Resolução da Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Investigando unidades de medidas não padronizadas
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Ana Cecilia Machado Dias
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
Objetivos específicos
Identificar e diferenciar unidades de medidas padronizadas ou não padronizadas.
Conceito-chave
Medidas padronizadas e não padronizadas.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 em branco;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Impressão e recorte de uma régua de papel;
- Impressão, recorte e montagem de uma fita métrica de papel.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar e diferenciar unidades de medidas padronizadas ou não padronizadas.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5).
Orientações: Cante com os alunos, a música do Palavra Cantada “Lavar as mãos”. https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk ou assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_NN-PMybEC0
Após as crianças ouvirem a música ou assistirem ao vídeo, o professor orientará a turma para que cada um observe as suas mãos. Faça as perguntas sugeridas abaixo. Eles devem concluir que muitas coisas cabem dentro da nossa mão, outras já são maiores, podem caber somente um pedacinho, uma pequena parte ou quase nada.
Propósito: Promover uma aproximação à temática a partir dessa sensibilização que leve os estudantes a observarem suas mãos.
Discuta com a turma:
- Comparem a sua mão com a mão do colega ao lado. Há semelhanças? E diferenças?
- Uma mão lava a outra e assim a mantemos limpa, distante das bactérias para uma boa saúde do nosso organismo.
- Uma mão também carrega muita coisa. O que tem na sua mochila ou em cima da sua mesa que você pode pegar e segurar?
- As mãos também podem sentir a textura das coisas, a temperatura, o peso e muito mais. Vamos observar e sentir o que vocês estão segurando?
- Agora vamos guardar esse objeto e deixar as mãos livres. Pensem em alguma coisa que caiba dentro da sua mão. O que cada um pensou? Vamos falar para a turma ouvir?
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5).
Orientação: Após os estudantes observarem suas mãos, peça que cada um desenhe uma de suas mãos em uma folha de papel A4. Para traçar o contorno da mão na folha de papel, cada aluno deverá escolher uma das suas mãos, posicioná-la sobre a folha e com a outra mão fazer o contorno. Caso precisem de ajuda um estudante poderá contornar a mão do colega e vice versa.
Propósito: Desenhar a mão para poder observá-la em outra perspectiva.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 5).
Orientação: Cada aluno irá pensar, analisar e escrever dentro da sua mão desenhada no papel:
“O que cabe dentro da minha mão”. O que eles escolherem, terá que caber totalmente dentro da palma da sua mão.
Nesse momento socialize as respostas e compare se o que cabe na mão de uma pessoa é igual ao que cabe na mão de todas as pessoas. A sua mão, professor, também será comparada aos dos alunos e suas respectivas respostas.Incentive a criatividade dos alunos para lembrarem de objetos que cabem totalmente dentro da palma de cada mão. Socialize algumas respostas e incentive a observação dos tamanhos de mãos dos alunos.
Propósito: Relacionar o tamanho de cada mão ao que consegue nela armazenar. Observar que há tamanhos diferentes de mãos.
Discuta com a turma:
- O que cabe na palma da sua mão?
- O que cabe dentro da sua mão, cabe na mão de qualquer pessoa?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9)
Orientação: Compare as mãos e discuta semelhanças e diferenças. A partir do texto do slide 6 levar os alunos a constatarem que há diferentes tamanhos de mãos. Entregue a receita impressa aos alunos. Leia a receita e analise com a participação dos alunos os ingredientes e as medidas não padronizadas.Um dedo mindinho da mão direita bem esticado de asa de barata. Um braço bem esticado de teia de aranha. Um palmo direito de asa de mariposa.
Após a leitura da receita, peça para as crianças mostrarem através do seu corpo as medidas. Divida a turma em grupos com 4, 5 ou mais crianças. A partir das hipóteses das crianças analisar os dados levantados. Espera-se que as crianças concluam que a mão da bruxinha Filomena é menor do que a mão da sua bruxa avó Magnólia. A partir das observações das crianças, auxilie-os a pensarem em hipóteses para o erro da receita. Eles devem completar a nova receita, usando medidas padronizadas. Podem usar como apoio, a fita métrica e a régua disponibilizada para recorte, junto com atividade principal. Diga que depois irão compartilhar a nova receita com a turma. Acesse o Guia de Intervenção para planejar procedimentos de intervenções enquanto as crianças resolvem a atividade.
Propósito: Apresentar a situação- problema para análise e reflexão em busca de solução.
Discuta com a turma:
- O que diferencia uma mão da outra?
- Como vocês imaginam ser a mão da Bruxinha?
- Incentive os alunos a apresentarem características possíveis para a mão da bruxinha Filomena.
- Na sua opinião, por que a receita da poção mágica não estava dando certo?
- De que forma a bruxinha Filomena conseguirá resolver essa situação?
- O que você faria no lugar dela?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9)
Orientação: Compare as mãos e discuta semelhanças e diferenças. A partir do texto do slide 6 levar os alunos a constatarem que há diferentes tamanhos de mãos. Entregue a receita impressa aos alunos. Leia a receita e analise com a participação dos alunos os ingredientes e as medidas não padronizadas.Um dedo mindinho da mão direita bem esticado de asa de barata. Um braço bem esticado de teia de aranha. Um palmo direito de asa de mariposa.
Após a leitura da receita, peça para as crianças mostrarem através do seu corpo as medidas. Divida a turma em grupos com 4, 5 ou mais crianças. A partir das hipóteses das crianças analisar os dados levantados. Espera-se que as crianças concluam que a mão da bruxinha Filomena é menor do que a mão da sua bruxa avó Magnólia. A partir das observações das crianças, auxilie-os a pensarem em hipóteses para o erro da receita. Eles devem completar a nova receita, usando medidas padronizadas. Podem usar como apoio, a fita métrica e a régua disponibilizada para recorte, junto com atividade principal. Diga que depois irão compartilhar a nova receita com a turma. Acesse o Guia de Intervenção para planejar procedimentos de intervenções enquanto as crianças resolvem a atividade.
Propósito: Apresentar a situação- problema para análise e reflexão em busca de solução.
Discuta com a turma:
- O que diferencia uma mão da outra?
- Como vocês imaginam ser a mão da Bruxinha?
- Incentive os alunos a apresentarem características possíveis para a mão da bruxinha Filomena.
- Na sua opinião, por que a receita da poção mágica não estava dando certo?
- De que forma a bruxinha Filomena conseguirá resolver essa situação?
- O que você faria no lugar dela?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9)
Orientação: Compare as mãos e discuta semelhanças e diferenças. A partir do texto do slide 6 levar os alunos a constatarem que há diferentes tamanhos de mãos. Entregue a receita impressa aos alunos. Leia a receita e analise com a participação dos alunos os ingredientes e as medidas não padronizadas.Um dedo mindinho da mão direita bem esticado de asa de barata. Um braço bem esticado de teia de aranha. Um palmo direito de asa de mariposa.
Após a leitura da receita, peça para as crianças mostrarem através do seu corpo as medidas. Divida a turma em grupos com 4, 5 ou mais crianças. A partir das hipóteses das crianças analisar os dados levantados. Espera-se que as crianças concluam que a mão da bruxinha Filomena é menor do que a mão da sua bruxa avó Magnólia. A partir das observações das crianças, auxilie-os a pensarem em hipóteses para o erro da receita. Eles devem completar a nova receita, usando medidas padronizadas. Podem usar como apoio, a fita métrica e a régua disponibilizada para recorte, junto com atividade principal. Diga que depois irão compartilhar a nova receita com a turma. Acesse o Guia de Intervenção para planejar procedimentos de intervenções enquanto as crianças resolvem a atividade.
Propósito: Apresentar a situação- problema para análise e reflexão em busca de solução.
Discuta com a turma:
- O que diferencia uma mão da outra?
- Como vocês imaginam ser a mão da Bruxinha?
- Incentive os alunos a apresentarem características possíveis para a mão da bruxinha Filomena.
- Na sua opinião, por que a receita da poção mágica não estava dando certo?
- De que forma a bruxinha Filomena conseguirá resolver essa situação?
- O que você faria no lugar dela?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 6 a 9)
Orientação: Compare as mãos e discuta semelhanças e diferenças. A partir do texto do slide 6 levar os alunos a constatarem que há diferentes tamanhos de mãos. Entregue a receita impressa aos alunos. Leia a receita e analise com a participação dos alunos os ingredientes e as medidas não padronizadas.Um dedo mindinho da mão direita bem esticado de asa de barata. Um braço bem esticado de teia de aranha. Um palmo direito de asa de mariposa.
Após a leitura da receita, peça para as crianças mostrarem através do seu corpo as medidas. Divida a turma em grupos com 4, 5 ou mais crianças. A partir das hipóteses das crianças analisar os dados levantados. Espera-se que as crianças concluam que a mão da bruxinha Filomena é menor do que a mão da sua bruxa avó Magnólia. A partir das observações das crianças, auxilie-os a pensarem em hipóteses para o erro da receita. Eles devem completar a nova receita, usando medidas padronizadas. Podem usar como apoio, a fita métrica e a régua disponibilizada para recorte, junto com atividade principal. Diga que depois irão compartilhar a nova receita com a turma. Acesse o Guia de Intervenção para planejar procedimentos de intervenções enquanto as crianças resolvem a atividade.
Propósito: Apresentar a situação- problema para análise e reflexão em busca de solução.
Discuta com a turma:
- O que diferencia uma mão da outra?
- Como vocês imaginam ser a mão da Bruxinha?
- Incentive os alunos a apresentarem características possíveis para a mão da bruxinha Filomena.
- Na sua opinião, por que a receita da poção mágica não estava dando certo?
- De que forma a bruxinha Filomena conseguirá resolver essa situação?
- O que você faria no lugar dela?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça que os grupos apresentem as receitas com as medidas pensadas por eles. É esperado que, nesse caso, não tenham utilizado medidas não padronizadas como referência de quantidade para os ingredientes da receita. Discuta se as medidas apresentadas pelos grupos, são possíveis. No exemplo deste slide, o grupo 1 usa um metro de asa de mariposa. Neste caso, deveria-se questionar junto ao grupo, se é possível ter mariposa com esse tamanho de asa. Para isso, os recursos disponibilizados para medir, a régua e a fita métrica, devem ser aproveitados para análise das medidas apresentadas pelos grupos. Você deve usar para discussão, os exemplos apresentados por seus alunos. Use as sugestões de questões apresentadas no discuta. Ao final da discussão, todos devem concluir que usando-se medidas padronizadas, a receita das bruxas poderiam dar certo.
Propósito: Compartilhar as unidades de medidas padronizadas usadas na receita, criadas pelos grupos.
Discuta com a turma:
- Por que a receita não estava dando certo?
- Quais unidades de medida foram usadas pelos grupos?
- Usando as medidas padronizadas, vocês acham que a receita poderia dar certo? Por quê?
- A régua e a fita métrica ajudaram vocês a definirem a quantidade de ingredientes?
Material complementar:
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 11 e 12)
Propósito: Apresentar informações conceituais aos alunos para ampliar o entendimento sobre a importância de medidas padronizadas.
Orientação: Leia a sistematização para os alunos. Esclareça as dúvidas e peça que registrem o texto em seus cadernos. Você pode projetar os slides, ou escrever o conteúdo deles no quadro.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 11 e 12)
Propósito: Apresentar informações conceituais aos alunos para ampliar o entendimento sobre a importância de medidas padronizadas.
Orientação: Leia a sistematização para os alunos. Esclareça as dúvidas e peça que registrem o texto em seus cadernos. Você pode projetar os slides, ou escrever o conteúdo deles no quadro.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Retomada do conceito trabalhado.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância das unidades padronizadas de medidas.
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Propósito: Diferenciar unidades de medidas padronizadas e não padronizadas.
Orientações: Oriente os alunos para que leiam a atividade e escolham unidades de medidas padronizadas e não padronizadas para medirem o que foi solicitado.
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Complementar
Para o Professor
Para os Alunos
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_18GRM01
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
Régua ou fita métrica
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Artigo: Como medir tudo o que há
Jogo: Medidas e grandezas
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O foco do plano será a atividade principal, entretanto vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela começa fazendo uma exploração das mãos dos alunos para depois relacionar essas descobertas com as medidas não convencionais. Você pode enviar as sugestões para a exploração de forma remota, por WhatsApp por exemplo, para que os alunos comecem a explorar e pensar sobre o tema. Eles devem desenhar a mão em um papel, desenhar o que cabe dentro dela, fotografar e enviar as fotografias para que os alunos discutam sobre esse tema.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é identificar e diferenciar unidades de medidas padronizadas ou não padronizadas. A atividade principal traz a história de uma bruxinha que, ao fazer poções utilizando medidas não convencionais, não consegue que elas funcionem. Mostre os slides 6 a 9 se estiver em uma aula online pelo Meet ou Zoom, ou tire um print das imagens dos slides ou envie o arquivo da atividade principal por WhatsApp para que os alunos consigam ler e discutir a atividade. Se você se sentir confortável, pode gravar um vídeo contando a situação problema como se fosse uma história, como se você fosse a bruxinha pedindo ajuda fazendo a poção no caldeirão e mostrando a receita da poção. Será uma oportunidade dos alunos aprenderem de uma forma divertida. Depois, abra as discussões para que os alunos pensem o porquê das receitas saírem erradas. Pergunte: "Na sua opinião, por que a receita da poção mágica não estava dando certo? Qual a solução para a Bruxinha Filomena conseguir fazer a poção mágica certa?". Eles devem discutir qual seria a melhor forma de reescrever a receita da Bruxinha. Os alunos podem escrever as receitas em seus cadernos. Se for possível, os alunos devem compartilhar suas conclusões com toda a turma ou em pequenos grupos de WhatsApp ou Zoom.
Discussão da solução
Antes de compartilhar o slide da discussão das soluções, peça que os alunos compartilhem as deles. Depois, quando forem compartilhados, peça que os alunos comparem com suas respostas. Eles podem escrever textos ou gravar áudios, ou até mesmo gravar vídeos. Devem também comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.
Sistematização do conceito
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. Compartilhe as atividades de raio x e complementares por WhatsApp ou e-mail para que os alunos possam acessá-las.
Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Envie uma mensagem para as famílias explicando o que você está trabalhando e a forma que eles podem ajudar seus filhos.
As famílias podem participar utilizando as medidas não convencionais como pés, palmos, polegares para medir objetos, ambientes e móveis e fazer a comparação dessas medidas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Ana Cecilia Machado Dias
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
Objetivos específicos
Identificar e diferenciar unidades de medidas padronizadas ou não padronizadas.
Conceito-chave
Medidas padronizadas e não padronizadas.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 em branco;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Impressão e recorte de uma régua de papel;
- Impressão, recorte e montagem de uma fita métrica de papel.