Ficha técnica da minhoca
Ficha técnica da minhoca para imprimir
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Relatos e protocolos de experimentos científicos
Qualidade com economia de tempo
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Cópias dos textos estudados.
Dificuldades antecipadas: O texto científico possui características e organização estrutural e sintática típicas, portanto dificuldades principalmente de vocabulário podem ser detectadas durante a leitura.
Referência:
BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em:
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Anuncie o tema e converse com os alunos sobre o que eles podem esperar da aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Renata da Silva Gonçalves
Mentor: Sidecleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Ler textos científicos para conhecer um tema
Finalidade da aula: Ler texto científico, comparando informações de textos diferentes sobre um mesmo tema.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Relato e protocolos de experimentos científicos
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura / Pesquisa
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP03, EF35LP04,EF35LP17, EF03LP24
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Cópias dos textos estudados.
Dificuldades antecipadas: O texto científico possui características e organização estrutural e sintática típicas, portanto dificuldades principalmente de vocabulário podem ser detectadas durante a leitura.
Referência:
BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: <http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora>.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).