Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_15GEO05
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (essa deve ser a última opção nesse momento de pandemia).
Atividade principal
Papel sulfite para a montagem dos sólidos geométricos.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo: Figuras geométricas
Jogo: Sólidos geométricos
Jogo: Planificações
Álbum virtual
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
O foco desse plano é a atividade principal, entretanto, vale a pena começar com a atividade de retomada mesmo que seja de forma remota, dessa forma, poderá ter uma ideia do que os alunos sabem sobre as diferenças entre figuras planas e sólidos geométricos. Você pode compartilhar a imagem do slide 3 por meio de WhatsApp ou e-mail, enviar os questionamentos via texto, áudio ou vídeo e deixar que os alunos enviem as suas respostas e conclusões pelo mesmo meio. Você pode pedir aos alunos a comentar e complementar as respostas uns dos outros.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é diferenciar figuras planas de figuras não planas. Os alunos precisam ter acesso a alguns sólidos geométricos e figuras planas. Essas figuras ou moldes podem ser disponibilizados anteriormente para que na hora da atividade principal, eles possam ter os sólidos para a realização da atividade principal. Disponibilize os arquivos com os moldes por e-mail ou Whatsapp para que os alunos possam imprimi-los ou desenhá-los para depois montá-los. Peça que os alunos tenham os moldes em mãos na hora da aula síncrona seja por vídeo, seja por WhatsApp. Se for possível, divida os alunos em grupos do Zoom ou do WhatsApp para o trabalho para que desenhem e discutam com o grupo antes de compartilhar com toda a turma. Lembre-se de estar presente em todos os grupos para verificar que estejam efetuando um trabalho produtivo. Caso não consiga, os alunos podem realizar a atividade individualmente. Em todos os casos, os alunos devem fotografar as suas produções e explicar as suas conclusões através de áudio ou vídeo.
Discussão das soluções
Na discussão das soluções os alunos devem apresentar seus desenhos individuais ou em grupos e explicar para a turma as suas conclusões. Eles podem tirar fotografias e escrever ou gravar um áudio mostrando as suas conclusões. Os outros alunos ou grupos podem concordar, discordar ou complementar o que os colegas vão apresentando.
Sistematização do conceito
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula: figuras planas e sólidos geométricos. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
A atividade do Raio X retoma os conceitos de figuras planas e sólidos geométricos. Essa atividade pode ser utilizada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim. Você pode selecionar as atividades que são mais adequadas para a sua turma e enviá-las por arquivo ou "print" da imagem. Os alunos podem devolvê-las pelo mesmo meio.
Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos aos alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Envie uma mensagem de texto, áudio ou vídeo explicando seu trabalho com os alunos e de que forma eles podem ajudar na organização ou discussão da resolução ou incentivar em casa.
A família pode explorar as diferenças entre figuras planas e sólidos geométricos através de objetos do dia a dia como pratos, caixas, tampas de caixas...