Atividade para impressão - Mão na massa - O desmatamento e suas consequências
Plano de Aula
Plano de aula: O desmatamento e suas consequências
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cadeias alimentares simples
Por: Lenira Tamanini
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior aos planos CIE4_0401,CIE4_0403, CIE4_0404, CIE4_0405.
Materiais necessários para a aula: fichas com palavras-chaves sobre o tema (encontradas no material complementar deste plano).
Abaixo, há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor. Não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, e sim trazê-los a partir da análise investigativa, onde as crianças consigam compreendê-los significamente.
Texto: Desmatamento: causas e consequências
https://escolakids.uol.com.br/desmatamento-causas-e-consequencias.htm
Os impactos da extinção de espécies na cadeia alimentar
https://novaescola.org.br/conteudo/1181/os-impactos-da-extincao-de-especies-na-cadeia-alimentar
Desmatamento: o que é, causas e consequências
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: leia para os alunos o título da aula. Pergunte o que eles entendem por desmatamento. Provavelmente os alunos dirão que é a destruição da mata, da natureza ou da floresta. Questione de que forma é feita essa destruição. Em seguida, aborde a palavra consequências, a partir de seu significado, ou seja, enquanto resultado por efeito de algo (neste caso, o resultado do desmatamento). Finalize essa discussão inicial indagando sobre o que eles acham que será tratado nesta aula.