Plano de aula: Comprar? Para quê?

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Os componentes curriculares explorados no decorrer do plano são Geografia e Língua Portuguesa. Ele trata das temáticas consumismo, consumo consciente, consequências do consumismo e publicidade e propaganda de bens de consumo. Com ele pretende-se que os estudantes reflitam sobre como realizar escolhas de consumo. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas aqui em sua totalidade. Além disso, a sequência contempla algumas competências gerais da Educação Básica previstas na BNCC. As habilidades e as competências estão descritas no plano.

Objeto de conhecimento

• Consumismo.
  • Consumo consciente.
  • Publicidade e propaganda de bens de consumo.
  • Consequências da produção excessiva de lixo.

Objetivos de aprendizagem

• Identificar critérios e estratégias para fazer escolhas de consumo.
  • Explicar as consequências do consumismo.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação