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Plano de Aula
Plano de aula: Organizando relatos de observação e pesquisa
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Relatos e protocolos de experimentos científicos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias do texto, projetor, tesoura, cola.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de compreensão do texto, afetando a identificação das partes estruturantes do gênero e presença de alunos que não leem convencionalmente.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, Anna Maria de Pessoa. O papel da linguagem na gênese das explicações causais. In: MORTIMER, E. F; SMOLKA, A. L. B. (orgs.). Linguagem, Cultura e Cognição - reflexões para o ensino e sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
OLIVEIRA, Carla Marques Alvarenga de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Escrevendo em aulas de ciências. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 11, n. 3, p. 347-366, Dec. 2005 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 nov. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000300002.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Anuncie o tema da aula e converse com os alunos sobre o que eles podem esperar da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Projete a atividade.
- Distribua a atividade impressa para os alunos.
- Faça a leitura coletiva do texto
- Questione: Vocês conseguiram entender o texto? O que ele diz? Quem produz este tipo de texto? Um médico? Jornalista? Cientista? (Espera-se que o aluno responda que se trata de um experimento científico que mostra o procedimento para fazer uma chuva artificial e quem produz este texto é o que o cientista, pois estamos fazendo um experimento científico.)
- É produzido com qual intenção? Onde encontramos este tipo de texto? Para que ele serve? (Espera-se que os alunos digam que é muito comum este tipo de texto em revistas, livros, protocolos e registros científicos. São extremamente úteis para relatar e apresentar informações sobre os experimentos científicos.)
- Ressalte que o vocabulário científico é uma das características deste gênero, e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
- Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa estranheza durante a leitura.
- Destaque que a compreensão do texto ficou comprometida e que o leitor não saberia por exemplo por onde começar o experimento. O texto está sem a organização estrutural (introdução, materiais, método, resultados, conclusão, data, local e autor) que compõe os relatos de experimentos científicos. Além disso os parágrafos estão desordenados, o que compromete o entendimento e a continuidade do texto.
- Antecipe que iremos adequar o texto para que a compreensão seja estabelecida.
Materiais complementares: Para imprimir o texto clique aqui
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Copie o texto em papel resistente, recorte as tiras e guarde-as em envelopes.
- Organize os alunos em duplas para a realização da atividade e entregue a eles um envelope com o texto fatiado e a tabela estrutural .
- Peça aos alunos que observem atentamente os parágrafos antes de começarem a ordenação, a fim de garantir a coerência e a coesão do texto.
- Oriente os alunos a estruturar o texto seguindo os componentes estruturais dos relatos de experimentos (introdução, materiais, métodos, resultados , conclusão, data, local e autor), com o apoio da tabela estrutural.
- Circule pelas duplas percebendo as hipóteses dos alunos para a estruturação do texto. Promova reflexões sobre os elementos responsáveis pela coesão dos parágrafos e pela construção do sentido do texto. Ajude-os a perceber que um parágrafo é coerente quando suas frases formam um todo ou se encaixam perfeitamente. Se um parágrafo é coerente, o leitor passa de uma frase a outra sem vacilações, rupturas ou lacunas.
- Enfatize que os sinais de pontuação não são aleatórios, eles servem tanto para marcar os parágrafos em blocos de informações como para marcar sua organização interna em frases que se articulam e criam entre si uma dependência gramatical e de sentido.
- Questione:
- Qual parte do texto seria a introdução experimento? Por quê? Qual característica deste trecho leva você a pensar assim? Ele apresenta uma breve ideia do que podemos encontrar no teto. O que seriam os materiais utilizados? Onde encontramos esta informação? Há diferenças na linguagem de material e métodos? Os alunos precisam observar que material é uma listagem e o método é um texto instrucional, os verbos estão no injuntivo, há o uso dos advérbios de tempo.
- É fácil saber quem é o autor, onde escreveu e a data em que se realizou o experimento?
Materiais complementares: Para imprimir a tabela estrutural clique aqui.
Imprima a atividade para recorte aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente o texto original para os alunos.
- Peça que façam a correção, comparando o texto estruturado pelos alunos com o texto original do autor do relato.
- Circule pelas duplas observando as possíveis diferenças que podem ocorrer na montagem do texto. Por exemplo, o aluno não seguiu a mesma ordem na listagem do material. Explique aos alunos que esta diferença não altera o sentido do texto ou compromete o resultado do experimento. Já no método, se alterarmos o procedimento, comprometemos o resultado do experimento. Da mesma forma não podemos alterar a ordem dos parágrafos dos resultados, pois se colocarmos a frase “Pronto! Você acabou de criar uma chuva artificial!” antes da frase “Repare nas pequenas gotas que vão parecer dentro do pote”, prejudicamos o entendimento, pois o leitor achará que o experimento terminou antes mesmo da observação dos resultados.
- Chame a atenção dos alunos quanto à imagem. Ela dá uma ideia de como resultará o experimento, porém não é essencial. Muitos relatórios e protocolos de experimentos científicos não possuem imagens. As imagens estabelecem uma relação escrita e imagem e possuem uma conexão lógica com o texto já que a imagem complementa, mas não substitui o texto.
Materiais complementares: Para imprimir a tabela estrutural clique aqui.
Imprima a atividade para recorte aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Faça a síntese coletivamente das estruturas dos relatos de experimentos científicos. Para isso, guie os alunos com questionamentos:
- Como podemos determinar o que é uma introdução? Para que ela serve? Ressalte que a introdução serve para que o leitor tenha uma breve ideia das razões pelas quais o experimento está sendo realizado.
- O que são os materiais? Como podemos escrever esta indicação? Como deverão ser escritos? Em forma de lista? (Estes questionamentos já foram respondidos no decorrer do plano e são retomados nesta etapa para a sistematização das ideias.)
- O que seria o método? Em alguns experimentos é comum encontrarmos a palavra procedimento. É a mesma coisa? Possuem a mesma função?
- Como podemos indicar o resultado de um experimento? Será que tudo que foi observado durante o experimento devemos descrever no resultado?
- E a conclusão? O que seria? Ela depende do resultado?
- Qual a necessidade de saber quem escreveu o experimento? A data? E o local? Estas informações podem alterar o resultado do experimento?
- Registre as conclusões no caderno para consultas posteriores.
- Monte um cartaz com a síntese que explique cada uma das partes da estrutura do gênero e deixe exposto na classe para futuras consultas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).
- Materiais:
Texto para a atividade, disponível aqui;
Tabela estrutural, disponível aqui;
Texto para recortar, disponível aqui.
Introdução
Compartilhe o texto pelo WhatsApp (pode ser através de uma foto) e pergunte se eles estranharam algo. Vá enviando perguntas pelo WhatsApp, a partir das respostas que eles forem enviando, até chegarem à conclusão esperada nas orientações do plano.
Desenvolvimento
Desafie os alunos a organizarem corretamente o texto. Para isso, disponibilize o texto através do e-mail para ser impresso e recortado pelo aluno. Se não for possível a impressão, oriente o aluno a copiar as partes em papel resistente, recortá-las, organizá-las e colá-las. Vá enviando áudios pelo WhatsApp, para orientar e tirar dúvidas a respeito da organização do texto. Depois que o texto estiver organizado, oriente os alunos a tirarem foto do caderno e enviar pelo WhatsApp. Outra opção é criar um mural no Padlet e pedir para os alunos anexarem as fotos no mural. Em seguida, anexe o texto original para que possam comparar. Comente no mural e oriente os alunos a comentarem seus textos também. Siga as perguntas sugeridas na orientação do plano para essa reflexão.
Fechamento
Organize, pelo WhatsApp, a realização da atividade. Envie a palavra “Introdução” e peça que escrevam a explicação deles para essa parte. Depois que todos enviarem a resposta, organize uma síntese e vá montando um documento no Google, para ser disponibilizado aos alunos depois de completo. Repita o mesmo procedimento com cada parte estrutural do gênero até finalizar a síntese proposta no slide do plano.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero realizando com a criança o experimento proposto. Isso reforçará a importância do gênero e o sentido de cada parte do texto e de sua organização.