Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), Google Docs (com as tabelas; saiba como usá-lo no tutorial disponível aqui), ou Google Forms (para seleção das palavras; saiba como usá-lo no tutorial disponível aqui);
- Opcionais: Google Meet.
Introdução
Envie a lista de palavras pelo WhatsApp ou por e-mail, e peça que os alunos enviem um áudio com a leitura das palavras.
Desenvolvimento
Prepare as tabelas no Google Docs (são duas tabelas) e o Painel das Descobertas que será preenchido posteriormente.
Siga a orientação dos próximos slides. Você pode enviar a primeira tabela sugerida nas orientações pelo e-mail como documento do Google (uma cópia para cada aluno) ou criar um formulário que poderá ser compartilhado pelo WhatsApp, para que os alunos preencham. Os alunos também podem enviar, no WhatsApp, os grupos de palavras solicitados no plano (uma lista por vez, com o título da mensagem igual ao solicitado em cada coluna das tabelas) ou preencher a tabela numa folha e tirar uma foto para enviar pelo WhatsApp.
Mande um áudio, pelo WhatsApp, com as perguntas sugeridas nas orientações do slide, e peça que os alunos respondam também em áudio.
Procure pedir que a criança justifique suas escolhas, para identificar seus critérios durante o preenchimento das tabelas.
A partir daí, você poderá criar mais três documentos no Google Docs: o primeiro com a lista de palavras erradas; o segundo com o texto com palavras erradas e o terceiro com a carta para ser corrigida. Esse conteúdo poderá ser compartilhado pelo WhatsApp, e-mail ou na hora, pelo Google Meet.
Fechamento
Pelo Meet, apresente (compartilhe a tela e abra o documento do Google) a primeira tabela preenchida. Selecione algumas respostas dos alunos com o agrupamento de palavras (ou pelo formulário) e siga as orientações sugeridas no plano de aula, levando os alunos a estabelecer relações e reflexões sobre a escrita das palavras.
Compartilhe o Painel das Descobertas, elaborado no Google Docs, e preencha junto aos alunos, seguindo as orientações do plano.
Outra opção é construir o Painel das Descobertas a partir dos áudios dos alunos e compartilhá-lo no Google Docs (uma cópia para cada aluno), para que cada um acrescente suas conclusões.
Em seguida, se estiver no Meet, compartilhe sua tela: abra o segundo documento no Google Docs, com o texto digitado (com palavras erradas), proposto no slide da aula 2. Peça que eles encontrem as palavras erradas, consultando, se necessário, o Painel das Descobertas. Se não puder usar o Meet, compartilhe a frase pelo WhatsApp e peça que digitem uma mensagem de resposta com a frase corrigida.
Prepare a próxima lista de palavras e peça que eles digitem no chat as palavras completas, corretamente. Depois, mostre a lista correta, para que eles confiram. Faça a correção coletivamente, refletindo com os alunos sobre as escolhas. Isso também pode ser feito pelo formulário do Google ou ainda pelo grupo de WhatsApp. Siga as orientações sugeridas no plano para a reflexão com os alunos e, se necessário, acrescente mais informações no Painel das Descobertas.
Finalmente, proponha um desafio: vamos corrigir a carta escrita pela Chapeuzinho? Compartilhe o documento com o texto por e-mail ou WhatsApp, e peça que os alunos criem uma lista de palavras que precisam de correção. Se estiver no Meet, isso pode ser feito de forma coletiva, consultando o Painel das Descobertas sempre que necessário.
Convite às famílias
A família pode participar conversando com as crianças sobre o agrupamento de palavras e auxiliando-as a refletir e justificar suas escolhas. Essa reflexão é muito importante para que as crianças construam relações sobre a escrita.