Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_15GEO06
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (essa deve ser a última opção nesse momento de pandemia).
Atividade principal - Tangram - pode ser impresso ou desenhado em uma folha de papel.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo: Tangram
Desafios: Tangram
Álbum virtual
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é compor e decompor triângulos e quadriláteros, analisando suas diferenças e propriedades. Os alunos precisam ter a imagem do Tangram para que possam imprimi-la ou desenhá-la. Essa atividade pode ser realizada de forma assíncrona e depois compartilhada de forma síncrona por videoconferência, conversa no Whatsapp ou similar. Mostre o que os alunos devem fazer através de um vídeo, dessa forma a atividade ficará mais clara para os alunos já que terão que recortar as imagens e dobrá-la tentando formar outras figuras. Caso não consiga gravar o vídeo, envie a imagem do slide da atividade principal acompanhado das instruções por áudio ou texto. Os alunos devem fotografar as suas produções, principalmente as figuras que formaram com o Tangram, para compartilhar com os colegas na aula síncrona. É importante que os alunos possam ver as atividades dos colegas e compará-las com as suas. Caso queira fazer de forma síncrona através de videoconferência (Zoom, Meet…), faça o compartilhamento dos slides e explique a atividade e peça que os alunos façam todos juntos as dobraduras e mostrem para os colegas ao vivo.
Discussão das soluções
Na discussão das soluções os alunos devem apresentar suas fotografias ou as próprias montagens por meio de vídeo. O mais importante é que eles enviem através de texto, áudio ou vídeo a explicação do que foi realizado por eles e a que conclusões chegaram. As figuras que formaram com o Tangram pode ser apresentada por uma colagem. Em posse das fotografias das produções, você pode montar um álbum virtual e compartilhá-lo com seus alunos e as famílias.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula e reforce os conceitos de triângulos e quadriláteros. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
A atividade do Raio X retoma a decomposição de figuras geométricas em outras. Essa atividade pode ser utilizada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim. Você pode selecionar as atividades que são mais adequadas para a sua turma.
Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Envie uma mensagem de texto, áudio ou vídeo explicando o que você está trabalhando com os alunos e de que forma eles podem ajudar na organização ou discussão da resolução ou incentivar em casa.
A família pode participar dessa atividade ativamente através de desafios utilizando o Tangram. Dessa forma, podem compartilhar diferentes estratégias entre si, o que irá enriquecer o aprendizado dos alunos. Pode também incentivar que os alunos joguem os jogos indicados, se for possível.