nossa sociedade.
5 - Ao final explique ao grupo que esta é uma festa tradicional alemã que é comemorada no Sul do Brasil, durante o mês de outubro.
Imagem 1 - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/66/Hacker-Pschorr_Oktoberfest_Girl_Remix.jpg
Acesso em 07/04/2019
Imagem 2 - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6f/Brazilian_Oktoberfest_-_Queen.jpg
Acesso em 07/04/2019
Acesso em 07/04/2019
Imagem 4 - https://commons.wikimedia.org/wiki/Oktoberfest_in_Brazil#/media/File:Desfile_Oktoberfest.jpg
Acesso em 07/04/2019
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Projete o slide que mostra o jogo a ser realizado. Explique aos alunos que cada grupo receberá uma carta que conta da chegada dos alemães no Brasil. Explique que os grupos possuem informações distintas e para isto é preciso observar as regras para que cada mural seja feito da forma adequada. Caso você tenha mais de 30 alunos na sala, faça grupos com 7 integrantes, se tiver menos alunos faça grupos menores e redistribua as funções.
As cartas podem ser impressas aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/68fTjHyMFXPCCpSSfHuM6yk8ZWnmhAvhwuxnZunZDVTqD3GqFZ7dkUYBjFjP/his4-10und03-problematizacao-cartas.pdf
1 - O jogo:
Serão distribuídas 5 cartas com informações distintas sobre os alemães no Brasil, porém cada grupo receberá apenas uma carta. Para que os grupos coletem todas as informações das 5 cartas, eles devem se subdividir.
Dessa forma a organização sugerida é:
- 2 alunos ficam responsáveis por passar nos grupos vizinhos para coletar as outras informações;
- 2 alunos ficam responsáveis pela organização das informações num formato de rascunho, observando se as ideias e se a organização dos acontecimentos está coerente;
- 2 alunos ficam responsáveis pelo registro das informações e ilustração no mural.
2 - O mural deve contemplar as informações que constam no slide:
? Quando os alemães vieram?
? Por que vieram?
? Onde se alojaram?
? Como vivem hoje?
? Eles impactaram a região? Como?
3 - Com os papéis definidos e as cartas distribuídas oriente os grupos na busca de informações e na composição dos murais. Passe por cada grupo fazendo perguntas, sugerindo formatos, questionando registros, etc.
Diga aos alunos que podem construir uma linha do tempo, podem desenhar ou usar as imagens das cartas para compor seu mural.
Eles não podem ficar com as cartas de outros grupos, mas podem consultá-las sempre que necessário. Devem escrever as informações à partir de seu entendimento, já que cada grupo só poderá ter uma carta. É preciso reelaborar as informações obtidas com os grupos vizinhos.
4 - Para auxiliá-los na elaboração, deixe projetado ou imprima o gráfico que mostra os período de migração no slide 6.
Você pode imprimir aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dPYCZk8tUvMWJeqnbrBducdsrm7Sb5FmDpWfYxjHmajWNqGU9fu6FxpZnpbY/his4-10und03-problematizacao-grafico.pdf
5 - Oriente em relação ao tempo de organização e ao final diga que os murais serão apresentados aos demais grupos.
Para você saber mais:
Pesquise o site para saber sobre a imigração alemã: http://sites.rootsweb.com/~brawgw/alemanha/Projeto_imigracao_alema.htm
Acesso em: 07/04/2019
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Projete o slide que mostra o jogo a ser realizado. Explique aos alunos que cada grupo receberá uma carta que conta da chegada dos alemães no Brasil. Explique que os grupos possuem informações distintas e para isto é preciso observar as regras para que cada mural seja feito da forma adequada. Caso você tenha mais de 30 alunos na sala, faça grupos com 7 integrantes, se tiver menos alunos faça grupos menores e redistribua as funções.
As cartas podem ser impressas aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/68fTjHyMFXPCCpSSfHuM6yk8ZWnmhAvhwuxnZunZDVTqD3GqFZ7dkUYBjFjP/his4-10und03-problematizacao-cartas.pdf
1 - O jogo:
Serão distribuídas 5 cartas com informações distintas sobre os alemães no Brasil, porém cada grupo receberá apenas uma carta. Para que os grupos coletem todas as informações das 5 cartas, eles devem se subdividir.
Dessa forma a organização sugerida é:
- 2 alunos ficam responsáveis por passar nos grupos vizinhos para coletar as outras informações;
- 2 alunos ficam responsáveis pela organização das informações num formato de rascunho, observando se as ideias e se a organização dos acontecimentos está coerente;
- 2 alunos ficam responsáveis pelo registro das informações e ilustração no mural.
2 - O mural deve contemplar as informações que constam no slide:
? Quando os alemães vieram?
? Por que vieram?
? Onde se alojaram?
? Como vivem hoje?
? Eles impactaram a região? Como?
3 - Com os papéis definidos e as cartas distribuídas oriente os grupos na busca de informações e na composição dos murais. Passe por cada grupo fazendo perguntas, sugerindo formatos, questionando registros, etc.
Diga aos alunos que podem construir uma linha do tempo, podem desenhar ou usar as imagens das cartas para compor seu mural.
Eles não podem ficar com as cartas de outros grupos, mas podem consultá-las sempre que necessário. Devem escrever as informações à partir de seu entendimento, já que cada grupo só poderá ter uma carta. É preciso reelaborar as informações obtidas com os grupos vizinhos.
4 - Para auxiliá-los na elaboração, deixe projetado ou imprima o gráfico que mostra os período de migração no slide 6.
Você pode imprimir aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dPYCZk8tUvMWJeqnbrBducdsrm7Sb5FmDpWfYxjHmajWNqGU9fu6FxpZnpbY/his4-10und03-problematizacao-grafico.pdf
5 - Oriente em relação ao tempo de organização e ao final diga que os murais serão apresentados aos demais grupos.
Para você saber mais:
Pesquise o site para saber sobre a imigração alemã: http://sites.rootsweb.com/~brawgw/alemanha/Projeto_imigracao_alema.htm
Acesso em: 07/04/2019
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Peça aos alunos que apresentem suas produções e coloque os murais expostos nas paredes da sala para que os colegas transitem entre eles.
É esperado que os alunos tenham conseguido coletar todas as informações. Caso algum mural não tenha as informações solicitadas, peça aos alunos que completem-no de acordo com algum sugerido.
Aproveite o momento para dizer dos períodos migratórios exposto no gráfico, da crise européia no século XIX que trouxe tantos imigrantes para o Brasil e como a vinda desses povos contribuiu para a construção da diversidade cultural brasileira.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam o processo migratório dos alemães para o Brasil e o impacto, social e cultural na região sul do país Converse com eles através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma sobre o Objetivo desta aula.
Siga a sequência de orientações com os questionamentos propostos. Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos, orientações e links) para executar essa etapa, com as devidas orientações que se fizerem necessárias.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações e links) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou postado no Classroom.
Para executar a atividade proposta, você poderá adaptar de duas formas:
1ª opção - Trabalho Individual
Nesta modalidade, você deverá enviar aos alunos 2 cartas e eles deverão buscar as informações necessárias para completar o “quebra-cabeça” da vinda dos alemães para o Brasil:
- Quando os alemães vieram?
- Por que vieram?
- Onde se alojaram?
- Como vivem hoje?
- Eles impactaram a região? como?
Oriete-os a buscarem essas informações usando quaisquer recursos disponíveis: internet, material didático, a sua orientação.
Eles poderão montar, no caderno ou em uma folha sulfite, um quadro (podem usar as imagens das cartas), construir uma linha do tempo, desenhar ou escrever um texto onde responderão todas as perguntas da atividade.
2ª opção: - Mural colaborativo
Nesta modalidade, você poderá usar os recursos digitais Padlet, Google Apresentações, Google Doc ou PowerPoint. Envie para os alunos e, de forma individual, a carta com o tema que cada um deverá buscar mais informações e contribuir para a construção do mural/página. Eles deverão analisar a carta recebida, buscar mais informações e elaborar um pequeno texto para incluir no mural/página.
Para as duas modalidades, você deve enviar todas as orientações e materiais de apoio que achar necessários e que poderão auxiliar os alunos na elaboração do trabalho. Agende uma data para a entrega do trabalho concluído.
Se coloque ao dispor pelo maior tempo possível, para orientá-los durante a execução da atividade.
Sistematização
A apresentação do trabalho dependerá da modalidade escolhida por você.
Trabalho individual: o aluno poderá entregar na escola, enviar por e-mail, tirar foto e encaminhar, anexar no Classroom - se for utilizado pela escola-, ou encaminhar por Whatsapp.
Mural colaborativo: você poderá agendar uma videoconferência para apresentação dos trabalhos e abrir uma discussão dando continuidade às orientações desta etapa do Plano.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que a família acesse o link (disponível aqui), para juntos conhecerem mais sobre a imigração alemã no Rio Grande do Sul: navegando neste site, eles poderão conhecer histórias, museus, e a cultura alemã que contribuiu com a ocupação do sul do país.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Soares
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As questões históricas relativas às migrações
Objeto (s) de conhecimento: "Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos. Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil. As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960"
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
Palavras Chave: Migrações; imigrantes alemães; cultura brasileira; região Sul
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA