Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Receita: identificação dos elementos compositores do gênero.
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Receitas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receita culinária e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.
Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão), ficha de atividade impressa, tesoura, cola, cartolina ou papel craft.
Informações sobre o gênero: A receita culinária é um texto injuntivo/instrucional cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a ser seguidos.
Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá impedir e/ou dificultar a leitura autônoma dos textos.
Referências sobre o assunto:
LEAL, Telma Ferraz, BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Leitura e produção de textos na alfabetização/organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p. 127 - 142. 2005.
BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental/organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora (Acesso em: 30/7/2018).
DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf (Acesso em: 30/7/2018).
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com receitas culinárias, analisando e descobrindo algumas informações importantes sobre este gênero textual.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
1. Comente com os alunos que irão participar do desafio da Frase maluca. Explique que você escreverá algumas frases no quadro (uma por vez):
PIQUE A BANANA E DESCASQUE-A.
TIRE O CAROÇO E CORTE A MANGA AO MEIO.
BATA O OVO E RETIRE A GEMA.
BEBA GELADO E COLOQUE NA GELADEIRA.
CORTE O TOMATE EM RODELAS E DEPOIS LAVE.
2. Solicite que realizem a leitura silenciosa da frase apresentada. Em seguida, promova uma discussão sobre o porquê dela ser considerada uma “frase maluca”.
3. Proponha à turma que reelabore coletivamente a frase, dando sentido e coerência a ela. Anote no quadro a resposta dada.
4. Lance alguns questionamentos:
- O que vocês perceberam de “estranho” nas frases apresentadas? (Espera-se que percebam que a ordem das ações estão trocadas.)
- Seria possível realizar as ações solicitadas nas frases malucas? Por quê? (Espera-se que afirmem que não.)
- Quantas ações há em cada frase? Vamos grifá-las nas frases organizadas no quadro? (Espera-se que percebam que há duas ações em cada frase: pique e descasque/tire e corte/bata e retire/beba e coloque/corte e lave.)
- Vocês já viram estes tipos de frase escritas em qual texto? (Espera-se que relacionem tais frases às receitas culinárias.)
5. Converse com os alunos acerca da importância de organizar as ações na ordem em que elas devem ocorrer, a fim de garantirmos que o resultado saia conforme o esperado.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
1. Com auxílio de data show, projete para a turma o texto Pipoquinha de cor. Na impossibilidade de projeção, faça uso da impressão do texto ou da transcrição do mesmo no quadro.
2. Solicite que realizem a leitura silenciosa a fim de estabelecer o primeiro contato com o texto.
3. Instigue os alunos na análise coletiva do texto, lançando questões orais como:
- Que gênero textual é este? (Espera-se que reconheçam o gênero textual Receita culinária.)
- Quais “pistas” levaram vocês a concluir que se trata de uma receita? (Espera-se que observem que há ingredientes e explicações do Modo de preparo.)
- Receitas culinárias têm título? Onde eles se localizam? (Espera-se que afirmem que os títulos se localizam no início do texto.)
- E, neste caso, onde está localizado o título? (Espera-se que localizem o título Pipoquinha de cor no final do texto.)
- Para iniciar a elaboração de uma receita, o que precisamos ter à disposição? (Espera-se que avaliem que é necessário ter à disposição todos os ingredientes que serão usados.)
- Quais são os ingredientes necessários para a elaboração desta receita? (Espera-se que listem: açúcar, óleo, anilina e milho de pipoca.)
- Como os ingredientes precisam estar organizados em uma receita culinária? (Espera-se que citem que os ingredientes devem ser organizados em forma de lista.)
- Basta ter os ingredientes certos para conseguirmos realizar corretamente a receita? (Espera-se que observem que as informações trazidas no Modo de preparo são fundamentais para que a receita seja feita com sucesso.)
- Quantos “passos” devem ser seguidos para que a Pipoquinha de cor seja realizada? (Espera-se que visualizem que são cinco passos a ser seguidos.)
- Estes “passos” estão descritos na ordem em que devem ser realizados? (Espera-se que comentem que o Modo de preparo não está descrito na ordem correta de execução.)
- O que poderá acontecer se não seguirmos os “passos” na ordem correta? (Espera-se que afirmem que a receita poderá não ser realizada com sucesso.)
4. Conclua esta análise deixando claro aos alunos que o texto apresentado se trata de uma receita culinária que precisa ser reorganizada por eles.
Materiais complementares: Para impressão da ficha de atividade sobre o texto Pipoquinha de cor, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Proponha no quadro a elaboração coletiva de um esquema que possa ajudá-los nesta tarefa, deixando claro que deverão seguir a diagramação específica deste gênero: Título, Ingredientes e Modo de fazer.
2. Organize os alunos em duplas produtivas para realizarem a atividade de texto fatiado. Para tanto, projete ou escreva no quadro a comanda da atividade e faça a leitura para os alunos.
3. Distribua fichas (impressas e recortadas) da receita Pipoquinha de cor para que montem sobre a carteira o texto na ordem correta.
4. Circule entre as duplas para se certificar de que a atividade está sendo desenvolvida conforme o esperado. Aproveite o momento para ir verificando junto aos alunos se estão organizando o texto corretamente, auxiliando-os nesta tarefa se necessário. Levante alguns questionamentos que os levem a refletir sobre o trabalho desenvolvido, fazendo-os relembrar a ordem em que os blocos de informações devem aparecer, bem como a sequência coerente do passo a passo a ser seguido.
Material complementar: Para impressão do texto fatiado (fichas) da receita Pipoquinha de cor, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Projete o texto original Pipoquinha de cor para apreciação e conferência da turma. Se não houver possibilidade de projeção, transcreva o texto no quadro ou apresente-o na versão impressa.
2. Realize a leitura para os alunos e questione-os acerca da organização da lista de ingredientes, a fim de observar se mantiveram (ou não) a ordem apresentada na receita original.
3. Proporcione um momento de reflexão acerca deste fato levantado, observando com a turma que os ingredientes podem ser descritos em qualquer ordem, mas precisam sempre quantificar o que será usado.
4. Em se tratando do Modo de fazer, questione as duplas acerca da organização deste passo a passo, verificando se todas seguiram o que foi indicado no texto original.
5. Reflita com a turma sobre a importância de seguir a ordem das ações a ser efetuadas para se garantir a execução com sucesso da receita desejada.
6. Solicite a turma que faça a colagem das “tiras” do texto no caderno.
Material complementar: Clique aqui para impressão do texto Pipoquinha de cor (Luciane Lopes, professora-autora do Time de Autores de Língua Portuguesa).
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
1. Proponha aos alunos a elaboração coletiva de um cartaz informativo da diagramação específica de uma receita culinária. Assim, retome oralmente o trabalho de reorganização do texto Pipoquinha de cor.
2. Auxilie os alunos na organização das ideias apresentadas, deixando explicitadas informações como:
- A receita deve ter um título logo no início.
- O título deve ser centralizado na folha.
- Após o título devem ser descritos os ingredientes.
- Os ingredientes devem estar em forma de lista, um abaixo do outro.
- Os itens dos ingredientes não precisam estar na ordem em que serão usados.
- Depois dos ingredientes deve ser escrito o Modo de fazer.
- O Modo de fazer é composto de frases que indicam ações a ser realizadas.
- As ações devem ser executadas na ordem indicada no texto para que a receita dê certo.
3. O cartaz informativo deverá ser confeccionado em cartolina ou papel craft e ser fixado na sala de aula para posteriores consultas.
4. Encerre a aula comentando com a turma que novos estudos sobre receitas culinárias serão propostos nas aulas seguintes.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para compartilhar os documentos da atividade; Google Docs (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet (tutorial disponível aqui) ou o Zoom.
Introdução
Proponha o desafio da frase maluca usando o WhatsApp ou um documento compartilhado, configurado para aceitar apenas comentários. Siga as orientações do plano. Eles poderão responder por áudio no WhatsApp ou escrevendo comentários no documento compartilhado.
Desenvolvimento
Crie um documento no Google com o texto sugerido no slide e compartilhe um para cada aluno, para que eles possam fazer as alterações colocando as frases na ordem correta. Se você optar por usar o Meet, crie um documento único e compartilhe sua tela durante a apresentação, movendo as partes do texto de acordo com as sugestões dos alunos. Siga as perguntas sugeridas nas orientações do plano. Se você quiser, pode pedir que eles copiem numa folha cada frase do texto, recortem o texto em tiras e monte-no na ordem que acharem ser a correta, enviando-lhe uma foto pelo WhatsApp. Siga as orientações do plano e o texto do material complementar para a execução da atividade.
Mande o texto correto, disponível aqui, para que os alunos o comparem com as respostas deles. Promova as reflexões propostas no plano, se estiver no Meet ao final da videochamada, ou mande as perguntas em áudio, pelo WhatsApp, para que eles respondam também em áudio ou em texto.
Fechamento
Siga as orientações do plano e peça que eles criem um texto, com a diagramação específica de uma receita culinária, para ser compartilhado. Pode ser uma foto do texto no caderno ou um documento compartilhado com você.
Convite às famílias
Que tal um bom filme com pipoca? Aproveite para convidar os familiares a realizar a receita com a criança, pedindo que ela leia o texto, ajude a providenciar os ingredientes e participe do preparo fotografando esses momentos. Sugira que a criança compartilhe as fotos contando como foi cada parte do processo. Pode ser até uma foto da família assistindo ao filme com pipoca!