Plano de Aula

Plano de aula: Brincando com pipas… elaborando problema a partir de dados apresentados

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos matemáticos: problemas não convencionais

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.

Objetivos específicos

  • Ser capaz de elaborar um problema considerando dados apresentados.
  • Estimular a autonomia do aluno.

Conceito-chave

Elaboração de situações-problemas, considerando os dados previamente apresentados.

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas;
  • Caixinhas ou outro recipiente contendo os números e sinais de operações, conforme orientações na atividade.



Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Ser capaz de elaborar um problema considerando dados apresentados.
  • Estimular a autonomia do aluno.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
OBJETIVO

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que é um problema em matemática?
  • Você acha possível criar um problema partindo somente de dados numéricos ou não?

Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA