Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Diferentes pontos de vista
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mapas, trajetos e localização
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ana Carla Thomaz Meira
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA12 ) Descrever e representar esboços de trajetos, croquis e maquetes a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo direção e sentido com base em vários pontos de referência.
Objetivos específicos
Retomar os conhecimentos dos alunos sobre a representação dos objetos e sua localização.
Representar um objeto utilizando diferentes pontos de vista.
Conceito-chave
Diferentes pontos de vista.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Folhas de papel quadriculado;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Retomar os conhecimentos dos alunos sobre a representação dos objetos e sua localização.
Representar um objeto utilizando diferentes pontos de vista.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia, copie no quadro ou projete o slide para turma, explicando o objetivo da aula. Inicie uma rápida discussão perguntando aos alunos se eles se lembram de como podemos representar os objetos. O professor poderá usar como exemplos os objetos que eles possuem em cima das carteiras.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Quem se lembra dos modos ou maneiras que temos de desenhar objetos a partir de diferentes pontos de vista posições?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma. Nessa atividade, retome oralmente o trabalho com vistas e relembre com as crianças como eles exploraram em aulas anteriores os diferentes pontos de vistas: de frente, de frente e do alto e de cima para baixo. (Frontal, oblíqua e vertical).
Inicie resgatando os conhecimentos prévios dos alunos a respeito dos conceitos de ponto de vista.
Se houver necessidade retome os diferentes pontos de vistas: de frente (vista frontal),do alto (vista oblíqua) e de cima para baixo (vista vertical).
É importante que o professor realize várias atividades com a turma envolvendo as noções de vista frontal e vista oblíqua, pois são os pontos de vista que os alunos têm da realidade. Durante a retomada com a turma amplie o vocabulário matemático. Exemplo: Vista vertical / Vista oblíqua. O professor encontrará detalhes no guia de intervenções.
Promova a discussão coletiva da situação problema. Proponha para o grupo um pequeno exercício para relembrar os diferentes pontos de vista. Essa reflexão é fundamental para perceber as dúvidas que alunos ainda possuem.
Propósito: Retomar os diferentes pontos de vistas.
Discuta com a turma:
- Quem aqui se lembra de ter desenhado objetos em posições diferentes?
- Que objetos vocês observaram ou desenharam?
- Quais eram os seus pontos de vista ao desenhar esses objetos?
- Você já sabe que podemos ver um mesmo objeto de diferentes maneiras,quais são algumas delas?
- Vocês lembram de como nós podemos representar o tampo da mesa visto do alto e de cima para baixo?
- Como seria essa representação da vista vertical?
- Na atividade dos livros qual é a resposta correta?
- O caderno verde pode ser representado de outra forma? E o caderno azul?
- Quem aqui já fez o desenho de uma paisagem, um lugar ou um objeto visto de cima? Qual objeto você desenharam?
Materiais Complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma. Nessa atividade, retome oralmente o trabalho com vistas e relembre com as crianças como eles exploraram em aulas anteriores os diferentes pontos de vistas: de frente, de frente e do alto e de cima para baixo. (Frontal, oblíqua e vertical).
Inicie resgatando os conhecimentos prévios dos alunos a respeito dos conceitos de ponto de vista.
Se houver necessidade retome os diferentes pontos de vistas: de frente (vista frontal),do alto (vista oblíqua) e de cima para baixo (vista vertical).
É importante que o professor realize várias atividades com a turma envolvendo as noções de vista frontal e vista oblíqua, pois são os pontos de vista que os alunos têm da realidade. Durante a retomada com a turma amplie o vocabulário matemático. Exemplo: Vista vertical / Vista oblíqua. O professor encontrará detalhes no guia de intervenções.
Promova a discussão coletiva da situação problema. Proponha para o grupo um pequeno exercício para relembrar os diferentes pontos de vista. Essa reflexão é fundamental para perceber as dúvidas que alunos ainda possuem.
Propósito: Retomar os diferentes pontos de vistas.
Discuta com a turma:
- Quem aqui se lembra de ter desenhado objetos em posições diferentes?
- Que objetos vocês observaram ou desenharam?
- Quais eram os seus pontos de vista ao desenhar esses objetos?
- Você já sabe que podemos ver um mesmo objeto de diferentes maneiras,quais são algumas delas?
- Vocês lembram de como nós podemos representar o tampo da mesa visto do alto e de cima para baixo?
- Como seria essa representação da vista vertical?
- Na atividade dos livros qual é a resposta correta?
- O caderno verde pode ser representado de outra forma? E o caderno azul?
- Quem aqui já fez o desenho de uma paisagem, um lugar ou um objeto visto de cima? Qual objeto você desenharam?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Leia ou projete o slide para a turma. Lembramos que para essa atividade você usará um molde para montar o cubos, usaremos três cubos para cada trio; após a atividade, guarde os cubos, eles poderão ser úteis em exercícios similares. Uma outra opção é colocar uma mesa no centro da sala com os três cubos delimitando as opções de pontos de vista. Neste caso, os alunos irão circular ao redor da mesa. Nessa atividade você só precisará de três cubos, não há necessidade de imprimir para todos os trios.
Organize a turma em trios e introduza a proposta da atividade, explique que Mariana irá propor um desafio e que os trios deverão discutir como realizar da melhor maneira a atividade.
Explique que os trios poderão usar os cubos para observar os diferentes pontos de vista propostos na atividade. Peça que os trios representem a montagem no papel quadriculado ou folha de sulfite, ou seja, o trio deverá registrar a montagem feita em diferentes perspectivas (de cima, de frente e de lado).
Propósito: Registrar diferentes vistas de um mesmo objeto.
Discuta com a turma:
- Como vocês vão pensar para descobrir a resposta desse desafio?
- Será que tem algum cubo escondido que não estamos vendo nesta imagem?
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Leia ou projete o slide. Nesta atividade vamos verificar como os alunos enxergaram os cubos por meio de suas diferentes perspectivas.
Professor ao término da atividade e antes da discussão você deverá expor as representações feitas pelos alunos,fixando-os no quadro, na parede ou em um varal. Compare as representações e discuta os resultados obtidos com a turma.
Propósito: Analisar e discutir os resultados obtidos.
Discuta com a turma:
- Quem utilizou os cubos para verificar a resposta do desafio?
- Quem conseguiu representar os cubos na malha quadriculada sem utilizar o material manipulativo?
- Vocês tiveram mais dificuldade em qual representação?
- Vamos observar as representações afixadas no quadro. Que trio representou o objeto de maneiras diferentes da que está no painel de soluções? Explique para a turma como foi que vocês pensaram para representar dessa maneira.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Leia ou projete o slide. Nesta atividade vamos verificar como os alunos enxergaram os cubos por meio de suas diferentes perspectivas.
Professor ao término da atividade e antes da discussão você deverá expor as representações feitas pelos alunos,fixando-os no quadro, na parede ou em um varal. Compare as representações e discuta os resultados obtidos com a turma.
Propósito: Analisar e discutir os resultados obtidos.
Discuta com a turma:
- Quem utilizou os cubos para verificar a resposta do desafio?
- Quem conseguiu representar os cubos na malha quadriculada sem utilizar o material manipulativo?
- Vocês tiveram mais dificuldade em qual representação?
- Vamos observar as representações afixadas no quadro. Que trio representou o objeto de maneiras diferentes da que está no painel de soluções? Explique para a turma como foi que vocês pensaram para representar dessa maneira.
Encerramento
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações:Nessa atividade visualizamos o objeto em diferentes perspectivas, processamos a informação e registramos; tudo isso é de grande importância ao desenvolvimento geométrico dos alunos.
Propósito: Sintetiza o que foi explorado na aula.
Discuta com a turma:
- Pensando nas diversas maneiras de se observar um objeto, qual é o ponto de vista cotidiano das pessoas?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete o slide ou imprima. Entregue o desenho impresso. Peça que os alunos observem com atenção o quarto de Ana.
Projete o slide, copie no quadro ou imprima. Explique a comanda da atividade, oriente os alunos a completarem os quadradinhos lembrando dos pontos de vista apreendidos na aula; o número de quadradinhos corresponde ao número de letras.
Propósito: Avaliar se o aluno desenvolveu as vistas de um mesmo objeto.
Discuta com a turma:
- Que objetos a Ana representou em seu desenho?
- Ana representou o seu quarto por meio de um desenho,hoje vocês conheceram algumas dessas representações.
- Quem pode me dizer quais foram os diferentes pontos de vista que trabalhamos hoje?
- Como será que ficaria o cesto de lixo,um tubo de cola ou a quadro de giz na vista superior?Professor instigue os alunos a refletirem resgatando os pontos de vista apreendidos em aula.
Materiais complementares:
Resolução da atividade de complementação
Referências bibliográficas:
Diseño Curricular para la Educación Primaria. Primer Ciclo Volúmen 1 /.Dirección General de Cultura y Educación - 1a ed. - La Plata: Dir. General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires, 2008. Disponível em:
http://abc.gov.ar/lainstitucion/organismos/consejogeneral/diseniocurriculares/default.cfm Acesso em:10/12/2017.
Guerreiro, Ana Lúcia Araújo. Alfabetização e letramento cartográfico na geografia escolar. São Paulo: Edições SM, 2012.- (Somos Mestres)
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.
SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema – Jogos Matemáticos – de 1º a 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete o slide ou imprima. Entregue o desenho impresso. Peça que os alunos observem com atenção o quarto de Ana.
Projete o slide, copie no quadro ou imprima. Explique a comanda da atividade, oriente os alunos a completarem os quadradinhos lembrando dos pontos de vista apreendidos na aula; o número de quadradinhos corresponde ao número de letras.
Propósito: Avaliar se o aluno desenvolveu as vistas de um mesmo objeto.
Discuta com a turma:
- Que objetos a Ana representou em seu desenho?
- Ana representou o seu quarto por meio de um desenho,hoje vocês conheceram algumas dessas representações.
- Quem pode me dizer quais foram os diferentes pontos de vista que trabalhamos hoje?
- Como será que ficaria o cesto de lixo,um tubo de cola ou a quadro de giz na vista superior?Professor instigue os alunos a refletirem resgatando os pontos de vista apreendidos em aula.
Referências bibliográficas:
Diseño Curricular para la Educación Primaria. Primer Ciclo Volúmen 1 /.Dirección General de Cultura y Educación - 1a ed. - La Plata: Dir. General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires, 2008. Disponível em:
http://abc.gov.ar/lainstitucion/organismos/consejogeneral/diseniocurriculares/default.cfm Acesso em:10/12/2017.
Guerreiro, Ana Lúcia Araújo. Alfabetização e letramento cartográfico na geografia escolar. São Paulo: Edições SM, 2012.- (Somos Mestres)
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria / Ministério da Educação. – Brasília: MEC/SEB, 2014.
SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema – Jogos Matemáticos – de 1º a 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_13GEO04
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Álbum de fotografias virtual
Jogo: Labirinto Polar
Alfabetização cartográfica: o mapa como instrumento de leitura do espaço.
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
O foco do plano será a atividade principal, entretanto vale a pena apresentar para os alunos a atividade de retomada, pois ela mostra as diversas vistas de uma mesa. Você pode tirar um print do slide e enviar para os alunos de forma remota, por WhatsApp por exemplo, para que os alunos comecem a pensar sobre o tema. Você pode colaborar com questionamentos ou complementando o que os alunos forem escrevendo sobre as vistas da mesa.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é o registro de diferentes vistas de um mesmo objeto. Os alunos precisam ter acesso à ilustração da atividade. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno. Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode enviar a ilustração por fotografia e o enunciado em forma de texto ou áudio. Os alunos devem copiar a situação e desenhar em uma folha de papel em branco ou em seu caderno as diversas vistas do objeto. Os alunos precisarão de um tempo para fazer seus desenhos. Depois, peça que compartilhem os seus desenhos através de fotografias com a turma. Eles podem também explicar como pensaram para resolver a situação.
Discussão das soluções
Compartilhe o slide 6 com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Peça que os alunos comparem com suas respostas e, através de texto ou de áudio, devem comentar se concordam ou discordam da solução mostrada. Podem explicar também como a solução se difere do desenho que executaram. É importante que tenham a oportunidade de analisar o seu trabalho.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação às anotações.
Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante, pois mostra a vista superior de um quarto. Os alunos devem identificar os móveis e objetos que foram representados.
Convite às famílias
As famílias podem participar estimulando que os alunos observem sob diferentes pontos de vista objetos do seu dia a dia, como sofá, mesa, cama, livros, pratos… Podem também estimular que realizem as anotações em forma de desenho.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas estão trabalhando ou não apresentam condições de ajudá-los. Portanto, o que colocamos são apenas sugestões.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ana Carla Thomaz Meira
Mentor: Daniela Pannuti
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF03MA12 ) Descrever e representar esboços de trajetos, croquis e maquetes a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo direção e sentido com base em vários pontos de referência.
Objetivos específicos
Retomar os conhecimentos dos alunos sobre a representação dos objetos e sua localização.
Representar um objeto utilizando diferentes pontos de vista.
Conceito-chave
Diferentes pontos de vista.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Folhas de papel quadriculado;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.