Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 3 e 4 )
Orientação: Entregue a atividade impressa para os alunos, ou projete este slide e discuta as questões propostas. Solicite que os alunos respondam no caderno, sobre as formas planas presentes em cada amarelinha.
Propósito: Retomar a nomenclatura das figuras planas.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem esta brincadeira?
- Como ela é pode ser realizada?
- Do que ela é formada?
- Vocês conseguem identificar as figuras que formam estas amarelinhas?
- Que figuras são essas?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos. ( slides 3 e 4 )
Orientação: Solicite que os alunos respondam no caderno, sobre as formas planas presentes em cada amarelinha.
Propósito: Retomar a nomenclatura das figuras planas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 5 a 8 )
Orientação: Entregue as regras dos jogos impressas, junto com as partes dele, ou projete o slide. Leia com eles e garanta que todos tenham compreendido o jogo. Quando os alunos terminarem o primeiro jogo, solicite que eles façam a forma plana que mais apareceu, em tamanho maior, podendo utilizar fita crepe, giz,... Essas formas serão utilizadas na próxima brincadeira. Após brincarem de “Corre, Corre para figura”, peça que os alunos façam o registro em forma de desenho da atividade.
Propósito: Aprimorar o conhecimento sobre as formas planas.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 5 a 8 )
Orientação: Entregue as regras dos jogos impressas, junto com as partes dele, ou projete o slide. Leia com eles e garanta que todos tenham compreendido o jogo. Quando os alunos terminarem o primeiro jogo, solicite que eles façam a forma plana que mais apareceu, em tamanho maior, podendo utilizar fita crepe, giz,... Essas formas serão utilizadas na próxima brincadeira. Após brincarem de “Corre, Corre para figura”, peça que os alunos façam o registro em forma de desenho da atividade.
Propósito: Aprimorar o conhecimento sobre as formas planas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 5 a 8 )
Orientação: Entregue as regras dos jogos impressas, junto com as partes dele, ou projete o slide. Leia com eles e garanta que todos tenham compreendido o jogo. Quando os alunos terminarem o primeiro jogo, solicite que eles façam a forma plana que mais apareceu, em tamanho maior, podendo utilizar fita crepe, giz,... Essas formas serão utilizadas na próxima brincadeira. Após brincarem de “Corre, Corre para figura”, peça que os alunos façam o registro em forma de desenho da atividade.
Propósito: Aprimorar o conhecimento sobre as formas planas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. ( slides 5 a 8 )
Orientação: Entregue as regras dos jogos impressas, junto com as partes dele, ou projete o slide. Leia com eles e garanta que todos tenham compreendido o jogo. Quando os alunos terminarem o primeiro jogo, solicite que eles façam a forma plana que mais apareceu, em tamanho maior, podendo utilizar fita crepe, giz,... Essas formas serão utilizadas na próxima brincadeira. Após brincarem de “Corre, Corre para figura”, peça que os alunos façam o registro em forma de desenho da atividade.
Propósito: Aprimorar o conhecimento sobre as formas planas.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Os alunos apresentarão os registros das atividades. Peça que falem o nome das figuras usadas em seus desenhos. Promova uma exposição dos desenhos e permita que escrevam o nome dos autores, valorizando suas criações.
Propósito: Compartilhar os resultados.
Discuta com a turma:
- O desenho dá para ser entendido?
- Conseguimos verificar a partir do desenho os jogos propostos?
- Quais formas planas apareceram nos desenhos?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Conclua o assunto mostrando as formas planas, utilize o cartaz feito pela turma.
Propósito: Encerrar o conceito trabalhado em aula.