Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula
Aquecimento
Tempo previsto: 6 minutos.
Orientações: Converse com a turma sobre a escolha da lembrancinha que Ana quer entregar no primeiro mensário do seu filho. Conduza o diálogo para diagnóstico do conhecimento prévio dos alunos para ter noção do que eles já compreendem sobre este assunto. De acordo com os conhecimentos que já possuem sobre o uso do calendário no dia a dia, apresente o calendário anual de 2018 e por meio da troca de informações, auxilie a turma a compreender que O calendário é um instrumento que nos permite medir e representar graficamente a passagem do tempo, servindo também para que possamos organizar nossas rotinas, inclusive as escolares, e que o ano possui 12 meses. Estabeleça com eles os conceitos da relação dia, mês e ano, pergunte sobre as unidades de medidas de tempo que fazem parte do calendário como a medição da quantidade de dias, intervalo de tempo entre datas distintas, como é organizado os meses, as semanas e os dias e o ano. Com o calendário anual fixado no quadro, dialogue sobre a funcionalidade do calendário no meio social. Em seguida, mostre outros modelos de calendários como os que apresentam cada dia do ano em uma única página, ou os que indicam um mês em cada página, dividido em semanas e dias da semana. Explore os meses do ano, os dias da semana e a quantidade de dias de cada mês. Pergunte quais equipamentos eletrônicos possuem calendário, como os celulares, por exemplo.
Propósito: Compreender que o calendário nos permite medir e representar graficamente a passagem do tempo, bem como o seu uso social.
Discuta com a turma:
- Porque você acha que Ana escolheu esta lembrança?
- Você sabe o significado da palavra mensário?
- Quem conhece este material?
- Como ele se chama?
- Quem tem um calendário parecido com esse em casa?
- Para quê sua família usa o calendário?
- Como sabemos o dia da semana em que vamos comemorar o nosso aniversário?
- Como saber quais as partes que compõe um calendário?
- Qual é o primeiro mês do ano? E o terceiro mês? E o último?
- Quais são os meses do ano mais importantes para você?
- De que forma o calendário mede a passagem do tempo?
- Você ou alguém da sua família já fez uso do calendário para realizar alguma atividade?
- Em que atividades o caléndario pode auxiliar Ana a estabelecer uma rotina?
- Em que mês entramos de férias escolares?
- Observando o calendário que dia do mês é hoje? Em que mês estamos?
- Como vocês podem identificar que dia da semana hoje?
- De que forma vocês podem saber que dia do mês foi ontem?
- Vocês podem dizer que dia será amanhã?
Material complementar para impressão:
Atividade de Aquecimento
Atividade Principal
Tempo previsto: 15 minutos. (slides 4 e 5)
Orientações: Apresente o calendário do mês de março de 2018 em forma de cartaz, ou se possível, projete o slide. Em seguida, fale sobre o mês de março de 2018 e explore a quantidade de dias e semanas deste mês, converse com a turma sobre algumas atividades escolares que serão desenvolvidas como o projeto “Alimentação Saudável” e o passeio ao teatro. Para isso, será necessário consultar o calendário do mês de março de 2018, oriente-os a observarem a sequência dos dias e semanas deste mês.
Propósito: Espera-se que os alunos utilizem o calendário do mês de março para identificar os dias e as semanas das atividades escolares.
Discuta com a turma:
- Como vocês fazem para identificar quais são os dias da semana no calendário?
- De que maneira vocês acham que ocorre a divisão de cada mês?
- Por que vocês identificaram que a semana tem 7 dias?
- Por que esse mês começa em uma quinta-feira?
- Neste calendário há espaços em branco, por quê?
- Se uma semana tem 7 dias, como saber quais as semanas não tem 7 dias? Por quê?
- Como vocês poderiam reagrupar os dias em semanas?
Material complementar para impressão:
Calendário de março
Atividade Principal
Tempo previsto: 15 minutos. (slides 4 e 5)
Orientação: Divida a turma em grupos de 5 alunos e distribua a atividade, peça que consultem o calendário do mês de março ou pode usar também o calendário anual fixado em sala de aula, para que possam discutir e chegar a conclusão das respostas da situação problema, sobre os dias e às semana que ocorrerão atividades da escola, solicite que os alunos discutam as questões em seus respectivos grupos, circule pela sala e observe as questões mais relevantes que os alunos apresentarem. Oriente-os a observarem o calendário e auxilie os grupos em sua possíveis dúvidas, por exemplo em saber quando inicia e termina esse mês, sobre a sequência dos dias da semana e como o mês é dividido.
Propósito: Por meio da situação problema, compreender a utilidade do calendário do mês de março para realizar atividades escolares.
Discuta com a turma:
- Que unidades de medidas de tempo do calendário vocês observaram para descobrir o dia do Projeto de Alimentação Saudável?
- De que modo pode ser identificado o dia do Projeto Alimentação, caso ocorra na segunda semana? Você acha que quantos dias teriam se passado? E quantas semanas?
- Como vamos descobrir que dia começa a terceira semana de março?
- Como podemos identificar em qual semana será o passeio ao teatro?
- Considerando que o passeio ao teatro seria duas semanas antes do projeto Alimentação, que dia do mês e da semana cairá?
- Como identificar os meses que tem 30 dias utilizando apenas o calendário anual, por onde você começaria? E os de 31 dias?
- De que forma utilizando o calendário anual identificamos o mês de fevereiro? O que ele tem de incomum em relação aos outros meses?
- O mês do aniversário de vocês tem quantos dias? Vocês sabem me dizer?
- Todos os meses tem a mesma quantidade de dias?
- Você já fez uso do calendário alguma vez?
- Você acha que esta atividade te auxiliou para você conseguir utilizar o calendário para realizar atividades futuras?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Painel de soluções
Tempo: 10 minutos. (slides 6, 7 e 8)
Orientações: Oriente os alunos a compartilharem suas respostas e oportunize o momento para que todos possam socializar as estratégias para que percebam que podem ocorrer outras formas de resolução, ou seja, caminhos diferentes mas que têm o mesmo resultado. Se julgar importante, mostre as resoluções deste slide.
Propósito: Compreender que podemos obter a resposta correta utilizando outras estratégias.
Discuta com a turma:
- Por que o grupo de João marcou dia 15?
- O que o grupo de Roberta pensou para marcar dia 22?
- O dia da realização do projeto é na terceira ou quarta semana?
Painel de soluções
Tempo: 10 minutos. (slides 6, 7 e 8)
Orientações: Aproveite o momento para socializar com os alunos as opções de respostas, como contar os dias da semana por semana ou 14 dias, totalizando duas semanas e incluindo os finais de semana.
Propósito: Identificar o dia do mês no calendário referente a uma atividade escolar.
Discuta com a turma:
- Porque os grupos de Camila e o de Laura marcaram dia 1º?
- Todas as semanas do mês se iniciam no domingo?
- Comparem as suas respostas com a de outros colegas e vejam se chegaram na mesma conclusão?
- Como os alunos fizeram o reagrupamento por semana?
Painel de soluções
Tempo: 10 minutos. (slides 6, 7 e 8)
Orientações: Discuta com a turma as formas de resoluções para que possam compreender os meios que cada um encontrou para concluir a tarefa. Você pode utilizar também os ossinhos das mãos e os espaços entre eles para reforçar a quantidade de dias de cada mês. Com as mão fechadas, os meses que caírem nos ossinhos tem 31 dias e, quando caírem nos espaços entre os ossinhos, são os meses com 30 dias, exceto fevereiro, com 28 ou 29 dias. Verifique quais foram as dificuldades encontradas em identificarem os meses que contém 31 dias, explique que o mês de fevereiro tem 28 ou 29 dias, peça que consultem o calendário anual.
Propósito: Identificar os meses do ano e a quantidade de dias de cada mês.
Discuta com a turma:
- Como vocês usam as mãos para diferenciar a quantidade de dia dos meses?
- O primeiro mês do ano tem quantos dias?
- Qual mês não tem nem 30 nem 31 dias?
- Quais meses têm 31 dias e são consecutivos?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Finalize a atividade relembrando com os alunos o conteúdo trabalhado, realizando a leitura do slide para conclusão da atividade de acordo com o slide final a seguir.
Indicações de leitura e estudo:
Encerramento
Tempo: 4 minutos.
Orientações: Finalize a atividade retomando com os alunos os conteúdos estudados sistematizando os conhecimentos apreendidos.
Propósito: Sistematizar os conhecimentos obtidos durante a aula.
Raio X
Tempo: 9 minutos.
Orientações: Entregue a atividade para os alunos, eles terão que responder individualmente às questões das situações-problema apresentadas. É o momento de avaliar se o aluno assimilou os conhecimentos de acordo com o conteúdo trabalhado.
Propósito: Avaliar se cada aluno compreende a relação entre dia, mês e ano.
Discuta com a turma: Em qual semana é comemorado o dia do livro?
Raio X
Tempo: 9 minutos.
Orientações: Entregue a atividade para os alunos, eles terão que responder individualmente às questões das situações-problema apresentadas. É o momento de avaliar se o aluno assimilou os conhecimentos de acordo com o conteúdo trabalhado.
Propósito: Avaliar se cada aluno compreende a relação entre dia, mês e ano.
Discuta com a turma:
- Se o dia do livro fosse comemorado uma semana depois, que dia seria?
- Quantas semanas se passaram a partir do dia 1º de abril até o dia do livro?
- Como vocês podem identificar o total de semanas?
- Por que vocês agruparam a semana de sete em sete dias?
- Como vocês descobriram que o dia do livro é comemorado na quarta semana do mês?
Materiais complementares para impressão:
Atividade de Raio X
Resolução do Raio X
Atividade Complementar
Resolução da Atividade Complementar