Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o Plano confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete a imagem do Tangram, ou imprima e entregue a atividade para cada um. Se tiver na escola um Tangram grande feito de madeira ou E.V.A. use-o para a demonstração das peças. Explique que o Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças. Proponha uma discussão questionando os alunos quais são as formas iguais. Escute o que eles têm a dizer e identifique o que sabem sobre as semelhanças e diferenças das formas planas. Neste primeiro momento, é esperado que os alunos apenas identifiquem as formas iguais, sem se preocuparem com o conceito de congruência.
Propósito: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre as características das formas planas.
Discuta com a turma:
- Que tipos de figuras planas o Tangram é composto?
- Qual das imagens são iguais?
- Porque elas são iguais?
- Porque são diferentes?
Materiais Complementares:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Conheça a Lenda do Tangram https://www.youtube.com/watch?v=TjlCciykRLI
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 5 e 6)
Orientação: Peça com antecedência embalagens de papelão (caixas de remédios, alimentos, cosméticos,etc). Explique que utilizarão essas caixinhas para resolver uma atividade.Separe os alunos em grupos e entregue papéis coloridos. Projete o slide com a descrição da atividade ou imprima e entregue uma para cada grupo. Leia junto com os alunos as comandas da atividade. Solicite que coloquem as embalagens no centro e depois separem a partir do formato das faces. Depois das embalagens separadas selecione a forma geométrica que cada grupo irá ficar.
As crianças deverão contornar a forma das embalagens (contornar em papéis coloridos, cada embalagem de uma cor) e depois recortá-las. Após recortar, devem unir as imagens, colocando uma sobre a outra e verificar se elas são iguais ou não. Neste momento diga que observem o formato e o tamanho das figuras e que quando as formas são iguais, são chamadas de figuras congruentes. Explique que depois apresentarão as descobertas para a turma. Enquanto os grupos realizam o trabalho, circule entre eles e faça perguntas que os faça avançar na aprendizagem dos conceitos.
Propósito: Descobrir as figuras congruentes através de comparações de formato e tamanhos.
Discuta com a turma:
- Qual a forma que ficou para este grupo representar?
- Quais as características dessa forma geométrica?
- O que precisa observar para dizer que as formas são iguais?
- Como chamamos as formas iguais?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 5 e 6)
Orientação: Peça com antecedência embalagens de papelão (caixas de remédios, alimentos, cosméticos,etc). Explique que utilizarão essas caixinhas para resolver uma atividade.Separe os alunos em grupos e entregue papéis coloridos. Projete o slide com a descrição da atividade ou imprima e entregue uma para cada grupo. Leia junto com os alunos as comandas da atividade. Solicite que coloquem as embalagens no centro e depois separem a partir do formato das faces. Depois das embalagens separadas selecione a forma geométrica que cada grupo irá ficar.
As crianças deverão contornar a forma das embalagens (contornar em papéis coloridos, cada embalagem de uma cor) e depois recortá-las. Após recortar, devem unir as imagens, colocando uma sobre a outra e verificar se elas são iguais ou não. Neste momento diga que observem o formato e o tamanho das figuras e que quando as formas são iguais, são chamadas de figuras congruentes. Explique que depois apresentarão as descobertas para a turma. Enquanto os grupos realizam o trabalho, circule entre eles e faça perguntas que os faça avançar na aprendizagem dos conceitos.
Propósito: Descobrir as figuras congruentes através de comparações de formato e tamanhos.
Discuta com a turma:
- Qual a forma que ficou para este grupo representar?
- Quais as características dessa forma geométrica?
- O que precisa observar para dizer que as formas são iguais?
- Como chamamos as formas iguais?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça que cada grupo apresente o seu trabalho. Diga que exponham o nome da figura geométrica e quais suas características principais. Questione-os quanto o motivo de considerar as figuras semelhantes. Providencie um mural para a exposição dos trabalhos e dê crédito aos alunos participantes.
Propósito: Verificar se os alunos conseguiram encontrar figuras congruentes e saber quais foram os critérios que eles utilizaram.
Discuta com a turma:
- Por que as figuras são iguais?
- O que vocês analisaram?
- Como chamamos quando as figuras são semelhantes em tamanho e forma?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Reforce para os alunos o que é congruência e depois relacione a congruência com as forma planas.
Propósito: Sistematização do conceito trabalhado.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Conclua o conceito trabalhado, exemplificando e ressaltando o motivo que deve ser analisado para conclusão da congruência.
Propósito: Conclusão do conceito congruência.