Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Garcia
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Sílabas e palavras
Finalidade da aula: Descobrir como é feita a separação de sílabas nas palavras, registrando as descobertas.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Classificação das palavras por número de sílabas
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF03LP05
Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar o número de sílabas das palavras, classificando-as em: monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
Materiais necessários: projetor de slides, cartolina, pincel atômico, 10 copos plásticos coloridos ou pintados com guache, cartolina.
- Se optar por pintar o copo plástico com guache, faça antes de ministrar a aula.
- Monte de palavras. Link para a impressão: clique aqui.
- Confeccione um cartaz com tabela da classificação das palavras. Link modelo: clique aqui.
Dificuldades antecipadas:
Para alunos que não consigam perceber as habilidades propostas na finalidade da aula realize atividades coletivas, em duplas e utilize boas perguntas reflexivas.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386. Acessado em: 24 de novembro de 2018, às 22h40min.
BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 03 de novembro de 2018 às 13h05min.
NÓBREGA, Maria José; PAMPLONA, Roseane (orgs). Ilustrações: CIPIS, Marcelo. Salada, Saladinha - Parlendas. Ed. Moderna: São Paulo. 1ª ed. p. 7; 10; 11.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf Acesso em: 29 de outubro de 2018, às 15h39min.