Problematização (atividade em grupo)
Plano de Aula
Plano de aula: Expressões Rupestre - registro do passado distante
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Nomadismo e fixação das primeiras comunidades humanas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI04 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Dicionário;
Cópias impressas dos materiais sugeridos;
Mapa do Brasil;
Lápis de escrever e borracha;
Lápis de cor, giz de cera ou outro material para desenho.
Material complementar:
- Atividade para análise em grupos (problematização), acesso em:
- Atividade para análise em grupos (sistematização), acesso em:
Fontes das imagens:
- Rocha. Wikipedia. Disponível em:
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Rocha#/media/File:Quartzite.jpg>. Acesso em: 16 dez. 2018.
- Sítio Arqueológico XiqueXique - RN em 2009. Diogo Sergio, CC BY-SA 4.0. Wikimedia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35459907>. Acesso em 07 dez. 2018.
- Ficheiro derivado de Serra da Capivara. Several Paintings 2.jpg, CC BY-SA 3.0. Wikimedia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=29962386>. Acesso em 07 dez. 2018.
- Caverna. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Caverna#/media/File:Thurston_Lava_Tube.jpg>. Acesso em: 16 dez. 2018.
- Localização dos sítios de arte rupestre Patrimônio Mundial. In: SANTOS, G.A.X.J. Patrimônio na Pedra: gestão e preservação dos sítios de arte rupestre da Zona Arqueológica de Taperuaba - Sobral-CE. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural). IPHAN, Rio de Janeiro, 2016. p. 28. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Dissertacao_Getulio_Santos.pdf>. Acesso em: 07 dez. 2018.
- Mapa de localização Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí, Brasil. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Disserta%2B%C2%BA%2B%C3%BAo%20Carolina%20Francisca%20Marchiori%20da%20Luz.pdf>. Acesso em: 08 dez. 2018.
Para você saber mais:
Essa proposta traz um olhar para os registros rupestre, que são manifestações artísticas realizadas pelos povos do passado bem distante. O termo rupestre refere-se ao suporte em que as produções eram feitas, (“ rupestre” quer dizer “gravado ou traçado na rocha, na pedra”). A ênfase será nas possíveis origens desses registros e sua grande importância enquanto vestígio arqueológico e fonte para investigações históricas sobre estes povos.
ARTE RUPESTRE. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo5354/arte-rupestre>. Acesso em: 25 Nov. 2018.
COSTA, T.A.P. Relação entre grafite, pichação e Arte Rupestre. Disponível em:
<https://nova-historia0.webnode.com/products/relacao-entre-grafite-pichacao-e-arte-rupestre/>. Acesso em: 28 nov. 2018.
OLEQUES, L. C. Arte rupestre. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/artes/arte-rupestre/>. Acesso em: 07 dez. 2018.
OLIVEIRA, A. R. Arte Rupestre. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jgptsj8w18w>. Acesso em: 25 nov. 2018.
Pintura Rupestre. Portal da Arte. Disponível no link: <http://www.portaldarte.com.br/pinturarupestre.htm#rupestres>. Acesso em: 28. nov. 2018.
Uhug – Na Serra da Capivara – Marco Bravo. 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?+t=5&v=GvwW0uRNQZ8>. Acesso em: 06 dez. 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula para a turma. Faça a leitura conjunta.
Indague se alguém imagina que tempo são esses e quais tipos de registros realizavam.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Organize a turma em pequenos grupos, pense na divisão dos grupos de forma que possam contribuir uns com os outros.
Apresente a imagem de um grafite para a turma. Você pode projetar ou apresentar em um cartaz.
Convide um deles para ler as questões presentes no slide. Após a leitura abra para que possam comentar e levantar suas hipóteses.
Espera-se que percebam que a maioria é feita no espaço urbano (parede, prédio, viadutos, pontes, etc.) e que pretendem comunicar algo, expressar um sentimento ou uma ideia.
Provoque a turma a pensarem sobre os registros dos povos do passado: para que realizavam e onde. Levante rapidamente com o grupo os possíveis suportes em que eles poderiam utilizar. Ajude o grupo a considerar que no passado distante os únicos suportes e materiais disponíveis eram elementos naturais. Se a turma não mencionar as rochas ou pedras, pergunte se seria possível que esses povos do passado bem distante pudessem usá-las para fazer registro. Se mencionaram indague como seriam nomeados esses registros. Em seguida apresente o próximo slide para compreenderem o termo rupestre.
Como adequar à sua realidade: Se na sua localidade ou região existir alguma produção de arte grafite substitua a imagem apresentada por uma mais familiar.
Para você saber mais:
Relação entre grafite, pichação e Arte Rupestre, disponível no link:
https://nova-historia0.webnode.com/products/relacao-entre-grafite-pichacao-e-arte-rupestre/. Acesso em 28 nov. 2018.
Contexto
Orientações: Apresente para a turma o diagrama por meio do slide, cartaz ou por meio de outro recurso escolhido.
Peça para a turma realizar a leitura individual. Convide um voluntário para realizar a leitura e comentar.
Ajude o grupo a compreender o significado da palavra rupestre. Esclareça que o termo registro compreende diferentes formas de expressões, entre elas as pinturas e gravuras. Informe que na aula irão saber mais sobre os registros dos povos do passado distante.
Fonte da Imagem:
Rocha. Wikipedia. Disponível em:
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Rocha#/media/File:Quartzite.jpg>. Acesso em: 16 dez. 2018.
Para você saber mais:
ARTE RUPESTRE. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo5354/arte-rupestre>. Acesso em: 25 Nov. 2018.
Pintura Rupestre. Portal da Arte. Disponível no link: <http://www.portaldarte.com.br/pinturarupestre.htm#rupestres>. Acesso em: 28. nov. 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: A turma continuará nos pequenos grupos. Apresente as imagens em um cartaz, retroprojetor ou leia na folha. Informe que irão realizar uma proposta de leitura de imagens e texto em grupos.
Faça a leitura coletiva das questões que estão na folha da atividade e oriente a turma a refletir no grupo, levantar hipóteses e registrar na folha.
Informe o tempo que terão para realizar essa ação. Circule entre os grupos durante a realização da atividade.
Fique atento às discussões e, se necessário ajude-os a levantar as hipóteses sobre a situação representada por meio da observação dos elementos registrados.
Antes da socialização faça um combinado: cada grupo deve socializar acrescentando sempre informações novas. Inicie esse momento pela análise das imagens e em seguida faça as reflexões do texto.
Atente-se às colocações dos grupos, destaque as falas que considerar relevantes. Se necessário, chame os demais grupos a se colocarem para refletir ou discutir as questões que não foram bem compreendidas ou que considerarem necessárias diante das observações feitas no acompanhamento do processo de reflexão dos grupos. Provoque a turma com novas perguntas.
Espera-se que os grupos tenham refletido sobre a composição das produções e suas possíveis intenções. As hipóteses são de que no geral elas são compostas de desenhos, traços e sinais. Representam plantas, animais ou pessoas no seu cotidiano, no ambiente em situações de “dança”, caça e alimentação. As expressões artísticas rupestres são compostas de desenhos, símbolos e sinais.
Detenha mais tempo nas duas últimas questões.
Faça-os perceber que não há uma interpretação “verdadeira” sobre o que essas imagens representam, e que assim como eles, o que os pesquisadores e arqueólogos fazem é levantar hipóteses a partir dos vestígios, sendo registros rupestres um deles.
Chame a atenção para os autores das produções. Os povos que utilizavam ou habitavam as cavernas e deixavam seus registros nas rochas nos lugares mais seguros. Levante no grupo quais seriam esses lugares (as cavernas). Para que eram utilizados esses lugares por esses povos?
Espera-se que possam perceber que as cavernas eram lugares que proporcionavam segurança e proteção. Serviam como abrigo momentâneo, de passagem, para rituais, entre outros.
Levante quais os motivos que os grupo teriam para mudar de local, considerando as questões da natureza (clima, subsistência, animais, etc.)
Questões que estão na proposta de atividade a ser realizada em grupo:
- Local em que a obra foi realizada?
- Quais elementos aparecem?
- Situação em que a obra possivelmente representa.
- Os registros foram realizados pelas mesmos grupos humanos? Justifique.
Atividade para análise em grupos, acesso em:
Fonte das Imagens:
Sítio Arqueológico XiqueXique - RN em 2009. Diogo Sergio, CC BY-SA 4.0. Wikimedia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35459907>. Acesso em 07 dez. 2018.
Ficheiro derivado de Serra da Capivara. Several Paintings 2.jpg, CC BY-SA 3.0. Wikimedia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=29962386>. Acesso em 07 dez. 2018.
Como adequar à sua realidade: Se a cidade ou região tiver um sítio arqueológico seria interessante dar ênfase e substituindo inclusive as imagens.
Para você saber mais:
OLEQUES, L. C. Arte rupestre. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/artes/arte-rupestre/>. Acesso em: 07 dez. 2018.
OLIVEIRA, A. R. Arte Rupestre. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jgptsj8w18w>. Acesso em: 25 nov. 2018.
<title> Problematização
Problematização
Orientações:
A turma deverá continuar nos grupos. Apresente as imagens dos mapas em um cartaz ou no retroprojetor. Oriente e motive a turma a realizar a leitura das imagens. Chame a atenção para as informações que trazem.
Informe que a UNESCO reconhece alguns sítios de Arte Rupestre como Patrimônio da Humanidade, converse com eles sobre o que representa ser patrimônio da humanidade e o que quer dizer o termo sítio, neste contexto. Ajude a turma a relacionar com os sítios que alguns conhecem e que tem de uma variedade de coisas.
Chame a atenção da turma para o mapa-mundi que mostra a localização dos sítios arqueológicos mundiais que são considerados patrimônio.
Incentive o grupo a dizer o motivo da importância desses locais. Informe que apenas quatro sítios arqueológicos de Arte Rupestre estão localizados na América, entre eles o Parque Nacional da Serra da Capivara.
Espera-se que a turma perceba que os registros rupestres fazem parte de um passado bem distante do qual não temos outras informações além do que os arqueólogos têm encontrado por meio de suas fontes históricas sendo esses registros uma delas. os sítios são lugares em que há inúmeras dessas fontes, elas possibilitam com que se possa saber um pouco mais dessa passado dos seres humanos. Eles são resultados das ações humanas de valor histórico imensurável e insubstituível.
Fonte das imagens:
Localização dos sítios de arte rupestre Patrimônio Mundial. In: SANTOS, G.A.X.J. Patrimônio na Pedra: gestão e preservação dos sítios de arte rupestre da Zona Arqueológica de Taperuaba - Sobral-CE. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural). IPHAN, Rio de Janeiro, 2016. p. 28. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Dissertacao_Getulio_Santos.pdf>. Acesso em: 07 dez. 2018.
Mapa de localização Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí, Brasil. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Disserta%2B%C2%BA%2B%C3%BAo%20Carolina%20Francisca%20Marchiori%20da%20Luz.pdf>. Acesso em: 08 dez. 2018.
Para você saber mais:
Parque Nacional Serra da Capivara, acesso no link: http://www.fumdham.org.br/
"Uhug – Na Serra da Capivara" – Marco Bravo https://www.youtube.com/watch?+t=5&v=GvwW0uRNQZ8
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Essa proposta será realizada nos pequenos grupos. Retome rapidamente com a turma o que viram sobre os registros rupestres: o que podem representar e as situações em que podem ter sido criados.
Informe a proposta de atividade e o tempo que terão para realizá-la em grupos. Circule nos grupos durante o processo de realização. Perceba as reflexões e intervenha se for necessário ajudando o grupo na compreensão por meio de questionamentos e informações.
Faça a socialização e apreciação das produções dos grupos. Na apreciação das produções, a turma deverá compartilhar com os demais o que elaboraram e justificar a produção.
Informe que as produções serão exposta para a comunidade escolar num painel de papel pardo de papel ou outro rústico, sugerindo a imitação da parede de uma caverna. Serão colocados juntos, mesmo sendo realizados por diferentes grupos, assim como foram naquela época. Elabore com a turma uma legenda explicativa para ser colocada na alternativa escolhida.
Esclareça que diferentemente daquele tempo, as produções feitas pela turma foram realizadas ao mesmo tempo, enquanto os registros rupestres eram realizados por diferentes grupo, em diferentes momentos, muitas vezes mais de uma década de diferença.
Atividade para análise em grupos, acesso em:
Fonte da imagem:
Caverna. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Caverna#/media/File:Thurston_Lava_Tube.jpg>. Acesso em: 16 dez. 2018.
Sugestão de ampliação com a articulação de outra área:
Nas aulas de Artes estimule a produzirem uma obra no estilo rupestre. Comente sobre os meios e os suportes.
Trabalhe com a turma os suportes existentes na época e do único resistente ao tempo existente naquela época: as rochas.
Informe que para pintar poderão utilizar materiais que existem nos dias de hoje e que também existiam naquela época, como folhas, terra de diversas tonalidades e espessuras, caules, sementes, frutos, raízes, carvão, cascas, etc.
Para o suporte poderão utilizar materiais da atualidade, como folha de papel diversos, papelão, papel pardo, caixa de pizza, etc.
Como adequar à sua realidade:
Se as condições não forem favoráveis para a criação do registro, pela falta de material ou tempo, substitua a criação por um registro escrito com posterior socialização oral.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF; e-mail; Whatsapp; dicionário físico/virtual.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é conhecer o registro dos acontecimentos no passado através das pinturas rupestres. Converse com os alunos através de uma videoconferência e envie os links das imagens pelo Whatsapp do grupo da turma. Siga a sequência de orientações proposta. Você pode optar por fazer essa etapa de forma assíncrona, enviando todo o material para os alunos através da entrega na escola, do e-mail ou pelo Classroom, junto com as orientações de observação e os questionamentos para análise das imagens.
Indique aos alunos os vídeos “Bom para todos: grafite” (disponível aqui) e “Pintura rupestre e grafite” (disponível aqui) - para conhecerem um pouco sobre o grafite e a relação com as pinturas rupestres.
Problematização
Siga as orientações definidas para esta etapa, mas encaminhe para os alunos todo o material e os links do IPHAN, para a realização da atividade. Oriente-os a buscarem a localização dos sítios arqueológicos usando os aplicativos do Google (Maps ou Earth). Caso faça a opção da aula assíncrona, envie todo o material juntamente com as orientações e as informações adicionais que constam nesta etapa. Utilize os links e arquivos disponibilizados.
Sistematização
Siga as orientações propostas. Envie todo o material para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou postado no Classroom.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que os familiares também viajem no tempo passado distante, e façam pinturas rupestres: sugira que pensem em uma situação que já viveram ou que estão vivendo e represente-a através de desenhos. Depois, é só montar a Exposição! Mãos à obra!
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Cristiane de Oliveira Moura
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Circulação de pessoas, produtos e culturas.
Objeto (s) de conhecimento: A circulação de pessoas e as transformações no meio natural.
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.
Palavras-Chave: Rupestre; registro rupestre; pintura rupestre
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