Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: dicionário disponível aqui;
Loom (tutorial disponível aqui).
- Material para a atividade: ficha com palavras, disponível aqui.
Introdução
Compartilhe com os alunos, por WhatsApp, as palavras e imagens sugeridas neste slide do plano. Peça que mandem áudios com a leitura das palavras. Em seguida, envie a pergunta: o que elas têm em comum? Converse, pelo WhatsApp, a partir das respostas que os alunos forem enviando. Depois, envie as mesmas palavras sem o acento e peça que eles mandem áudios novamente com a leitura das palavras. Envie outra vez as perguntas sugeridas nas orientações do plano, levando os alunos a perceberem a importância dos acentos.
Desenvolvimento
Envie as palavras pelo WhatsApp e peça, pelo mesmo canal, que os alunos gravem áudios com a leitura delas. Explore as semelhanças e diferenças entre as palavras enviando perguntas assim que os alunos enviarem os áudios. Siga as orientações do plano. Em seguida, por áudio, pelo WhatsApp, ou através de um breve vídeo no Loom ou no próprio WhatsApp, apresente as fichas (elas poderão ser impressas pelo aluno ou copiadas e recortadas) e o quadro. Oriente os alunos a organizarem as palavras (fichas) no quadro criando critérios. Em seguida, eles deverão tirar uma foto do quadro completo para enviarem a você. Peça que justifiquem os critérios pelo WhatsApp, junto com a foto.
Fechamento
Crie um documento no Google e compartilhe com os alunos por e-mail, para que cada um faça um registro sobre o que aprendeu na atividade. Oriente os alunos pelo WhatsApp e acompanhe o registro no documento. Se necessário, utilize as sugestões de tópicos a serem explorados com os alunos nas orientações e vá enviando perguntas por áudio, pelo WhatsApp ou nos comentários, diretamente no documento.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo organizando um Bingo de monossílabos. Eles poderão usar as palavras da atividade ou consultar outras pelo dicionário. Envie informações que ajudem os familiares a explorarem a brincadeira.