Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Estratégias pessoais para o cálculo da adição, subtração e multiplicação
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias convencionais e não convencionais de cálculos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva
Mentora: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).
Conhecimentos prévios que a turma deve dominar
- Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
- Reconhecer os numerais e quantidades.
- Possuir noções a respeito do conceito de adição, subtração e multiplicação.
- Conhecer as regras e objetivos de um jogo de boliche.
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias não convencionais de cálculo.
Conceito-chave
Estratégias de cálculo.
Recursos necessários
- Pinos de boliche ou garrafas Pet coloridas (podem ser pintados ou decorados com fitas coloridas).
- Bola.
- Lápis ou canetinhas.
- Cartolinas.
- Atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Desenvolver estratégias não convencionais de cálculo.
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Inicie questionando os alunos sobre o jogo de boliche, caso haja alguém que não conheça o jogo, explique sobre as regras gerais e o objetivo de um jogo de boliche. Informe também que eles terão que registrar os ponto feitos pela sua equipe. Deixe-os pensarem em como farão esses registros, e os cálculos que deverão ser realizados.
Propósito: Familiarizar os alunos com o conteúdo a ser explorado na aula.
Atividade principal (slides de 4 a 6)
Tempo sugerido:15 minutos.
Orientação: Divida a turma em três equipes e apresente aos alunos as regras do jogo. O jogo terá três rodadas. A cada rodada, a equipe deve anotar a quantidade de pinos derrubados e realizar os cálculos para descobrir a quantidade de pontos alcançados. Deixe-os à vontade para registrar da maneira que julgarem mais fácil. Eles podem utilizar números, desenhos, esquemas, entre outros.
Permita que os próprios alunos organizem suas equipes: quem serão os jogadores, quem deverá anotar os pontos, quem ajudará a realizar as operações e contagem dos pontos etc. Esse momento é importante para desenvolver o espírito de equipe, cooperação, liderança, resolução de conflitos e tomada de decisões.
Após a realização do jogo, as equipes devem apresentar seus resultados. Após a apresentação das equipes, proponha as questões para estimular a realização dos cálculos. Esse momento pode ser realizado individualmente ou coletivamente, na própria equipe. Em seguida, permita que os alunos apresentem suas respostas.
Propósito: Utilizar atividade lúdica para a realização de cálculos.
Discuta com a turma:
- Quem serão os jogadores de cada rodada?
- Quem ficará responsável por anotar os pontos no cartaz (ou no quadro)?
- Será que toda a equipe pode ajudar a calcular os pontos?
Materiais complementares:
Atividade principal (slides de 4 a 6)
Tempo sugerido:15 minutos.
Orientação: Divida a turma em três equipes e apresente aos alunos as regras do jogo. O jogo terá três rodadas. A cada rodada, a equipe deve anotar a quantidade de pinos derrubados e realizar os cálculos para descobrir a quantidade de pontos alcançados. Deixe-os à vontade para registrar da maneira que julgarem mais fácil. Eles podem utilizar números, desenhos, esquemas, entre outros.
Permita que os próprios alunos organizem suas equipes: quem serão os jogadores, quem deverá anotar os pontos, quem ajudará a realizar as operações e contagem dos pontos etc. Esse momento é importante para desenvolver o espírito de equipe, cooperação, liderança, resolução de conflitos e tomada de decisões.
Após a realização do jogo, as equipes devem apresentar seus resultados. Após a apresentação das equipes, proponha as questões para estimular a realização dos cálculos. Esse momento pode ser realizado individualmente ou coletivamente, na própria equipe. Em seguida, permita que os alunos apresentem suas respostas.
Propósito: Utilizar atividade lúdica para a realização de cálculos.
Discuta com a turma:
- Quem serão os jogadores de cada rodada?
- Quem ficará responsável por anotar os pontos no cartaz (ou no quadro)?
- Será que toda a equipe pode ajudar a calcular os pontos?
Atividade principal (slides de 4 a 6)
Tempo sugerido:15 minutos.
Orientação: Divida a turma em três equipes e apresente aos alunos as regras do jogo. O jogo terá três rodadas. A cada rodada, a equipe deve anotar a quantidade de pinos derrubados e realizar os cálculos para descobrir a quantidade de pontos alcançados. Deixe-os à vontade para registrar da maneira que julgarem mais fácil. Eles podem utilizar números, desenhos, esquemas, entre outros.
Permita que os próprios alunos organizem suas equipes: quem serão os jogadores, quem deverá anotar os pontos, quem ajudará a realizar as operações e contagem dos pontos etc. Esse momento é importante para desenvolver o espírito de equipe, cooperação, liderança, resolução de conflitos e tomada de decisões.
Após a realização do jogo, as equipes devem apresentar seus resultados. Após a apresentação das equipes, proponha as questões para estimular a realização dos cálculos. Esse momento pode ser realizado individualmente ou coletivamente, na própria equipe. Em seguida, permita que os alunos apresentem suas respostas.
Propósito: Utilizar atividade lúdica para a realização de cálculos.
Discuta com a turma:
- Quem serão os jogadores de cada rodada?
- Quem ficará responsável por anotar os pontos no cartaz (ou no quadro)?
- Será que toda a equipe pode ajudar a calcular os pontos?
Painel De Soluções (slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
- Alguém pensou da mesma forma?
- Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Painel De Soluções (slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
- Alguém pensou da mesma forma?
- Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?
Painel De Discussões (slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
- Alguém pensou da mesma forma?
- Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?
Painel De Discussões (slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
- Alguém pensou da mesma forma?
- Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?
Painel De Discussões (slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
- Alguém pensou da mesma forma?
- Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?
Painel De Discussões (slides de 7 a 12)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Convide as equipes para que demonstrem, para o restante da sala, suas respostas e as estratégias utilizadas para realizar as operações. Nos slides referentes ao “painel de soluções” será apresentada uma situação hipotética para representar uma possibilidade de solução da atividade.
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Discuta com a turma:
- Qual estratégia vocês utilizaram para registrar os pontos da equipe?
- Alguém pensou da mesma forma?
- Todos concordam com a contagem realizada pela equipe?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade reforçando aos alunos as aprendizagens desenvolvidas durante a aula.
Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- Vocês gostaram do jogo?
- O que foi possível aprender com esse jogo?
- Foi possível pensar em Matemática durante a realização do jogo?
- Qual a importância dos cálculos na realização desse jogo?
- Vocês já haviam pensado nessas estratégias para resolver operações?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de estratégias não convencionais de cálculo.
Materiais Complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_04NUM05
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
Pinos de boliche ou garrafas Pet coloridas, rolos de papel toalha, frascos de xampu... (podem ser pintados ou decorados com fitas coloridas).
Bola.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Álbum virtual
Jogo de boliche com garrafa pet
Jogo Online: Jogo da adição
Jogo Online: Jogo de somar e subtrair
Jogo Online: Mergulho dos números
Jogo Online: Serpente da Multiplicação
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é desenvolver estratégias de cálculo de adição, subtração e multiplicação. A atividade é um jogo de boliche que deveria ser realizado em grupo, entretanto, isso não será possível neste momento remoto. Os alunos devem ter acesso aos materiais e às regras do jogo. Você pode mandar a forma de construção do boliche com antecedência para que os alunos o construam e o tenham na hora da realização da atividade. A atividade pode ser realizada de forma síncrona por videoconferência ou síncrona/assíncrona por WhatsApp ou ferramenta similar. Grave um vídeo explicando as regras do jogo e jogando uma partida para que eles possam compreender melhor como se joga. Os alunos podem jogar sozinhos ou com alguém da família. Caso joguem sozinho, eles podem ser desafiados a marcar mais pontos a cada uma das rodadas. Peça que tirem fotografias jogando e do boliche. Essas fotografias podem ser compartilhadas em um álbum virtual para que todos tenham acesso.
Painel de soluções
Compartilhe ou fotografe os slides do painel de soluções e envie via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando. Apresente slide por slide para que os alunos podem observar as soluções encontradas, escrever, fotografar ou enviar áudios, respondendo-as ou comentando-as. Podem também comparar com as que foram encontradas por eles e, assim, complementar o painel.
Encerramento
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito na sistematização do conceito para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los.
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
O jogo é uma excelente forma de interação entre alunos e familiares. Eles podem montar o boliche juntos e jogá-lo também. Além disso, podem compartilhar estratégias para a contagem dos pontos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva
Mentora: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).
Conhecimentos prévios que a turma deve dominar
- Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
- Reconhecer os numerais e quantidades.
- Possuir noções a respeito do conceito de adição, subtração e multiplicação.
- Conhecer as regras e objetivos de um jogo de boliche.
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias não convencionais de cálculo.
Conceito-chave
Estratégias de cálculo.
Recursos necessários
- Pinos de boliche ou garrafas Pet coloridas (podem ser pintados ou decorados com fitas coloridas).
- Bola.
- Lápis ou canetinhas.
- Cartolinas.
- Atividades impressas.