Plano de Aula

Plano de aula: Estratégias pessoais para o cálculo da adição, subtração e multiplicação

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias convencionais e não convencionais de cálculos

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar

  • Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
  • Reconhecer os numerais e quantidades.
  • Possuir noções a respeito do conceito de adição, subtração e multiplicação.
  • Conhecer as regras e objetivos de um jogo de boliche.

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias não convencionais de cálculo.

Conceito-chave

Estratégias de cálculo.

Recursos necessários

  • Pinos de boliche ou garrafas Pet coloridas (podem ser pintados ou decorados com fitas coloridas).
  • Bola.
  • Lápis ou canetinhas.
  • Cartolinas.
  • Atividades impressas.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Desenvolver estratégias não convencionais de cálculo.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA