Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo.
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Proponha o jogo “Quanto falta para 1 000” para os alunos.
Disposição da turma: em duplas
Recursos: Fichas numeradas
Objetivo: Chegar ao final do jogo com mais cartas
Como se joga: O professor mostra aos alunos uma carta numerada. Cada dupla precisa fazer um cálculo para saber quanto falta para 1 000. O cálculo pode ser mental, por meio do algoritmo, ou da maneira que o aluno preferir. Quando a dupla encontrar a resposta, deve solicitar autorização para falar. Se a dupla acertar, ganha a carta numerada da professora. Se a dupla errar, passa a vez para outra dupla.
Propósito: Buscar estratégias para completar uma quantidade.
Discuta com a turma:
- Como você solucionou essa situação?
- Você utilizou alguma operação?
- È possível solucioná-la de outra maneira?
Materiais Complementares:
Atividade aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Leia a comanda da atividade. Verifique se há algum problema de interpretação da situação. Em duplas, solicite que solucionem a atividade proposta. Circule pela sala observando e intervindo sempre que necessário. Após os alunos solucionarem a atividade, peça que compartilhem as estratégias utilizadas.
Propósito: Resolver uma situação problema com o significado de completar.
Discuta com a turma:
- As informações que aparecem na situação são suficientes para sua resolução?
- Como podemos iniciar a solução dessa situação?
- Há algo que precisamos saber primeiro?
- Como encontrou essa resposta?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão da solução (slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Como pensou para chegar a essa resposta? Explique.
- Pergunte qual modo eles acham mais eficaz e por que?
Discussão da solução (slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Socialize as resoluções, explorando os procedimentos utilizados. Pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro, justificando sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Como pensou para chegar a essa resposta? Explique.
- Pergunte qual modo eles acham mais eficaz e por que?
Sistematização do conceito
Tempo Sugerido: 3 minutos.
Orientação: Peça aos alunos que relembrem os pontos importantes da aula e digam o que aprenderam. Faça uma lista das aprendizagens e retome os pontos importantes utilizando o slide ou desenhando no quadro.
Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.
Discuta com a turma:
- Quem pode me contar o que aprendeu na aula de hoje?
Encerramento
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.
Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula
Discuta com a turma:
- Vamos registrar o que aprendemos hoje?
- Quem pode me dizer algo?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Após acompanhar a resolução feita pelos alunos, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Resolver os problemas de subtração com o significado de completar.
Discuta com a turma:
- Que dados temos ao ler essa situação problema?
- O que devemos encontrar?
- Como podemos iniciar sua resolução?
Materiais Complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução do raio x
Resolução da atividade complementar