Atividade - Ação Propositiva - Imigração italiana no Brasil
Plano de Aula
Plano de aula: Imigração italiana no Brasil
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Influência cultural relacionada à migração.
Por: Giani Peres Pirozzi
Sobre este plano
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE02 - Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira), que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
ROCCO, Antonio. 1910. “Os emigrantes”. Pinacoteca do Estado de São Paulo. In: IBGE. Brasil 500 anos. Disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos/razoes-da-emigracao-italiana Acesso em 10/03/2019.
Mapa do Brasil político. IBGE. Fonte: Banco de Imagens Nova Escola.
Mapa Mundo. Continentes. IBGE. Disponível em: https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html Acesso em 08/03/2019.
Mapa Mundo. Atlas Escolar. IBGE. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf Acesso em 08/03/2019.
Mapa Brasil. IBGE. Disponível em: ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_mudos/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/brasil.pdf Acesso em 08/03/2019.
Cartolina e pincéis atômicos ou canetinhas hidrocor.
IBGE. Disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos.html Acesso em 10/03/2019.
Link para vídeo: Globo Repórter: A imigração italiana. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EisqPz1vmBs Acesso em 10/03/2019.
Materiais complementares:
Atividade para impressão - Ação Propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/er9eDrqVwZChmSrhPy8fqHuTJEhHhabUukDPdWSag332TZ4C4umXHPXTGE2a/atividade-acao-propositiva-imigracao-italiana-no-brasil.pdf
Para você saber mais:
POLATO, Amanda. Os fluxos migratórios no Brasil. Nova Escola. 2009. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2323/os-fluxos-migratorios-no-brasil Acesso em 08/03/2019.
MELLO, Vânia Lúcia Lima Vieira de. Portal do Professor. MEC. 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15719 Acesso em 10/03/2019.
POUBEL, Mayra. Imigração italiana no Brasil. Infoescola. Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/imigracao-italiana-no-brasil/ Acesso em 10/03/2019.
TURINI, Leide Divina Alvarenga, et. al. Imigrantes italianos no Brasil - século XIX e XX. 2014. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56367 Acesso em 10/03/2019.
Como curiosidade, você pode assistir o vídeo: Português é legal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ig5IWCOBX8A Acesso em 04/03/2019. Que traz de modo simples a diferenciação dos conceitos de migração, imigração e emigração (presentes durante o plano de aula).
Com o intuito de aprofundar sua pesquisa sobre essa temática, segue o link do site: Imigração Italiana. Disponível em: http://www.imigrantesitalianos.com.br/ Acesso em 31/03/2019.
Contextos prévios:
Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham consultado mapas anteriormente (sejam impressos, em atlas ou virtuais).
Assim, apresentando alguns conceitos como:
- Território: um espaço delimitado pelo uso de fronteiras.
- Imigração: É o termo utilizado para a entrada de pessoas de outros países.
- Emigração: Significa o movimento de saída de uma pessoa de um país para morar em outro.
- Fluxo migratório: é uma referência ao movimento de entrada e saída de pessoas.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: “Imigração italiana no Brasil”. Pergunte aos estudantes se já ouviram algo sobre a imigração italiana e em que contextos elas foram utilizadas. Pergunte se eles conhecem pessoas que emigraram em nosso país (Itália) e hoje vivem no Brasil sendo imigrantes. Pergunte também se algum estudante da turma conhece ou é descendente de imigrante italiano.
Esse momento de levantamento de conhecimentos prévios é importante para você saber o que os estudantes sabem. Dessa forma, é possível, posteriormente, propiciar as intervenções mais assertivas que gerem conhecimento em sala de aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide e peça para que os estudantes observem o quadro “Os emigrantes” de Antonio Rocco, pintado em 1910. Pergunte para os estudantes se eles sabem o que essa imagem representa. Pergunte sobre a diferença entre emigrantes (tema da pintura) e imigrante. Destaque que os dois termos se referem ao movimento de população, portanto, à migração. Emigrante é a condição daquele que sai em relação ao país em que vive, ou vivia, que se destina ao exterior. No país em que chega, onde entra, sua condição passa a ser a de imigrante.
Faça essas e/ou outras perguntas para contextualizar a aula. Ouça as hipóteses trazidas pelos estudantes. Após as hipóteses, instigue os estudantes a refletirem sobre os motivos que levavam muitas pessoas a saírem de outro continente (Europa) e vir em busca de um novo futuro em terras brasileiras (continente americano). Aborde que muitas famílias vieram em busca de melhores condições econômicas e socioculturais nos finais do século XIX e início do século XX e, vindo para o Brasil, contribuíram para enriquecer a cultura brasileira.
Para você saber mais:
Com o intuito de aprofundar sua pesquisa sobre essa temática, segue o link do site Imigração Italiana. Disponível em: http://www.imigrantesitalianos.com.br/. Acesso em 31/03/2019.
Como adequar à sua realidade:
Caso não seja possível o uso do projetor de slides, você poderá utilizar um mapa do Mundo para essa atividade. Afixe-o próximo ao quadro e realize o fluxo migratório que muitos povos fizeram ao sair da Itália (Europa) e vir para o Brasil (América).
Ainda com o intuito de contextualizar a aula, pergunte se há algum estudante na turma que seja descendente de imigrantes italianos. Pergunte qual o sobrenome do estudante. Caso haja algum, você pode exemplificar que muitos avós, bisavós, dos estudantes vieram de outros locais e migraram para as terras brasileiras e hoje a cultura do nosso país e muitos de nossos hábitos, culinária, palavras, crenças, festas, músicas, são resultado da influência da colonização italiana em nosso país.
Fonte da imagem:
ROCCO, Antonio. 1910. “Os emigrantes”. Pinacoteca do Estado de São Paulo. In: IBGE. Brasil 500 anos. Disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos/razoes-da-emigracao-italiana Acesso em 10/03/2019.
Contextualização
Orientações: Complementando a contextualização, mostrei aos estudantes o Mapa Mundo, no quadro em destaque à direita, aparece o continente europeu. Destaque a Itália e faça a representação do fluxo migratório da Itália para o Brasil.
Fonte da imagem: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf
Acesso em 31/03/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Neste momento da aula, após ter contextualizado sobre a imigração italiana no Brasil e verificar se há algum descendente de italianos na turma, projete o slide e faça o seguinte questionamento: “Quais foram os estados brasileiros que mais receberam imigrantes italianos nos séculos XIX e XX?
Neste momento você pode projetar um trecho (os 5 minutos iniciais) da reportagem do Globo Repórter sobre a imigração italiana no Brasil. Uma das informações desse programa exibido em 2015 é a comemoração dos 140 anos da imigração italiana no Brasil, além disso, traz o seguinte dado estatístico que, de cada 100 brasileiros, 15 são descendentes de italianos. Ressalta também que os imigrantes italianos se concentraram nas regiões Sul e Sudeste, principalmente nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Espírito Santo.
Dessa forma, instigue os estudantes a descobrirem quais são os estados brasileiros que mais receberam esses imigrantes, pois os aspectos culturais (culinária, músicas, palavras, tradições, crenças…) desses povos, influenciaram e, influenciam até hoje, as demais gerações.
Verifique se o seu estado e se seu município receberam influência direta dos imigrantes italianos.
Para você saber mais:
Globo Repórter: A imigração italiana. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EisqPz1vmBs Acesso em 10/03/2019.
Como adequar à sua realidade:
Caso o seu município seja uma das regiões que receberam os imigrantes italianos, busque na história local dados para complementar e personalizar a aula. Caso tenha interesse e tempo, você poderá em outras aulas, convidar algum imigrante ou descendente de imigrante para conversar com seus estudantes e enriquecer ainda mais esse momento da aula.
Fonte da imagem: Banco de imagens Nova Escola.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Neste momento da aula, após a problematização e reflexão sobre as questões referentes à imigração italiana em nosso país, disponibilize a atividade para os estudantes (em duplas). Imprima as duas folhas para cada dupla.
A primeira atividade consiste em localizar no mapa do mundo o continente europeu, escrever (EUROPA) e circular onde fica a Itália (país de origem dos imigrantes). Além disso, realizar (com uma seta em forma de curva) o fluxo migratório que esses imigrantes italianos fizeram quando chegaram ao Brasil.
Na segunda folha está disponível um mapa em branco do Brasil no qual os estudantes terão que ler um texto de apoio e localizar no mapa, pintando quais os estados que mais receberam os imigrantes italianos.
Atividade disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/er9eDrqVwZChmSrhPy8fqHuTJEhHhabUukDPdWSag332TZ4C4umXHPXTGE2a/atividade-acao-propositiva-imigracao-italiana-no-brasil.pdf
Como adequar à sua realidade:
Caso não seja possível imprimir as folhas para as duplas, você poderá realizar a atividade em grupos (até 4 elementos). Uma outra forma alternativa é ler o texto, trazer maiores informações que estão no site do IBGE (Brasil 500 anos e problematizar de modo coletivo com os estudantes) realizando com apoio de mapas existentes em sua escola (do Mundo e do Brasil) o que está sendo proposto na atividade.
Nas orientações iniciais do plano estão os links para acessar os mapas do IBGE (caso a escola não tenha esses mapas, você pode projetar o slide e realizar a atividade de modo coletivo).
Fontes dos mapas utilizados para a atividade. IBGE.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, projete o slide acima. Diga aos estudantes que será criado um Cartaz coletivo (você será o escriba), utilizando o texto “Você sabia”. Este texto, “Você sabia” traz informações relevantes e curiosidades sobre um determinado assunto. Dessa forma, para sistematizar a aula, solicite aos estudantes informações que comporão esse cartaz coletivo “Você sabia”. Cole uma cartolina no quadro e escreva as informações trazidas pelos estudantes.
Esse cartaz poderá ser afixado tanto na sala quando nos corredores / murais da escola, de modo a socializar as informações estudadas durante esta aula. A ideia é trazer curiosidades descobertas em classe, elucidando os conceitos previstos no início da aula.
Caso prefira e haja tempo disponível, poderá ser ilustrado pelos estudantes, representando as descobertas do “Você sabia”. Caso não queira fazer em forma de “Você sabia”, poderá ser feito um cartaz com curiosidades e informações discutidas e analisadas em sala.
Espera-se que os estudantes cheguem a algumas conclusões, por exemplo:
- Você sabia que os estados que mais receberam imigrantes italianos foram: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
- Você sabia que a imigração italiana ocorreu entre os séculos XIX e XX.
- Você sabia que 15 de cada 100 brasileiros tem descendência italiana.
- Você sabia que muitos aspectos da nossa cultura de hoje (culinária, músicas, festas, religiões, tradições…) são influência da imigração italiana.
- Entre outros.
Como adequar à sua realidade:
Caso tenha interesse em ampliar esse assunto, você poderá aprofundar em outras aulas as influências da cultura italiana no Brasil.
Para você saber mais:
Sobre os gêneros textuais, consulte: Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/genero-textual.htm Acesso em 08/03/2019.
Fonte da imagem: Bandeira da Itália. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_of_Italy.svg Acesso em 10/03/2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Google Desenhos e atlas escolar.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e a própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Peça aos alunos que procurem no dicionário as seguintes palavras: território, imigração, emigração e fluxo migratório.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide com a pintura “Os emigrantes”, presente no plano original.
Peça que registrem o que veem na pintura.
Problematização
Encaminhe aos alunos o slide desta etapa do plano original. Peça que registrem suas hipóteses sobre a questão problematizadora.
Ação propositiva
Peça aos alunos que:
1. Localizem a Itália no mapa-múndi. Para isso, solicite que:
- Acessem o Atlas Escolar do IBGE, disponível aqui;
- Cliquem no ícone:
i. Mapas do mundo
- Em seguida, cliquem no ícone:
i. Divisões políticas e regionais
- Selecionem o mapa:
i. Planisfério político
- Tirem um print da imagem e façam a marcação.
2. Acessem a página do IBGE sobre os destinos dos imigrantes italianos, disponível aqui;
3. Leiam o texto;
4. Acessem o mapa do Brasil, voltando ao Atlas Escolar do IBGE, disponível aqui. Agora:
- Cliquem no ícone:
i. Mapas do Brasil
- Em seguida, cliquem no ícone:
i. Federação e território
- Selecionem o mapa:
i. Político
- Tirem um print do mapa;
- Identifiquem os estados aos quais os italianos foram ao chegarem ao Brasil.
Sistematização
Peça aos alunos para criarem, utilizando o Google Desenhos, um painel de fotos que retratem os imigrantes no Brasil, como no modelo a seguir:
Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.
Lembre-se que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google.
Convite às famílias
Posteriormente, sugira que os alunos assistam com seus familiares ao vídeo:
- Como os italianos vieram parar no Brasil - disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Giane iani Peres Pirozzi
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar quais os estados brasileiros que mais receberam imigrantes italianos nos séculos XIX e XX
Habilidade (s) da Base: (EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
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