Plano de Aula

Plano de aula: Estratégias pessoais para o cálculo da adição, subtração e multiplicação

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias convencionais e não convencionais de cálculos

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar

  • Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
  • Reconhecer os numerais e quantidades.
  • Possuir noções a respeito do conceito de adição, subtração e multiplicação.
  • Conhecer as regras e objetivos de um jogo de boliche.

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias não convencionais de cálculo.

Conceito-chave

Estratégias de cálculo.

Recursos necessários

  • Pinos de boliche ou garrafas Pet coloridas (podem ser pintados ou decorados com fitas coloridas).
  • Bola.
  • Lápis ou canetinhas.
  • Cartolinas.
  • Atividades impressas.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Desenvolver estratégias não convencionais de cálculo.