Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui);
Formulários Google (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).
- Materiais:
Texto para a atividade, disponível aqui;
Texto para destacar palavras, disponível aqui;
Resolução da atividade, disponível aqui.
Introdução
Compartilhe o texto pelo WhatsApp (pode ser através de uma foto) ou envie um formulário com o texto (você pode inseri-lo como imagem, no formato jpeg), com as principais perguntas sugeridas nas orientações do plano. Uma opção é oferecer perguntas com múltiplas escolhas para reflexão do aluno durante a exploração da estrutura do gênero. Envie áudios pelo WhatsApp orientando a realização da atividade, seguindo a proposta do plano.
Desenvolvimento
Compartilhe com os alunos o trecho em um documento do Google, com uma cópia para cada aluno. Oriente-os por áudio, pelo WhatsApp, a destacarem no documento as palavras que indicarem intenção de ordem, orientação ou pedido. Vá acompanhando os registros e tirando as dúvidas que surgirem, nos comentários do documento. A seguir, peça, pelo WhatsApp, que eles enviem uma lista com as palavras que destacaram. Converse com eles pelo mesmo canal, propondo as perguntas sugeridas nas orientações do plano.
Fechamento
Ainda pelo WhatsApp, peça que os alunos respondam: a partir do que foi observado na atividade, o que é uma ação e para que ela serve? Crie um documento no Google com a síntese das respostas, para ser compartilhado com todos, ou crie um mural no Padlet, para que eles respondam através dos post-its e guardem o mural como registro das conclusões.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero realizando com a criança o experimento proposto. Isso reforçará a função do gênero e o sentido de cada parte do texto, sua organização e a importância dos verbos. Envie áudios aos responsáveis orientando sobre a importância da participação da família e como essa participação poderá acontecer nessa atividade.