Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_15GEO07
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (essa deve ser a última opção nesse momento de pandemia).
Atividade principal
Livro: As três partes de Edson Kozminski
Folhas de papel sulfite ou o caderno
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Editor de texto ou apresentação de slides
Álbum virtual com os livros
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é compor e decompor triângulos e quadriláteros, analisando suas diferenças e propriedades. Os alunos precisam ter acesso à história "As Três partes" por vídeo ou por powerpoint com as imagens dos livros e contada por você. O livro conta a história de uma casa que resolve se transformar. Para isso, ela se divide em três partes que se movem, formando novos objetos de acordo com as aventuras e experiências narradas. Essa atividade pode ser realizada de forma síncrona ou assíncrona. Leia ou conte a história por meio de um vídeo ou um áudio, ou mostre o vídeo do YouTube indicado com a história. A partir daí, se estiver ao vivo, de todas as indicações por meio da videoconferência e peça que os alunos realizem a atividade ao vivo. Caso não esteja ao vivo, mostre o que os alunos devem fazer através de um vídeo, dessa forma, a atividade ficará mais clara para os alunos já que terão que, individualmente, desenhem pelo menos três formas planas que eles conheçam, nomeando-as. Depois eles devem criar um objeto que seja formado por uma dessas figuras. Caso não consiga gravar o vídeo, envie as instruções por áudio ou texto. Os alunos devem fotografar as suas produções, principalmente as figuras que formaram, para compartilhar com os colegas no momento da aula síncrona. É importante que os alunos possam ver as atividades dos colegas e compará-las com as suas. Depois, em grupos, eles devem criar uma história com cinco páginas, onde as ilustrações serão formadas a partir das figuras planas. Podem usar as criadas anteriormente ou criarem novas. Os alunos podem combinar entre si e cada um fazer uma página para juntar depois. Eles podem fazer através de um documento, uma apresentação compartilhada pelo Google ou pelo Office. Caso não consigam utilizar essas ferramentas, podem desenhar em folha de papel e juntar tudo na hora da apresentação.
Discussão das soluções
Na discussão das soluções os grupos devem apresentar suas histórias para a turma. Em posse das histórias, você pode montar livros virtuais e compartilhá-los com seus alunos e as famílias.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
A atividade do Raio X retoma a composição de figuras geométricas em outras. Essa atividade pode ser utilizada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim. Você pode selecionar as atividades que são mais adequadas para a sua turma.
Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos aos alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Envie uma mensagem de texto, áudio ou vídeo explicando o que você está trabalhando com os alunos e de que forma eles podem ajudar na organização ou discussão da resolução ou incentivar em casa.
A família pode participar dessa atividade ajudando a elaborar novas figuras e criando a história junto aos alunos. Dessa forma, podem compartilhar diferentes estratégias entre si, o que irá enriquecer o aprendizado dos alunos. Pode também incentivar que os alunos joguem os jogos indicados, se for possível.