Atividade para impressão - Mão na Massa (calendario) - Nosso calendário
Plano de Aula
Plano de aula: Nosso calendário
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Calendários, fenômenos cíclicos e cultura
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta necessita um trabalho prévio e pode ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula funciona melhor se realizada na sequência das seis primeiras aulas desta unidade (CIE4_08TU01 a CIE4_08TU06), pois as descobertas destas aulas serão fundamentais na compreensão sobre como o nosso calendário foi construído. A próxima aula (CIE4_08TU09) complementa esta, abordando o ano bissexto do calendário gregoriano. Recomenda-se realizar estas duas aulas na sequência.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nessa aula, consulte o site do Observatório Abrahão de Moraes (http://www.observatorio.iag.usp.br/index.php/fauna/81-calen.html. Acesso em: 10/7/2018).
Materiais necessários para a aula: Computadores conectados à internet e/ou livros sobre o tema para pesquisa, calendários de um ano (um por dupla), perguntas-guia impressas.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão entender, nesta aula, como foi construído nosso calendário, relacionando o que estudaram até agora sobre os movimentos dos astros com a construção do calendário.