Problematização (imigração de 1500 até 1700)
Plano de Aula
Plano de aula: E os portugueses também migraram para o Brasil
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Impacto da migração no local
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Impressão do jogo da memória cortado previamente e na quantidade de grupos a serem formados.
- Folhas impressas do material.
- Material para confecção de cartazes ( cartolina, hidrocor, cola, lápis, borracha, régua)
Material complementar:
Imigração de 1500 a 1700
Imigração de 1851 a 1930
Imigração de 1945 a 1959
Jogo da memória - Herança portuguesa
Para você saber mais:
O objetivo desta aula é que o aluno compreenda os diversos fluxos migratórios portugueses para o Brasil em diversas épocas. Os textos privilegiam os fluxos de 1500 a 1700, de 1851 a 1930 e de 1945 a 1959. Incentivando através de uma aprendizagem ativa do aluno que ele perceba a criação de cidades, o início das piadas de português como definição da identidade brasileira diferenciando-se dos colonizadores e por fim as concentrações de imigrantes em bairros, utilizando o exemplo de São Paulo.
Neste texto você encontrará conceitos, exemplos e motivações para o movimento migratório internacional- SILVA, Thamires Olimpia. "O que é migração?"; Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-migracao.htm . Acesso em 30 de março de 2019.
A imigração portuguesa. Por Passeiweb. Disponível em https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/geografia/brasil_imigracoes_portugal . Acesso em 27 de março de 2019.
Cultura brasileira exibe ampla herança portuguesa. Por Mundo Lusíada. Disponível em https://www.mundolusiada.com.br/cultura/cultura-brasileira-exibe-ampla-heranca-portuguesa/. Acesso em 28 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Disponha os alunos em meio-círculo e apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Inicie um pequeno debate com questões sobre o tema da aula como:
- Quem são os portugueses?
- Por que será que as pessoas saem de seus países e vão morar em outros?
- Por que será que eles vieram para o Brasil?
- Vocês conhecem algum português ou algo que seja português? Nesse momento os alunos podem mencionar um familiar ou um amigo, mas também heranças portuguesas como nosso idioma, uma comida, como pastel de belém e bacalhau, ou uma construção.
Essa atividade visa verificar o conhecimento prévio do aluno e motivá-lo sobre a temática abordada. Não preocupe-se em aprofundar os assuntos, pois isto será feito ao longo da aula.
Para você saber mais:
Neste texto você encontrará conceitos, exemplos e motivações para o movimento migratório internacional- SILVA, Thamires Olimpia. "O que é migração?"; Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-migracao.htm . Acesso em 30 de março de 2019.
A imigração portuguesa. Por Passeiweb. Disponível em https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/geografia/brasil_imigracoes_portugal . Acesso em 27 de março de 2019.
Cultura brasileira exibe ampla herança portuguesa. Por Mundo Lusíada. Disponível em https://www.mundolusiada.com.br/cultura/cultura-brasileira-exibe-ampla-heranca-portuguesa/. Acesso em 28 de março de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide aos alunos. Em seguida pergunte:
- Quem conhece essas cidades?
- Como são esses lugares? Explore a paisagem dos lugares.
Peça para que liguem as fotos às suas respectivas legendas, descrevendo o que veem nas imagens. Trabalhe com a dificuldade de distinguir os lugares, pergunte se no local onde moram tem algum prédio ou construção parecida. Auxilie-os a relacioná-los e acrescente as informações: Salvador é a capital da Bahia e Natal é a capital do Rio Grande do Norte. Depois de relacionar, explique que construções são essas: Casa do marechal Deodoro da Fonseca, Rio de Janeiro; Igreja Matriz de Santo Antônio, Recife; Pelourinho, Salvador; e Forte dos Reis Magos, Natal.
Em seguida, leia a última pergunta. Provavelmente os alunos responderão que não sabem o que têm em comum, mas podem ter respostas como: ficam no Brasil ou são antigos. Acolha todas as respostas e vá para o próximo slide.
Fontes:
By Halley Pacheco de Oliveira - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=28140227 Acesso em 28 de março de 2019.
By Sitenl, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=839458 Acesso em 28 de março de 2019.
By Ricardo André Frantz (User:Tetraktys) - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2241497 Acesso em 28 de março de 2019.
By User:Mansueto77 - Own work, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1547910 Acesso em 28 de março de 2019.
Como adequar à sua realidade: Caso em sua região haja esse tipo de arquitetura, lembre aos alunos essas construções locais. Ou ainda, você pode trocar alguma dessas fotos por uma de arquitetura portuguesa da sua região.
Para você saber mais:
Primeiras cidades do Brasil. Por Jonildo Bacelar. Disponível em: .https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm Acesso em 28 de março
Contexto
Orientações: Projete o slide aos alunos e leia em voz alta, fazendo as perguntas para a turma.
Oriente o debate com as respostas dadas por eles. Os alunos devem perceber que no primeiro momento da colonização, onde a imigração portuguesa foi mais volumosa, as principais cidades ficavam no litoral devido a localização das regiões portuárias, por onde eles chegaram. Por isso a arquitetura é a mais comum nesses lugares, tanto em domicílios, prédios do governo quanto em igrejas. Outra característica importante é o português como idioma oficial do Brasil.
Esse debate tem o intuito de contextualizar os alunos no tema da aula e motivá-los sobre o mesmo. Não é necessário aprofundar-se sobre o tema neste momento, pois essas questões serão aprofundadas no decorrer da aula.
Fontes:
By Jorge Pimentel Cintra - http://www.scielo.br/img/revistas/anaismp/v21n2/a02fig10.jpg, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=63996022 Acesso em 29 de março de 2019.
Para você saber mais:
Primeiras cidades do Brasil. Por Jonildo Bacelar. Disponível em https://www.historia-brasil.com/colonia/primeiras-cidades.htm Acesso em 28 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Projete o slide ou copie no quadro e leia em voz alta. Divida a turma em 3 grupos e entregue os materiais impressos para cada um. Caso a turma seja muito grande pode formar mais grupos com material repetido.
O roteiro para execução das atividades está no material. Os alunos terão 10 minutos para debaterem o que leram e começar a produzir o texto. Em seguida terão mais 10 minutos para finalizar o texto e confeccionar os cartazes. É importante que você indique esse tempo para os grupos antes e durante a atividade para uma produção mais objetiva.
Estimule a autonomia do aluno, permitindo que debatam livremente, porém não deixe de circular entre os grupos para ajudá-los esclarecendo o significado de expressões mais difíceis, orientando-os a como fazer o texto, selecionar quem vai falar sobre cada parte do tema e até mesmo como fazer os cartazes: moldura, título, imagens, legenda, tópicos, textos curtos.
Ao terminarem os 20 minutos de atividades, todos devem retornar aos seus lugares e cada grupo deve apresentar seu tema, em no máximo 2 minutos. Durante as apresentações, você pode intervir com indagações motivadoras que os auxilie a desenvolver a apresentação. Os demais alunos da turma também devem ser motivados a fazerem perguntas ao grupo que está se apresentando, caso a pergunta não esteja no material, você pode auxiliá-los nas respostas.
Orientações:
Grupo 1 - Oriente os alunos a perceberem que esses primeiros imigrantes fundaram as primeiras cidades, trazendo sua arquitetura. Observando as imagens eles verão um mapa com florestas e extração de pau brasil sendo feita pelos indígenas e uma cidade, aproximadamente 30 anos depois. Você pode lembrá-los das fotos que viram nos primeiros slides. Esses imigrantes ou eram ricos e investiram nas terras ou eram degradados, fugitivos ou aventureiros que vinham com o intuito de enriquecer e retornar para Portugal.
Grupo 2 - Oriente os alunos a lerem os 3 textos sobre a época e a origem das anedotas de português. Essas piadas são ouvidas até hoje, onde o português normalmente é rotulado de burro, porém nesta mesma época os portugueses das regiões mais pobres de Portugal vieram para o Brasil, sendo mais humildes os letrados brasileiros e jornalistas os consideraram ignorantes. Pergunte aos alunos se acham que todo português é burro? E se fazer essas piadas é certo? Mas peça para que relacionem com o texto e o momento que o Brasil vivia. Eles devem perceber que o ataque aos imigrantes foi um resultado de formação de identidade e a reação à crise econômica.
Grupo 3 - Oriente os alunos a lerem os textos e perceberem a variação do número de imigrantes portugueses, inclusive a baixa na época da guerra pela suspensão das viagens transatlânticas. Usando o exemplo da cidade de São Paulo devem perceber o deslocamento para determinados bairros, criando uma espécie de guetos em São Paulo. Você pode explicar que até hoje existem bairros tipicamente italianos, como o Bixiga e o Bairro da Liberdade que é um bairro oriental originado das imigrações japonesas, que até hoje mantém suas características orientais.
Link do material para imprimir:
Para você saber mais:
IBGE. Por IBGE. Disponível em https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/portugueses/imigracao-restrita-1500-1700. Acesso em 29 de março de 2019.
Piada de português e espírito do tempo. Por Carlos Fino. Disponível em https://www.mundolusiada.com.br/colunas/opiniao-por-carlos-fino/piada-de-portugues-e-espirito-do-tempo/. Acesso em 30 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Convide os alunos a jogar o jogo da memória com heranças portuguesas.
Divida a turma em duplas ou trios, e entregue um exemplar de cada jogo.
Em seguida , explique as regras do jogo:
- Embaralhe as cartas.
- Disponha-as na mesa ou chão, viradas com a imagem para baixo.
- Cada aluno jogará na sua vez, virando duas cartas de qualquer lugar. Se forem iguais, o aluno guarda a sua dupla de cartas com ele, se forem diferentes as cartas devem ser viradas novamente e a vez é do próximo aluno.
- Ganha quem formar mais pares de cartas.
- Atenção: existem duas cartas que não formam pares por não serem de herança portuguesa, se o aluno virar esta carta, perde uma jogada.
Fontes das imagens utilizadas no jogo:
By ????????? - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=66271525
By Lorc - https://game-icons.net/lorc/originals/werewolf.html, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=70811801
By Filipux, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2613741
By Prefeitura de Olinda - Flickr, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35450606
CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=104336
By Paulo Castagna - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=65608198
By Agnieszka Kwiecie? (Nova - Own work, CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=406222
Material para imprimir:
Como adequar à sua realidade: Caso você deseje criar outras cartas com imagens da presença portuguesa em sua região, enriqueceria muito esta atividade.
Para você saber mais:
Cultura brasileira exibe ampla herança portuguesa. Por Mundo Lusíada. Disponível em https://www.mundolusiada.com.br/cultura/cultura-brasileira-exibe-ampla-heranca-portuguesa/. Acesso em 28 de março de 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam o processo de migração dos portugueses para o Brasil, em diferentes épocas, e suas consequências.
Siga a sequência de orientações, utilizando os questionamentos que constam no Objetivo desta aula. Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos, todas as orientações e explicações complementares para que a compreensão do conteúdo seja atingida) com as devidas orientações necessárias.
Foque na pergunta “Sabem o que eles têm em comum?” para que os alunos percebam que todas as cidades apresentadas estão localizadas no litoral e que sofreram muita influência da migração portuguesa, principalmente no período da colonização.
Problematização
Envie todo o material para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom. Siga as orientações propostas, estimulando o debate e a troca de impressões. Desta forma, os alunos terão mais facilidade em desenvolver o trabalho.
Esta etapa pode ser desenvolvida de forma individual ou no formato original do Plano. Caso opte pelo formato original, você pode sugerir aos alunos que façam os trabalhos utilizando os recursos que possuem ou digitais, como Google Apresentações, Google Docs, Paint, Word e Padlet.
Permita que eles entreguem essa proposta na escola, enviem por e-mail, Classroom ou Whatsapp. Agende uma videoconferência para que debatam sobre o tema e tirem duvidas, com sua orientação e direcionamento.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa. A sugestão é que a proposta para jogar o Jogo da Memória da Herança Portuguesa seja direcionada para as famílias. Envie o documento ou a foto do documento para os alunos.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que a família jogue o Jogo da Memória da Herança Portuguesa, seguindo as orientações definidas na Sistematização.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Paula Borborema
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As questões históricas relativas às migrações
Objeto (s) de conhecimento: Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos.Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil. As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).
Palavras-Chave: Imigração portuguesa, imigração, heranças portuguesas, cidades históricas
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