Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Situação problema com a ideia de terça parte
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noções fundamentais sobre frações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC (EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.
Objetivos específicos
Resolver situação-problema associada a ideia de terça parte de um todo.
Conceito-chave
Compreender o conceito de terça parte.
Conhecimentos prévios
Divisão por 3.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Quadro ou flip chart para socialização dos registro;
- Datashow (opcional).
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Orientação: Projete ou leia com os alunos o objetivo da aula com os alunos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides de 3 a 5).
Propósito: Contextualizar o conceito de fração, ideia de terça parte, com uma situação significativa do cotidiano do aluno.
Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia a dia que eles dividem diferentes objetos ou coisas. É importante estar atento a ocasiões dentro do ambiente escolar em que surge a necessidade de os alunos dividirem diferentes coisas e objetos em partes iguais entre os seus amigos. Por exemplo, no recreio é comum ocorrer situações em que os alunos dividem seus lanches: frutas, bolachas, bebidas, balas, brinquedos etc.
Discuta com a turma:
- O que vocês acham do assunto, é interessante?
- Vocês vivem situações como essa em casa, em que tenham que dividir as coisas em partes iguais?
- Vocês costumam dividir as coisas no recreio, o que?
- Como vocês dividem? Igualmente ou em partes menores?
- Quem sabe o que é terça parte?
- Como podemos resolver a situação dos balões? Vamos dividir em partes iguais? O que você acham?
- E do chocolate? Vamos dividi-lo em partes iguais? Como podemos saber se os pedaços são do mesmo tamanho?
- Quem sabe quantos balões cada um vai receber?
- Antes de repartir os balões, havia quantos balões? E depois de distribuí-los aumentou ou diminuiu?
Observação: Pode ocorrer de algum aluno recorrer ao uso da tabuada para resolver a situação dos balões. Alunos que conhecem bem a tabuada do 3 e do 4 facilmente relacionam que precisam de 3 grupos de 4 e concluem que 3x4=12.
Aquecimento (slides de 3 a 5)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Contextualizar o conceito de fração, ideia de terça parte, com uma situação significativa do cotidiano do aluno.
Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia a dia que eles dividem diferentes objetos ou coisas. É importante estar atento a ocasiões dentro do ambiente escolar em que surge a necessidade de os alunos dividirem diferentes coisas e objetos em partes iguais entre os seus amigos. Por exemplo, no recreio é comum ocorrer situações em que os alunos dividem seus lanches: frutas, bolachas, bebidas, balas, brinquedos etc.
Discuta com a turma:
- O que vocês acham do assunto, é interessante?
- Vocês vivem situações como essa em casa, em que tenham que dividir as coisas em partes iguais?
- Vocês costumam dividir as coisas no recreio, o que?
- Como vocês dividem? Igualmente ou em partes menores?
- Quem sabe o que é terça parte?
- Como podemos resolver a situação dos balões? Vamos dividir em partes iguais? O que você acham?
- E do chocolate? Vamos dividi-lo em partes iguais? Como podemos saber se os pedaços são do mesmo tamanho?
- Quem sabe quantos balões cada um vai receber?
- Antes de repartir os balões, havia quantos balões? E depois de distribuí-los aumentou ou diminuiu?
Observação: Pode ocorrer de algum aluno recorrer ao uso da tabuada para resolver a situação dos balões. Alunos que conhecem bem a tabuada do 3 e do 4 facilmente relacionam que precisam de 3 grupos de 4 e concluem que 3x4=12.
Aquecimento (slides de 3 a 5)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Contextualizar o conceito de fração, ideia de terça parte, com uma situação significativa do cotidiano do aluno.
Orientação: Faça uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações do dia a dia que eles dividem diferentes objetos ou coisas. É importante estar atento a ocasiões dentro do ambiente escolar em que surge a necessidade de os alunos dividirem diferentes coisas e objetos em partes iguais entre os seus amigos. Por exemplo, no recreio é comum ocorrer situações em que os alunos dividem seus lanches: frutas, bolachas, bebidas, balas, brinquedos etc.
Discuta com a turma:
- O que vocês acham do assunto, é interessante?
- Vocês vivem situações como essa em casa, em que tenham que dividir as coisas em partes iguais?
- Vocês costumam dividir as coisas no recreio, o que?
- Como vocês dividem? Igualmente ou em partes menores?
- Quem sabe o que é terça parte?
- Como podemos resolver a situação dos balões? Vamos dividir em partes iguais? O que você acham?
- E do chocolate? Vamos dividi-lo em partes iguais? Como podemos saber se os pedaços são do mesmo tamanho?
- Quem sabe quantos balões cada um vai receber?
- Antes de repartir os balões, havia quantos balões? E depois de distribuí-los aumentou ou diminuiu?
Observação: Pode ocorrer de algum aluno recorrer ao uso da tabuada para resolver a situação dos balões. Alunos que conhecem bem a tabuada do 3 e do 4 facilmente relacionam que precisam de 3 grupos de 4 e concluem que 3x4=12.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema envolvendo fração com ideia de terça parte.
Orientação: Oriente os alunos a lerem, interpretarem o problema, pensarem, elaborarem hipóteses e apresentarem sugestões de soluções de como encontrar a quantidade de copos com suco de uva e com refrigerante. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos suas próprias estratégias. Depois organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrem a melhor solução para a situação-problema. Durante a atividade é essencial que os próprios alunos descubram suas estratégias de resolução e discutam entre si se o resultado encontrado é válido para aquela situação.
Durante a execução da atividade investigue entre as duplas o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo:
- Fazer um desenho, uma representação da quantidade de copos com suco de laranja, uva e refrigerante para contá-los e dividi-los.
Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.
- Estar em dupla favoreceu para encontrar a resposta correta? Surgiram novas ideias? Quais?
Discuta com a turma:
Realize algumas perguntas para guiar o pensamento dos alunos, por exemplo:
- O que estão comemorando? O que precisa descobrir no problema? O que já sabemos?
- Você sabe explicar o que é a terça parte?
- Quantos copos tem com suco de laranja? E de uva? E com refrigerante?
- Qual foi a maneira que você pensou para descobrir a quantidade do suco de uva? Explique melhor para mim?
- Qual é o total de copos? Como você descobriu isso?
Materiais Complementares:
Resolução da atividade principal
Painel De Soluções (slides de 7 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar as estratégias de resolução da situações-problema.
Orientação: Oriente os alunos a lerem, interpretarem o problema, pensarem, elaborarem hipóteses e apresentarem sugestões de soluções de como encontrar a quantidade de copos com suco de uva e com refrigerante. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos suas próprias estratégias. Depois organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrem a melhor solução para a situação-problema. Durante a atividade é essencial que os próprios alunos descubram suas estratégias de resolução e discutam entre si se o resultado encontrado é válido para aquela situação.
Durante a execução da atividade investigue entre as duplas o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo:
- Fazer um desenho, uma representação da quantidade de copos com suco de laranja, uva e refrigerante para contá-los e dividi-los.
Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.
- Estar em dupla favoreceu para encontrar a resposta correta? Surgiram novas ideias? Quais?
Você pode encontrar diferentes resoluções para essa situação-problema, como por exemplo:
- adição de parcelas iguais;
- uso de cálculo mental;
- representação por desenhos;
- uso da tabuada;
- sobre-contagem.
Discuta com a turma:
Realize algumas perguntas para guiar o pensamento dos alunos, por exemplo:
- O que estão comemorando? O que precisa descobrir no problema? O que já sabemos?
- Você sabe explicar o que é a terça parte?
- Quantos copos tem com suco de laranja? E de uva? E com refrigerante?
- Qual foi a maneira que você pensou para descobrir a quantidade do suco de uva? Explique melhor para mim?
- Qual é o total de copos? Como você descobriu isso?
Painel De Soluções (slides de 7 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar as estratégias de resolução da situações-problema.
Orientação: Oriente os alunos a lerem, interpretarem o problema, pensarem, elaborarem hipóteses e apresentarem sugestões de soluções de como encontrar a quantidade de copos com suco de uva e com refrigerante. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos suas próprias estratégias. Depois organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrem a melhor solução para a situação-problema. Durante a atividade é essencial que os próprios alunos descubram suas estratégias de resolução e discutam entre si se o resultado encontrado é válido para aquela situação.
Durante a execução da atividade investigue entre as duplas o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo:
- Fazer um desenho, uma representação da quantidade de copos com suco de laranja, uva e refrigerante para contá-los e dividi-los.
Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.
- Estar em dupla favoreceu para encontrar a resposta correta? Surgiram novas ideias? Quais?
Discuta com a turma:
Realize algumas perguntas para guiar o pensamento dos alunos, por exemplo:
- O que estão comemorando? O que precisa descobrir no problema? O que já sabemos?
- Você sabe explicar o que é a terça parte?
- Quantos copos tem com suco de laranja? E de uva? E com refrigerante?
- Qual foi a maneira que você pensou para descobrir a quantidade do suco de uva? Explique melhor para mim?
- Qual é o total de copos? Como você descobriu isso?
Painel De Soluções (slides de 7 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Socializar as estratégias de resolução da situações-problema.
Orientação: Oriente os alunos a lerem, interpretarem o problema, pensarem, elaborarem hipóteses e apresentarem sugestões de soluções de como encontrar a quantidade de copos com suco de uva e com refrigerante. Proporcione um momento individual para que cada aluno reflita alguns minutos suas próprias estratégias. Depois organize pequenos grupos (duplas ou trios) para discutirem suas ideias e juntos encontrem a melhor solução para a situação-problema. Durante a atividade é essencial que os próprios alunos descubram suas estratégias de resolução e discutam entre si se o resultado encontrado é válido para aquela situação.
Durante a execução da atividade investigue entre as duplas o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo:
- Fazer um desenho, uma representação da quantidade de copos com suco de laranja, uva e refrigerante para contá-los e dividi-los.
Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.
- Estar em dupla favoreceu para encontrar a resposta correta? Surgiram novas ideias? Quais?
Discuta com a turma:
Realize algumas perguntas para guiar o pensamento dos alunos, por exemplo:
- O que estão comemorando? O que precisa descobrir no problema? O que já sabemos?
- Você sabe explicar o que é a terça parte?
- Quantos copos tem com suco de laranja? E de uva? E com refrigerante?
- Qual foi a maneira que você pensou para descobrir a quantidade do suco de uva? Explique melhor para mim?
- Qual é o total de copos? Como você descobriu isso?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Propósito: Reforçar e formalizar as aprendizagens da aula.
Orientação: Retome com a turma o aprendizado do dia, registre no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote no quadro, no flip-chart ou num cartaz para deixar afixado em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.
Discuta com a turma:
- O tema foi fácil?
- Ficou alguma dúvida?
- Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema? Qual vocês mais gostaram?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.
Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Verificar se os alunos compreenderam o que é terça parte.
Orientações: Solicite que, os alunos individualmente, leiam a atividade e a realizem. Enquanto eles solucionam a situação-problema, circule pela sala e analise se eles demonstram ao buscar a solução da atividade se compreenderam o conceito de terça parte e quais os procedimentos que utilizam para resolvê-la. Os alunos podem resolver a situação-problema por adição de parcelas iguais, por sobrecontagem ou por um esquema que represente a parte conhecida e as outras duas que precisam ser calculadas. Proporcione na correção um momento que o aluno justifique seus procedimentos e analise se será necessário realizar outras atividades para sistematizar a aprendizagem dos conceitos de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como podemos encontrar o peso real do frango?
- Explique quantos 2 quilos são precisos para obtermos o peso do frango?
- Já temos uma parte que é dois quilos, quantas partes a mais precisamos para ter o peso total do frango?
Materiais Complementares:
Resolução das atividades complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_10NUM02
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Vídeo: 3º ANO MATEMÁTICA - METADE E TERÇA PARTE
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O foco do plano deverá ser na atividade principal, entretanto, como este plano apresenta o conceito de terça-parte, vale a pena utilizar a atividade de aquecimento para trazer os alunos para o tema da aula fazendo-os pensar o que é a terça-parte. Você pode disponibilizar o print ou a imagem do slide por WhatsApp com antecedência para que os alunos já comecem a levantar hipóteses sobre o assunto, assim você pode trazer a discussão para a aula síncrona ou assíncrona.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a compreensão do conceito de terça-parte. Os alunos precisam ter acesso à situação problema da atividade principal. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno. Caso não tenha aula síncrona, você pode fotografar ou fazer um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles também devem copiar a situação no caderno. Instigue os alunos através de áudio ou texto a perceberem as informações que o poema traz, dessa forma eles podem ir dividindo o problema em partes e solucioná-lo de forma mais rápida. Pergunte:
- O que estão comemorando? O que precisa descobrir no problema? O que já sabemos?
- Você sabe explicar o que é a terça parte?
- Quantos copos tem com suco de laranja? E de uva? E com refrigerante?
- Qual foi a maneira que você pensou para descobrir a quantidade do suco de uva? Explique melhor para mim?
- Qual é o total de copos? Como você descobriu isso?
É importante que eles desenhem os copos de suco de cada sabor que são citados no problema para que possam perceber que se cada sabor de suco corresponde a um terço e que há 8 copos de um sabor, eles devem perceber que também há 8 sabores de cada um dos outros sucos também. Dê um tempo para que os alunos realizem a atividade individualmente e oriente que eles podem representar sua resolução de formas variadas, entretanto, devem saber explicá-las. Uma sugestão é separar previamente a turma em grupos fixos no Whatsapp para todas as atividades, dessa forma eles poderão compartilhar as suas estratégias. No Zoom isso também é possível, você pode organizar salas separadas. Não se esqueça de entrar em todos os grupos para incentivá-los a trabalhar de forma produtiva. Também estabeleça um tempo para o compartilhamento. Peça que os alunos compartilhem as suas resoluções e estratégias com os colegas. Depois, os alunos devem explicar como pensaram para realizar a atividade, quais estratégias usaram. A impressão e entrega da atividade também podem ser realizadas para os alunos que não têm acesso nenhum à Internet, entretanto, deve ser a última opção devido ao momento que estamos vivendo.
Painel de soluções
O painel de soluções é importante de ser compartilhado, pois mostra de diversas formas como resolver o problema. Para isso, você pode tirar um print dos slides, principalmente do 9 que mostra as três estratégias de resolução, e enviá-lo pela via de comunicação e interação que sua escola está utilizando. Os alunos podem escrever ou enviar áudios respondendo ou comentando as soluções encontradas, comparando-as com a forma que eles pensaram e solucionaram o problema.
Sistematização do conceito
É interessante que os alunos tenham a anotação do slide de sistematização em seus cadernos para consultas posteriores.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é através de recursos utilizados no dia a dia, propondo a divisão de frutas, pizzas, de brinquedos, de doces e compartilhando diferentes estratégias. Podem também incentivar os alunos a assistirem ao vídeo que foi indicado.
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC (EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.
Objetivos específicos
Resolver situação-problema associada a ideia de terça parte de um todo.
Conceito-chave
Compreender o conceito de terça parte.
Conhecimentos prévios
Divisão por 3.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Quadro ou flip chart para socialização dos registro;
- Datashow (opcional).