Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Quanto a mais ?
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolvendo problemas com diferentes significados
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Hévila Costa dos Santos Candido
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF03MA06-Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo mental e estimativa
Objetivos específicos
Resolver os problemas de subtração com o significado de comparar.
Conceito-chave
Ideia de subtração com o significado de comparar.
Recursos necessários
Lápis, borracha, caderno e atividades impressas (ou escritas no quadro)
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver os problemas de subtração com o significado de comparar.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo.
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. É importante que os alunos saibam o que irão trabalhar na aula, assim poderão colocar seu foco no que é necessário.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Por meio da oralidade, solicite aos alunos que expliquem a fala do aluno no slide.
Propósito: Discutir o conceito da expressão “a mais”.
Discuta com a turma:
- Explique a fala do aluno no slide.
- Como ele pode saber a quantidade de pontos que a equipe precisaria para empatar?
- E para vencer, quantos pontos precisariam?
Atividade principal
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação: Organize a turma em duplas ou trios. Leia a comanda da atividade explicando que deverão discutir com seu grupo e resolver as três situações e que depois devem escrever uma explicação de como solucionar esses problemas. Faça uma leitura compartilhada dos problemas e verifique também se há algum problema de entendimento. Distribua os três problemas para os grupos. Circule pela sala observando as estratégias utilizadas e verificando como os alunos realizaram a resolução da atividade. Faça as intervenções necessárias para que avancem. É importante que os grupos elaborem e registrem as explicações sobre como resolver os problemas.
Propósito: Criar um padrão na resolução de problemas com significado de comparar.
Discuta com a turma:
- Como podemos iniciar a resolução dessas atividades?
- Os dados apresentados são suficientes?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação: Organize a turma em duplas ou trios. Leia a comanda da atividade explicando que deverão discutir com seu grupo e resolver as três situações e que depois devem escrever uma explicação de como solucionar esses problemas. Faça uma leitura compartilhada dos problemas e verifique também se há algum problema de entendimento. Distribua os três problemas para os grupos. Circule pela sala observando as estratégias utilizadas e verificando como os alunos realizaram a resolução da atividade. Faça as intervenções necessárias para que avancem. É importante que os grupos elaborem e registrem as explicações sobre como resolver os problemas.
Propósito: Criar um padrão na resolução de problemas com significado de comparar.
Discuta com a turma:
- Como podemos iniciar a resolução dessas atividades?
- Os dados apresentados são suficientes?
Materiais Complementares:
Discussão da solução (slides 5 a 9 )
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas. Depois, você pode apresentar os slides (6 a 8), solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Em seguida (slide 9), socialize as explicações que os grupos escreveram de como solucionar os problemas, discutindo as semelhanças entre eles e o significado da expressão "a mais" nesses contextos. Lembre que as explicações podem ser diversas.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- O que há em comum nos três problemas?
- Explique como encontrou a solução.
- O que podemos dizer sobre a maneira como foram resolvidos?
- Há várias possibilidades de resolução?
- Se comparamos as maneiras apresentadas, o que podemos concluir sobre elas?
Discussão da solução (slides 5 a 9 )
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas. Depois, você pode apresentar os slides (6 a 8), solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Em seguida (slide 9), socialize as explicações que os grupos escreveram de como solucionar os problemas, discutindo as semelhanças entre eles e o significado da expressão "a mais" nesses contextos. Lembre que as explicações podem ser diversas.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- O que há em comum nos três problemas?
- Explique como encontrou a solução.
- O que podemos dizer sobre a maneira como foram resolvidos?
- Há várias possibilidades de resolução?
- Se comparamos as maneiras apresentadas, o que podemos concluir sobre elas?
Discussão da solução (slides 5 a 9 )
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas. Depois, você pode apresentar os slides (6 a 8), solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Em seguida (slide 9), socialize as explicações que os grupos escreveram de como solucionar os problemas, discutindo as semelhanças entre eles e o significado da expressão "a mais" nesses contextos. Lembre que as explicações podem ser diversas.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- O que há em comum nos três problemas?
- Explique como encontrou a solução.
- O que podemos dizer sobre a maneira como foram resolvidos?
- Há várias possibilidades de resolução?
- Se comparamos as maneiras apresentadas, o que podemos concluir sobre elas?
Discussão da solução (slides 5 a 9 )
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas. Depois, você pode apresentar os slides (6 a 8), solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Em seguida (slide 9), socialize as explicações que os grupos escreveram de como solucionar os problemas, discutindo as semelhanças entre eles e o significado da expressão "a mais" nesses contextos. Lembre que as explicações podem ser diversas.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- O que há em comum nos três problemas?
- Explique como encontrou a solução.
- O que podemos dizer sobre a maneira como foram resolvidos?
- Há várias possibilidades de resolução?
- Se comparamos as maneiras apresentadas, o que podemos concluir sobre elas?
Discussão da solução (slides 5 a 9 )
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas. Depois, você pode apresentar os slides (6 a 8), solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Em seguida (slide 9), socialize as explicações que os grupos escreveram de como solucionar os problemas, discutindo as semelhanças entre eles e o significado da expressão "a mais" nesses contextos. Lembre que as explicações podem ser diversas.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- O que há em comum nos três problemas?
- Explique como encontrou a solução.
- O que podemos dizer sobre a maneira como foram resolvidos?
- Há várias possibilidades de resolução?
- Se comparamos as maneiras apresentadas, o que podemos concluir sobre elas?
Sistematização do conceito
Tempo Sugerido: 3 minutos.
Orientação: Peça aos alunos que relembrem os pontos importantes da aula e digam o que aprenderam. Faça uma lista das aprendizagens e retome os pontos importantes utilizando o slide ou desenhando no quadro.
Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.
Discuta com a turma:
- Quem pode me contar o que aprendeu na aula de hoje?
Sistematização do conceito
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Peça aos alunos que relembrem os pontos importantes da aula e digam o que aprenderam. Faça uma lista das aprendizagens e retome os pontos importantes utilizando o slide ou desenhando no quadro.
Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.
Discuta com a turma:
- Quem pode me contar o que aprendeu na aula de hoje?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Após acompanhar a resolução feita pelos alunos, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Resolver os problemas de adição com o significado de juntar.
Discuta com a turma:
- Que dados temos ao ler essa situação problema?
- O que devemos encontrar?
- Como podemos iniciar sua resolução?
- A resposta obtida faz sentido?
Materiais Complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_08NUM03
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jamboard
Apresentações Google
Jogo online: Jogo de somar e subtrair
Jogo online: Tabuada do Dino
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a resolver os problemas de subtração com o significado de comparar. Para iniciar a atividade, disponibilize o slide da atividade principal através do próprio slide, se estiver em uma videoconferência, ou pelo print ou arquivo da atividade, se estiver por WhatsApp ou similar. Envie as orientações para a realização da atividade por texto ou áudio. Na atividade há 3 situações problema que os alunos deverão primeiramente explicar como resolveriam a situação e, depois, resolvê-las. Você pode disponibilizar as três situações para todos ou dividi-los em grupos e entregar uma para cada um.
Os alunos deverão mostrar como ela pode ser resolvida utilizando textos, cálculos ou desenhos. Para trabalhar com os pequenos grupos, você pode pequenos colocar as situações problema em um slide ou Jamboard compartilhável para que os grupos de alunos possam editá-lo simultaneamente, um complementando o pensamento dos outros.
Discussão da solução
Antes de começar a exibir os slides com as soluções, peça que os alunos compartilhem as suas resoluções através de texto, áudio ou pelo Jamboard/slide que compartilharam. Enquanto um aluno/grupo apresenta, os outros podem comentar, complementar, concordar ou discordar da solução dos colegas. Incentive os comentários respeitosos entre os colegas. Depois, compartilhe os slides de 5 a 9 ao vivo ou por print e incentive os comentários dos alunos analisando as soluções que cada uma das personagens chegou.
Sistematização do conceito
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito na sistematização do conceito para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula já que retoma a resolução de problemas envolvendo a subtração. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização. Você pode enviá-las todas ou escolher as que mais se adequam a sua turma.
Convite às famílias
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade pode ser através do compartilhamento de estratégias de resolução de problemas. Os alunos podem mostrar a situação problema para diferentes membros da família e perguntar a cada um com resolveria. Podem anotar ou gravar o que os familiares disseram, isso lhes dará um repertório de estratégias que poderão ser utilizadas quando precisarem.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Hévila Costa dos Santos Candido
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF03MA06-Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo, incluindo cálculo mental e estimativa
Objetivos específicos
Resolver os problemas de subtração com o significado de comparar.
Conceito-chave
Ideia de subtração com o significado de comparar.
Recursos necessários
Lápis, borracha, caderno e atividades impressas (ou escritas no quadro)