Resumo da Aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”
Objetivo
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Introduza o assunto comentando que os números estão presentes no nosso cotidiano de uma forma muito natural. Podemos achar vários deles em jornais e revistas.
Distribua jornais, panfletos, revistas para que os alunos achem os números ali presentes. Peça que achem um número de quatro ordens e colem-o no caderno. Logo abaixo da colagem peça para que o aluno coloque três características do número quanto a quantidade de ordens, classes e valor posicional. Essa atividade pode ser feita oralmente, ou seja, o aluno recorta o número e fala-o para a classe, quantas ordens tem, o valor posicional de alguma das ordens, etc. Cada número apresentado pelos alunos escreva-o com algarismos no quadro para que a turma toda visualise-o.
Perceba onde,e se, há dificuldade dos alunos na identificação e formação dos números. Conforme o desempenho da classe direcione as perguntas (Veja exemplos de perguntas abaixo).
Propósito: Fazer a sondagem quanto aos conhecimentos prévios do tema que será apresentado, identificando os números compostos na forma escrita e fazendo análises sobre ele de acordo com as regras do sistema de numeração decimal.
Discuta com a turma:
- Por que você escolheu esse número?
- Quantos algarismos há nele?
- Qual o algarismo com maior valor posicional?
- A quarta ordem faz parte de qual classe?
- Por que a segunda ordem chama-se ordem das dezenas?
- Quantas unidades faltam para obtermos mais uma dezena/centena no número?
Materiais Complementares:
Atividade aquecimento
Resolução da atividade aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientações: Separe a turma em duplas. Distribua um jogo completo de material dourado para cada aluno (disponível para impressão). Caso não possa imprimir as peças , distribua folhas de papel para que os alunos desenhem as peças do material dourado para fazer sua composição de números. Para essa atividade, o material manipulativo do aluno não será utilizado, pois comercialmente o material dourado vem composto de somente uma centena e não vem composto da Unidade de Milhar (cubo), a qual já estamos trabalhando.
Leve o material impresso já preparado (recortado e contado) para os alunos. Como sugestão plastifique a impressão das peças do material dourado e guarde-a em uma caixa para outras atividades.
Detalhes da atividade (regras).
- Incentive os alunos a usarem números de quatro ordens. Podem começar usando três ordens e acrescentar peças para chegarem a quatro ordens.
Ex: Em um primeiro momento o Aluno1 separa: 8 centenas, 3 dezenas e 9 unidades . Aluno2 (desafiante) inclui: mais 2 centenas, 2 dezenas e 2 unidades.
No segundo momento da atividade o Aluno1 agora se depara com 10 centenas, 5 dezenas e 11 unidades. Este deverá reagrupar as unidades, dezenas e centenas e formar o novo número.
O Aluno2 (desafiante) deverá conferir o resultado do colega.
Em um terceiro momento os alunos devem conversar sobre como chegaram ao resultado.
Colocar no quadro duas perguntas chaves para que cada aluno desafiante faça ao seu colega:
1) Qual o número que você formou?
2) Como você pensou para fazer as trocas das ordens e formar esse número?
- O aluno desafiante pode anotar em uma folha ou caderno a quantidade relativa às peças que foram separadas (decomposição = 800 + 30 + 9) e depois pensar e propor o desafio. Ao anotarem um um papel os alunos têm menos chances de perderem o raciocínio e esquecerem o número proposto inicialmente.
Respeite o limite de cada aluno. Você verá que alguns alunos conseguem desenvolver a atividade de forma mais complexa e outros tentam caminhos mais fáceis.
Circule entre os alunos e se for preciso ajude o aluno desafiante a deixar a atividade mais desafiadora. Certifique-se de que o aluno entendeu o que você está propondo.
Veja se no momento da composição o aluno está conseguindo falar o número correto.
Imprima as regras ou escreva-a no quadro para que fique visível a todos. Explique bem a atividade. Você pode chamar um aluno e propor o desafio com ele como exemplo para que os alunos compreendam a atividade.
Essa atividade promove o raciocínio autônomo, fomentando uma aprendizagem significativa e concreta.
Atente-se que o material dourado auxilia na representação e compreensão dos agrupamentos de 10 em 10, característicos do sistema de numeração decimal. Ao manipular esse material fazemos uma percepção direta, ou seja, não importa em que local ou ordem estejam dispostas as peças, sabemos a quantia de dezenas, centenas, unidades. O material dourado não enfatiza o valor posicional da escrita do número, pois para representar um número pode estar organizado de qualquer forma. Portanto, é muito importante, que ao manipular esse material tenha sempre junto o Quadro de Ordens, no qual se registram com algarismos (ou mesmo com o material dourado) às quantidades em cada ordem do sistema de numeração decimal. Na atividade proposta acima, você poderá incentivar os alunos a organizarem as peças sempre na sua ordem correspondente.
Propósito: Estimular os alunos a fazerem a composição e decomposição de números usando as analogias de trocas (base 10) aprendidas no sistema de numeração decimal.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 a 7).
Orientações: Discuta durante toda a atividade com os alunos fazendo perguntas e os ajudando a pensar. Caso seja necessário mostre a eles o exemplo contido nestes slides para esclarecer as dúvidas. Ao final da atividade peça a alguns alunos para mostrarem seus números e como pensaram para formular a resposta.
Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.
Discuta com a turma:
- Quem conseguiu formar um número com os quatro algarismos?
- Qual a maior mudança, na sua opinião que o número sofreu quanto às ordens?
- A quantidade de peças de material dourado do início da atividade, comparada com o resultado final, aumentou ou diminuiu na sua mesinha? Por que você acha que isso aconteceu?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 a 7).
Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides de 5 a 7).
Propósito: Compartilhar as descobertas reconhecendo as características do sistema de numeração decimal até a quarta ordem.
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia para os alunos o encerramento e logo após peça que a turma também leia em conjunto.
Propósito: Resumir o que foi explorado na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Verifique se ao resolver o desafio o aluno utilizou a regularidade do sistema de numeração decimal. Atente-se a todas as estratégias usadas pelos alunos para resolver o problema.
Escolha uma criança para anotar mostrar e contar sua estratégia de resolução. Pergunte quem teve estratégias iguais a apresentada. Peça mais alguns registros.
Propósito: Avaliar o progresso da aprendizagem na leitura e escrita do sistema de numeração decimal.
Materiais Complementares:
Atividade raio x
Atividades complementares
Resolução do raio x
Resolução das atividades complementares