Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.
Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, impressão do material complementar.
Material complementar:
Vídeo da Contextualização - https://www.youtube.com/watch?v=fGUFwFYx46s
Texto para usar na Contextualização (caso impossibilidade de reproduzir o vídeo) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n8Q9dWsZpjKX4xqjv32gzAutGECbc8uXFYkAgmEfFkZ9BCngMyCB9ktykjte/geo4-06und05-contextualizacao-texto-alternativo.pdf
Quadros da Ação Propositiva - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vVZe4DdHASFEJP4KgPY4wnPWwVsP7gFXqqZpmg37FR2g3uamaTqunsr7ZCzq/geo4-06und05-acao-propositiva-quadros.pdf
Atividade da Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gc3pdpFdHFmadaBSwk46UGmTet24CDRfkTbKsdKNJ7Ht74KZuzHjjVFZ6WA3/geo4-06und05-sistematizacao-tabela.pdf
Para você saber mais:
Sobre os quilombos:
http://www.palmares.gov.br/?p=3041
https://www.youtube.com/watch?v=YJzln56mT3U
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Explique que nessa aula eles conhecerão um território que surgiu a partir da resistência de um povo à opressão.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Exiba para a turma os primeiros 3 minutos e 8 segundos do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=fGUFwFYx46s. Atenção ao tempo. Exiba somente esse trecho.
Na impossibilidade de reproduzir o vídeo devido à ausência de recursos multimidia na escola, leia com a turma esse texto que é, na verdade, a transcrição da narração do vídeo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n8Q9dWsZpjKX4xqjv32gzAutGECbc8uXFYkAgmEfFkZ9BCngMyCB9ktykjte/geo4-06und05-contextualizacao-texto-alternativo.pdf
O foco desse vídeo para essa aula é que os alunos observem, de uma forma mais dinâmica e atrativa, como os africanos foram trazidos ao Brasil, com que finalidade e as condições em que viviam aqui. Você perceberá que o vídeo, e consequentemente o texto, trazem diversas informações sobre a vida dos povos africanos, a escravidão e todo o contexto histórico que envolve essa temática. Se julgar necessário e oportuno, você pode estender um pouco a aula para discutir com a turma todas as questões presentes no vídeo e aprofundar um pouco mais o conteúdo. Caso não julgue necessário, ao exibir o vídeo, foque apenas nas informações necessárias para essa aula.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Leia para a turma a pergunta do slide. Estimule que as crianças pensem no vídeo que assistiram e em como era a vida dos africanos aqui no Brasil, em como ela deveria ser diferente da vida que eles tinham no seu local de origem.
Incentive que os alunos levantem hipóteses para responder à questão apresentada no slide. Estimule o pensamento das crianças perguntando se elas acham que os africanos estavam felizes com a vida que levavam aqui no Brasil e como elas acham que esse povo se sentia.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Divida a sala em duplas. Entregue para cada dupla o material complementar para essa etapa da aula https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vVZe4DdHASFEJP4KgPY4wnPWwVsP7gFXqqZpmg37FR2g3uamaTqunsr7ZCzq/geo4-06und05-acao-propositiva-quadros.pdf que consiste em uma folha impressa com dois quadros. As crianças vão desenhar nela diálogos entre dois africanos que viviam no Brasil como escravos.
Se a impressão for difícil na sua escola, você pode pedir para que as crianças dividam uma folha do caderno em dois e desenhem os diálogos nessa folha.
Peça que as duplas discutam e desenhem no primeiro quadrinho dois africanos conversando sobre como era a vida deles no Brasil, o que achavam da vida que levavam e seus sentimentos sobre ela. No segundo quadrinho, peça que desenhem essas mesmas pessoas conversando sobre o que poderiam fazer para sair daquela vida, para não viverem mais oprimidos e saírem da condição de escravos.
Terminado o trabalho, peça que as duplas compartilhem com a turma suas ideias e os diálogos que escreveram.
Exiba para a turma o trecho que vai de 3 minutos e 29 segundos a 3 minutos e 42 segundos do vídeo usado durante a contextualização. Converse e explique que muitos escravos, não aceitando as condições de vida que lhes eram impostas, organizavam revoltas e fugas das fazendas para territórios chamados quilombos, onde eles podiam viver de forma similar à vida que tinham na África. Esses territórios foram muito importantes para os africanos que não aceitavam viver como escravos e queriam voltar a ser livres. São considerados territórios de resistência pois os africanos se uniam para viver livres e resistir à opressão e à escravidão.
Na impossibilidade de passar o vídeo, faça somente a conversa com os alunos.