GEO4_08UND04 - Atividade_ Jogo da Memória
Plano de Aula
Plano de aula: Matéria-prima X Produto
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade no ciclo de produção
Por: Giani Peres Pirozzi
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF04GE08: descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Imagens de materiais escolares;
- Projetor multimídia, computador, quadro;
- Cartolina ou folha para sistematização;
Material complementar:
Folhas impressas para atividade do jogo da memória, disponível no link abaixo:
Link para os vídeos:
ROCHA, Leonardo. Você já parou para pensar como são feitos os clipes de papel? Mega Curioso, 2014. Disponível em: <https://www.megacurioso.com.br/utensilios/46852-voce-ja-parou-para-pensar-como-sao-feitos-os-clipes-de-papel.htm>. Acesso em: 14 fev 2019.
Como é a fabricação da caneta esferográfica. 2017 (3min18seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nlFO89tsatk>. Acesso em: 14 fev 2019.
Como é feito um lápis. 2016 (3min38seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IHtzPfNRXhQ>. Acesso em: 14 fev 2019.
Como é fabricado o papel. 2016 (6min50seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rFqpki-sScM&t=225s>. Acesso em: 14 fev 2019.
Transformando copos descartáveis em réguas. 2013 (2min55seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8_mz0sPU8qM>. Acesso em: 14 fev 2019.
O plástico como matéria-prima. Disponível em: <http://www.plasticotransforma.com.br/materia-prima>. Acesso em: 27 fev 2019.
De onde vem o plástico. Estudo Kids. Disponível em: <https://www.estudokids.com.br/de-onde-vem-o-plastico/>. Acesso em: 27 fev 2019.
Processo produtivo da borracha natural. 2013 (9min03seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=63yNzBMVpxc>. Acesso em: 27 fev 2019.
Para você saber mais:
Para esta aula consulte diferentes fontes para contribuir com seu trabalho pedagógico. Como sugestão, estão disponíveis os seguintes links:
PENA, Rodolfo Alves. Matéria-prima. Escola Kids. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/materiaprima.htm>. Acesso em: 10 fev 2019.
MELO, Priscila. Matéria-prima. Escola Kids. Disponível em: <https://www.estudokids.com.br/materia-prima-definicao-tipos-e-importancia/>. Acesso em: 14 fev 2019.
Material escolar: reflita antes de comprar. Disponível em: <https://edukatu.org.br/cats/2/posts/2617>. Acesso em: 10 fev 2019.
Como são fabricados os materiais escolares. Comércio de Jahu, 16/01/2011. Disponível em: <http://www.comerciodojahu.com.br/noticia/1001605/Como+s%C3%A3o+fabricados+materiais+escolares>. Acesso em 10 fev 2019.
livro infantil
AZEVEDO, Ricardo. Meu material escolar. São Paulo: Moderna, 2000.
Contextos prévios:
Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham trabalhado com alguns conceitos, como:
Matéria-prima: a substância principal que se utiliza no fabrico de alguma coisa.
Indústria: é uma atividade econômica que surgiu na Primeira Revolução Industrial, no fim do século XVIII e início do século XIX, que tem por finalidade transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, utilizando para isto força humana, máquinas e energia.
Material escolar: materiais que utilizamos nas escolas (lápis, caderno, borracha, apontador, tesoura, livro, estojo, mochila, transferidor, réguas, etc).
Celulose: Chamada de pasta química, é a matéria-prima utilizada na fabricação de diversos tipos de papéis.
Plástico: é um derivado do petróleo. Isso significa que o petróleo é a matéria-prima para fazer o plástico. Compostos por moléculas, que são pequenos pedaços que formam os materiais, o plástico pertence ao grupo dos polímeros.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: “Da matéria-prima ao produto para consumo”.
Comente com os estudantes se eles sabem o que é matéria-prima e como se dá o processo de transformação da matéria-prima nos produtos disponíveis para consumo. Numa espécie de roda de conversa, peça para que eles observem os seus materiais escolares. Dentro das mochilas escolares, quais produtos podem ser encontrados. Espera-se nesse momento que os estudantes citem os produtos: cadernos, livros, colas, canetas, lápis, borracha, réguas, estojo, clipe, etc.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Dê continuidade a discussão projetando o slide. Comente que cada material é composto por diferentes matérias-primas. Realize o levantamento dos materiais escolares encontrados nas mochilas dos estudantes. Faça um listagem desses materiais no quadro. Caso algum material não tenha sido citado pelos estudantes, comente com os mesmos.
Pergunte para a turma, por exemplo, qual é a matéria-prima predominante para a produção de um lápis?
Caso tenha tempo e interesse em ampliar a contextualização, foram selecionados alguns vídeos que estão no apoio ao professor (link para vídeos). Assista aos vídeos, pesquise outros vídeos. Nesse momento, você pode selecionar um vídeo de um material escolar para ilustrar e contextualizar sua aula. São vídeos curtos (cerca de 2 ou 3 minutos) que demonstram a produção e transformação da matéria-prima.
Há um livro de poemas sobre o “Material Escolar” que poderá ser utilizado em parceria com a aula de língua portuguesa de modo a estabelecer a contextualização para a temática da aula.
AZEVEDO, Ricardo. Meu material escolar. São Paulo: Moderna, 2000.
Caso não disponha do livro do Ricardo Azevedo ou não tenha possibilidade de expor vídeos ilustrativos, utilizar os exemplos concretos dos próprios materiais os estudantes.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide ou pergunte aos estudantes: Os materiais escolares que utilizamos são feitos de diferentes matérias-primas. Quais são as principais?
Caso você tenha selecionado algum dos vídeos indicados para a contextualização, discuta-o com os estudantes e instigue os estudantes a refletirem sobre seus materiais escolares. Caso eles tenham alguma dúvida da origem do material, incentive-os a pesquisar. Caso a escola tenha um biblioteca ou sala de leitura, pesquise se há livros que tratam sobre o assunto. É importante que você problematize a aula no sentido de que a matéria-prima passa por um processo de transformação e de industrialização até chegar no produto pronto para os usos e consumos.
Discuta com os alunos, utilizando exemplos do cotidiano, por exemplo papel (que transformações são feitas desde a madeira (pinus), para a pasta de celulose, com a transformação até a confecção do papel que se tem disponível para o uso). Faça isso com os demais materiais. Os materiais nos links abaixo darão o embasamento necessário para você fazer essas mediações. Além disso, você também poderá trazer outras fontes para o diálogo em sala de aula.
Caso os estudantes tenham interesse em ampliar os estudos com essa temática, planeje outras aulas, com outros vídeos e livros. Se sua escola contar com um laboratório de informática com acesso à internet, leve os estudantes até o laboratório para que eles pesquisem sites e artigos exemplificando as matérias-primas dos produtos que estão sendo analisados durante a aula.
Para você saber mais:
Para esta aula consulte diferentes fontes para contribuir com seu trabalho pedagógico. Como sugestão, estão disponíveis os seguintes links:
PENA, Rodolfo Alves. Matéria-prima. Escola Kids. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/materiaprima.htm>. Acesso em: 10 fev 2019.
MELO, Priscila. Matéria-prima. Escola Kids. Disponível em: <https://www.estudokids.com.br/materia-prima-definicao-tipos-e-importancia/>. Acesso em: 14 fev 2019.
Material escolar: reflita antes de comprar. Disponível em: <https://edukatu.org.br/cats/2/posts/2617>. Acesso em: 10 fev 2019.
Como são fabricados os materiais escolares. Comércio de Jahu, 16/01/2011. Disponível em: <http://www.comerciodojahu.com.br/noticia/1001605/Como+s%C3%A3o+fabricados+materiais+escolares>. Acesso em 10 fev 2019.
Fonte da imagem: Banco de imagens Nova Escola.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Após todo o momento de problematização, estabelecendo um debate entre o produto e a matéria-prima, destacando todo o processo de produção, com ênfase na transformação dessa matéria, por meio da industrialização, diga ao grupo que nesta parte da aula eles terão que confeccionar um jogo da memória, resgatando os conceitos da aula (matéria-prima e produto).
Então, divida a classe em grupos de até 4 estudantes e entregue um kit do jogo da memória impresso. Oriente os estudantes que reflitam sobre as principais matérias-primas presentes nos objetos escolares que eles utilizam diariamente. Peça para que escrevam na frente do objeto escolar sua respectiva matéria-prima.
Por exemplo:
Madeira - Régua de Madeira / lápis
Petróleo - matéria-prima para o plástico: Transferidor / régua de acrílico / caneta…
Obs: Hoje há o bioplástico - são plásticos derivados de fontes renováveis de biomassa, como óleos e gorduras vegetais, amido de milho, amido de ervilha.
Celulose - pasta química, oriunda da madeira, utilizada para confeccionar diferentes tipos de papéis: caderno / papel / livro.
Metal - Tesoura, clipes.
Látex - Embora a borracha seja basicamente feita com látex ou produzida a partir de derivados de petróleo, existem diferentes modelos e formas que foram criadas para atender a diferentes necessidades. Por isso, podemos encontrar diferentes tipos de borracha de apagar.
Passe nos grupos verificando e acompanhando o que os mesmos estão discutindo e faça intervenções / questionamentos, quando necessário, sempre aproveitando para destacar a transformação da matéria-prima em produto, passando por diferentes estágios na produção. Depois das cartas serem completadas com suas respectivas matérias-primas, oriente os estudantes para que recortem-nas e iniciem o jogo.
Folhas impressas para atividade do jogo da memória e o modo de jogar estão disponíveis no link abaixo:
Após a confecção, reserve um tempo para que os estudantes possam brincar com o jogo, sempre refletindo sobre a transformação dessa matéria-prima, por meio da força do trabalho humano e da industrialização, culminando nos produtos disponíveis para o uso e consumo.
OBS: Caso não seja possível brincar, utilize outras aulas para essa atividade.
Caso não seja possível a impressão das folhas para a produção do jogo. Distribua folhas de sulfite e solicite que os estudantes realizem a confecção do jogo desenhando os materiais escolares e escrevendo suas respectivas matérias-primas.
*Obs: Para o desenho necessitarão de maior tempo. Desse modo, reveja a gestão do tempo em sua aula.
Fonte da imagem: Unsplash. Disponível em: <https://images.unsplash.com/photo-1512314889357-e157c22f938d?ixlib=rb-1.2.1&ixid=eyJhcHBfaWQiOjEyMDd9&auto=format&fit=crop&w=751&q=80>. Acesso em: 04 fev 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações: Após o momento da construção do jogo foi reservado um momento para o brincar, enfatizando o aspecto lúdico da aula. Depois dessa atividade, num momento coletivo, faça com os estudantes a sistematização final da aula. Elabore uma tabela numa cartolina ou no próprio quadro da sala e organize as informações que os estudantes utilizaram no jogo, classificando as matérias-primas dos diferentes materiais escolares. Finalize a aula, com a tabela, sempre enfatizando que toda essa transformação de matéria-prima para produto, exige diferentes estágios na produção, dependendo da matéria-prima utilizada.
Importante: Destaque que alguns produtos podem ter mais de uma matéria-prima.
No slide seguinte consta um modelo de tabela que você poderá exibir aos estudantes ou construir uma tabela semelhante os mesmos.
Caso seu objetivo seja realçar as diferentes matérias-primas, faça a atividade na cartolina para que fique exposta na sala de aula por algum tempo.
Fonte da imagem: Unsplash. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/pvMVecxVoW0>. Acesso em: 04 fev 2019.
Sistematização
Orientações: Segue um modelo de tabela que poderá ser feita com os estudantes. Projete esta imagem ou construa com os estudantes no quadro ou numa cartolina essa tabela, com base nas descobertas dos mesmos e nas suas intervenções.
Estão disponibilizados vários links de sites para consulta para auxiliar na mediação durante a aula. Acesse os sites antes para facilitar sua gestão do tempo na sala de aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; vídeo e PowerPoint.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Peça aos alunos que providenciem uma lista de materiais escolares de uso pessoal antes da aula. Em seguida, dê seguimento a esta etapa conforme previsto no plano original.
De maneira sincrônica, ou seja, em um encontro virtual, apresente o slide e dialogue com os alunos. De maneira assincrônica, encaminhe o slide.
Contextualização
De maneira assincrônica, peça aos alunos que procurem no dicionário o significado de “matéria-prima”. Em seguida, encaminhe o slide da contextualização e a pergunta prevista no plano original: qual é a matéria-prima predominante na produção de um lápis?
Problematização
Nesta etapa, é possível trabalhar de maneira sincrônica ou assincrônica. Disponibilize aos alunos o slide da problematização e os links de todos os vídeos sugeridos no material complementar do plano de aula original.
Ação propositiva
Divida a turma em grupos previamente. Peça que cada grupo se organize a distância e crie um jogo da memória utilizando o PowerPoint. A ideia, conforme proposto no plano de aula original, é que haja de um lado a imagem do material escolar e, como correspondente, sua matéria-prima, como mostra o exemplo abaixo:
Para elaborarem o jogo, os alunos alunos precisarão:
- Assistir ao vídeo “Crie jogo da memória com imagens”, disponível aqui;
- Acessar o arquivo de imagens disponível aqui;
- Criar o arquivo no PowerPoint;
- Copiar e colar as imagens disponibilizadas pelo professor;
- Inserir o nome das matérias-primas nas imagens correspondentes;
- Compartilhar o arquivo com professor.
Caso perceba que é inviável o trabalho em grupo, peça para fazerem individualmente, com a ajuda de um familiar.
Sistematização
Compartilhe os arquivos entre os alunos para que brinquem com os jogos da memória produzidos. Caso haja a possibilidade de um encontro virtual, jogue uma das produções com a turma toda.
Convite às famílias
Peça que os alunos leiam, junto com seus familiares, os seguintes textos:
- “Jogo da memória”, disponível aqui;
- “3 fatos que pais deveriam saber sobre os benefícios do jogo da memória”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Giani Peres Pirozzi
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Relacionar os materiais escolares (produtos) com suas respectivas matérias-primas.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA