Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_15GEO10
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (essa deve ser a última opção nesse momento de pandemia).
Atividade principal
Papel sulfite e lápis de cor ou canetinhas hidrocor.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Papéis coloridos, tesoura e cola.
Papel quadriculado
Jogo: Mosaico
Jogo: Mosaico
Álbum virtual
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
O foco do plano será a atividade principal, entretanto, vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela faz um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre simetria no corpo dos animais. Você pode compartilhar a imagem dos animais via WhatsApp ou similar. A atividade pode ser enviada antes da atividade principal e da aula síncrona. Os alunos podem responder pela mesma via, dessa forma, você poderá avaliar os alunos que ainda não conseguem identificar o que é simetria e prepará-los melhor para a atividade principal.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é construir mosaicos simétricos. Os alunos precisam ter acesso às instruções para a montagem dos mosaicos simétricos. Essa atividade pode ser realizada de forma assíncrona e depois compartilhada de forma síncrona por videoconferência ou conversa no Whatsapp, ou similar. Mostre o que os alunos devem fazer através de um vídeo, dessa forma, a atividade ficará mais clara para os alunos já que terão que utilizar papéis coloridos, papel quadriculado ou uma folha de papel sulfite e lápis de cor, ou canetinhas para montar um mosaico simétrico. Peça que já deixem a folha no formato do losango, já que terão que montar uma pipa para compartilhar com os colegas. Caso não consiga gravar o vídeo, envie as imagens dos slides da atividade principal acompanhado das instruções por áudio ou texto. Os alunos devem fotografar os seus mosaicos nas pipas, para compartilhar com os colegas na aula síncrona. É importante que os alunos possam ver as atividades dos colegas e compará-las com as suas. Caso queira fazer de forma síncrona por meio de videoconferência (Zoom, Meet…), faça o compartilhamento dos slides e explique a atividade e peça que os alunos façam todos juntos os mosaicos, as pipas e mostrem para os colegas ao vivo.
Discussão das soluções
Na discussão das soluções os alunos devem apresentar suas pipas, ao vivo, se a aula for síncrona por videoconferência ou por meio de fotografias (que podem se transformar em um álbum virtual) caso esteja em uma aula sem o uso do vídeo. Os alunos podem verificar semelhanças e diferenças entre as pipas montadas.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
A atividade do Raio X retoma os mosaicos simétricos a partir de um losango no papel quadriculado. Essa atividade pode ser utilizada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim. Você pode selecionar as atividades que são mais adequadas para a sua turma.
Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos aos alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Envie uma mensagem de texto, áudio ou vídeo explicando o que você está trabalhando com os alunos e de que forma eles podem ajudar na organização ou discussão da resolução ou incentivar em casa.
A família pode ajudar os alunos a montar o mosaico e depois, colocar a pipa que foi montada em exposição em algum lugar da casa, valorizando, assim, o trabalho dos alunos. Pode também incentivar que os alunos joguem os jogos indicados, se for possível.