Para começar
Sobre os planos de educação financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Neste plano de aula, os estudantes irão fazer um levantamento das necessidades da comunidade em que vivem, escolher uma dessas necessidades e planejar uma ação coletiva para saná-la. Os estudantes, portanto, devem ter um conhecimento sobre possíveis problemas que uma comunidade pode apresentar, como, por exemplo, coleta de lixo, alimentação, eletricidade, consumismo. Caso esses assuntos ainda não tenham sido trabalhados com a turma, leve reportagens, imagens, fotografias da própria comunidade para discussão prévia.
No plano Planejamento financeiro para a escola: em busca de melhorias, os estudantes começam a trabalhar o planejamento financeiro com ações que beneficiam a comunidade escolar. Recomendamos que ele seja realizado antes deste para que iniciem o planejamento em um universo menor, a escola, e partam neste para um universo maior, a comunidade em que vivem.
Para se aprofundar
- Para saber mais sobre ações individuais e coletivas em prol da comunidade, acesse:
Conheça 6 exemplos de projetos sociais que transformam vidas. Disponível em: https://www.childfundbrasil.org.br/blog/conheca-6-exemplos-de-projetos-sociais-que-transformam-vidas/ . Acesso em 30 Nov. 2021.
Qual a importância de um projeto social para uma comunidade? Disponível em: https://institutobhfuturo.com.br/qual-a-importancia-de-um-projeto-social-para-uma-comunidade/. Acesso em 30 Nov. 2021.
- Para saber mais sobre planejamento de ações individuais e coletivas em prol da comunidade, acesse:
Poupança para projeto coletivo. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/oficinas/uma-poupanca-para-um-projeto-coletivo. Acesso em 30 Nov. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- História: Sopa de pedra impressa para a leitura do professor.
- Tira de papel com a frase escrita: "Acredito que somos uma comunidade e que devemos cuidar uns dos outros", Malala Yousafzai.
- Uma cópia da Notícia para cada grupo.
- Cópias da atividade Tabela de planejamento para cada grupo.
- Uma folha de papel pardo com a tabela sugerida no documento Tabela para os grupos.
- Canetas hidrográficas.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
A primeira parte da aula tem como objetivo fazer com que os estudantes comecem a refletir sobre como a comunidade pode ajudar a resolver seus próprios problemas a partir de uma história. Reúna os estudantes em uma roda, em um ambiente agradável para a contação de histórias. Eles devem escutar a história e discutir sobre as perguntas que forem propostas. Depois você deve preparar uma tira de papel com uma frase de Malala Yousafzai para que a analisem e a relacionem com a história lida.
O que propor?
Reúna a turma em uma roda de conversa e pergunte:
- Vocês já ouviram falar em uma sopa de pedra? Que ingredientes deve ter nela?
Deixe que os estudantes compartilhem o que sabem sobre a sopa, pois pode ser que alguns já tenham ouvido essa história na versão de Pedro Malasartes. Esclareça que essa história é bastante antiga e veio de Portugal.
Comece, então, a leitura interativa da história. Pare em alguns momentos para explicar palavras que considere representar dificuldade para os estudantes, comente algumas partes, destaque outras. É importante que seja uma leitura com entonação e respeitando os diálogos presentes nela.
Quando terminar a história pergunte:
- Que problema o viajante estava enfrentando?
- A princípio, a população da aldeia o ajudou? O que falaram?
- De que forma ele conseguiu mobilizar a comunidade para resolver o seu problema?
- Qual foi o resultado dessa mobilização?
- O que os moradores da cidade aprenderam com essa experiência?
A atividade visa a que os estudantes demonstrem sua compreensão da história. Eles devem ter percebido que o problema do viajante: ao chegar a uma aldeia, estava com muita fome e pediu ajuda a algumas pessoas de lá. A princípio, os habitantes da aldeia não o ajudaram, justificando que eram pessoas muito pobres, que mal tinham comida para eles mesmos. Depois, devem reconhecer a ação do viajante: a sopa de pedra. Ao dizer que a sopa de pedra ajudaria a matar a fome de todos, ele conseguiu mobilizar a população. Cada um foi trazendo o que tinha em casa e, ao juntar tudo, com a contribuição de todos, a sopa ficou deliciosa e todos conseguiram se alimentar como se estivessem em uma festa. Os moradores aprenderam que eles passavam fome porque cada um pensava somente em si, em sua fome, mas ao se juntarem, cada um colaborando com o que poderia, eles mataram a fome de todos.
Depois, mostre a faixa com a frase de Malala Yousafzai, contextualizando quem ela é. Diga que Malala é a mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz, é um símbolo da luta pelo direito à educação das meninas em um país em que esse direito é negado. Leia a frase: "Acredito que somos uma comunidade e que devemos cuidar uns dos outros". Pergunte para a turma:
- Como podemos relacionar a frase de Malala com a história que escutamos?
Espera-se que os estudantes percebam que em uma comunidade todos são responsáveis pelo bem-estar um dos outros. Anote as conclusões dos estudantes no quadro ou na própria tira de papel.
Sugestões de adequação
A frase de Malala pode estar escrita em uma cartolina e os estudantes podem escrever suas conclusões, relacionando a frase com a história, em tiras de papel e colar essas tiras na cartolina, junto da frase. A cartolina pode ficar em exposição na sala.
Problematização
Tempo sugerido
25 minutos.
Orientações
Nesta parte da aula, os estudantes, reunidos em grupos com quatro componentes, irão ler uma notícia em que a comunidade ajuda a limpar as praias. Eles irão analisar a notícia para compreender a motivação dessas pessoas e os benefícios que essa ação traz para a comunidade. Depois, os grupos irão fazer um levantamento dos possíveis problemas que a comunidade ao redor da escola apresenta e, na sequência, devem planejar intervenções coletivas, visando a solucionar esses problemas com a ajuda da própria comunidade.
O que propor?
Ainda em roda, pergunte para o grupo:
- De que forma as pessoas podem ajudar a sua comunidade?
- Que ações podem ser realizadas?
Juntos, os estudantes podem dar sua opinião e apresentar sugestões. Explique, então, que eles irão ler uma notícia em que a comunidade identificou um problema e planejou ações para resolvê-lo.
Divida os estudantes em grupos com quatro componentes e distribua uma cópia da notícia "Ação do Dia Mundial de Limpeza de Praia ocorre neste sábado em São Luís" para cada um dos grupos. Peça que alguns estudantes se voluntariem para ler a notícia para a turma. Após a leitura, pergunte:
- Qual é o assunto da notícia?
Espera-se que os estudantes digam que a notícia fala de uma ação de conscientização ambiental em que várias pessoas se voluntariam para limpar as praias.
- Qual a motivação dessas pessoas? Por que elas se reúnem para recolher o lixo das praias?
Os estudantes devem perceber que as pessoas realizam essa ação para que as praias estejam mais limpas e apropriadas não só para o uso pelos seres humanos, mas também em prol da fauna e flora marítima.
Espera-se que percebam que são pessoas comuns, de todas as idades, gêneros e classes sociais. A notícia diz que participarão: estudantes da rede pública, o Greenpeace, entidades da sociedade civil, órgãos públicos e voluntários.
- Quem será beneficiado por essa ação?
Eles devem perceber que toda a comunidade será beneficiada.
Pergunte:
- Que problemas a nossa comunidade enfrenta?
- Como poderíamos promover uma ação para ajudar a solucionar esse problema?
- Haverá gastos? Como podemos arrecadar dinheiro para suprir esses gastos?
Deixe que os estudantes respondam livremente e anote no quadro os problemas que a comunidade enfrenta, de acordo com a visão deles. Podem ser apresentados problemas como o recolhimento de lixo, a falta de água, o transporte público, as ruas e calçadas esburacadas e, até mesmo, a falta de alimentos e roupas, dependendo da comunidade em que a escola está inserida. Então, entregue a folha de atividade para o grupo discutir e trabalhar. Explique cada uma das linhas da tabela e como elas devem ser preenchidas. Eles devem fazer o levantamento do problema, pensar na ação que será realizada, nas etapas da ação, se a ação demandará custos e como levantar esse dinheiro, quem irá participar da ação e o tempo entre o início e o término.
Oriente os grupos para que cada integrante tenha uma função durante o trabalho. Saliente a importância da participação de todos na discussão, mostrando que cada contribuição deve ser considerada e discutida. Explique a função de cada um dos componentes do grupo.
Repórter: fará o registro e a socialização.
Facilitador: garantirá que todos entendam as ações propostas na atividade e, se necessário, esclarecerá as dúvidas com o professor.
Harmonizador: deverá garantir a harmonia e a participação de todos.
Controlador do tempo: garantirá que o grupo realize toda a tarefa no tempo proposto.
Deixe que os componentes do grupo discutam entre si e anotem as conclusões a que chegaram, de acordo com essas discussões. Circule pela sala e observe a forma como os estudantes estão trabalhando, se estão ouvindo uns aos outros, se algum deles está falando o tempo todo e não deixando os outros falarem também. Interfira nesses casos, apontando a necessidade da participação de todos e mostrando que todos devem ser ouvidos e ter a sua opinião levada em consideração, pois o trabalho é do grupo, e não individual.
Sugestões de adequação
Caso não seja possível imprimir a notícia, leve o projetor para a sala e projete-a para a leitura de todos. Você pode também levar uma notícia de ação comunitária na comunidade em que vive, favorecendo a identificação dos estudantes com ela. Quanto à atividade, caso não seja possível imprimir a tabela para os grupos, desenhe-a no quadro e peça que os estudantes a copiem no caderno.
Sistematização
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Reúna os grupos em roda e oriente-os a que compartilhem a proposta de ação para solucionar um problema da comunidade em que vivem. Prepare uma tabela em papel pardo, parecida com a que os estudantes utilizaram, mas com espaço para completar com as propostas de cada um dos grupos como proposta no documento Tabela para os grupos.
O que propor?
Com os estudantes ainda em grupos, explique que nesse momento eles deverão compartilhar as suas conclusões com o restante da turma.
Cole a tabela no quadro e peça que os grupos apresentem seus repórteres, que irão compartilhar as propostas do grupo para toda a turma. Cada um dos repórteres irá apresentar o problema que encontraram na comunidade e a proposta de ação para a solução do problema.
Enquanto os repórteres apresentam, preencha com as canetas hidrográficas a tabela que está colada no quadro.
Após a apresentação de cada grupo, pergunte se algum outro grupo gostaria de tirar alguma dúvida sobre as propostas apresentadas.
Sugestões de adequação
Você pode compartilhar e preencher a tabela pelo computador, enquanto a projeta para a turma.
Caso não dê tempo de algum grupo apresentar, continue na aula seguinte, para que a atividade não se perca.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
5 minutos
Orientações
Em uma roda de conversa, proponha que os estudantes analisem as sugestões de ações de todos os grupos e avaliem a viabilidade de cada uma delas. Eles devem escolher uma que seja mais viável para realizar uma proposta formal e encaminhá-la ao órgão responsável.
O que propor?
Com a turma sentada em roda, exponha a tabela com todas as ações propostas pelos grupos. Pergunte:
- Todas essas ações que vocês propuseram são viáveis, podem ser realizadas?
De acordo com a maturidade da turma, algumas propostas podem não ser viáveis pela dificuldade de implementação ou pela demanda financeira. Por exemplo, se fosse sugerido que para resolver o problema de iluminação das ruas, pessoas da própria comunidade deveriam subir nos postes para trocar as lâmpadas ou comprar um gerador de energia elétrica para todas as casas, seria necessário explicar que se trata de uma ação perigosa, pois há o perigo de morte, já que essas pessoas não são especializadas, e financeiramente é inviável, pois é o preço do gerador é muito alto. Você pode, inclusive, pedir que eles pesquisem o valor de um gerador caseiro.
Analise cada uma das sugestões de ações com a turma. Ao final, pergunte:
- Qual dessas ações vocês acham que poderíamos realmente implementar para resolver um dos problemas da comunidade?
- Que elementos da proposta a tornam viável?
- Como podemos proceder para colocá-la em prática?
- Que recursos financeiros seriam utilizados para a execução dessas intervenções?
Espera-se que eles consigam reconhecer uma ação que seja viável tanto na implementação, quanto na parte financeira. Eles devem perceber os elementos que a tornam viável, como o tempo, o dinheiro, a forma de arrecadação, a quantidade de pessoas envolvidas, as etapas da ação.
Quando escolherem a ação, comece a colocá-la em prática, em outra aula, aprofundando com os estudantes cada um dos itens que foram levantados, realizando pesquisas, colocando eles mesmos as mãos no trabalho. Dessa forma, eles verão o resultado do seu trabalho sendo aplicado.
Sugestões de adequação
Caso os estudantes escolham mais do que uma ação e você perceba que as duas são realmente viáveis, divida a turma em dois grupos para implementar a segunda ação posteriormente.